15.11.09

70000 milhas para Europa, 50000 para os EUA: vale a pena?

Há poucos dias, a Gol/Varig finalizou seus acertos com a American Airlines e iniciou a emissão de bilhetes da companhia americana utilizando milhas do programa Smiles. Já era possível, até então, a utilização desses pontos para a obtenção de passagens pela Air France/KLM.

Com a adesão da AA, praticamente se pode voar para qualquer ponto do globo terrestre com milhas Smiles.

A pergunta que se faz é: vale a pena?

A resposta é "depende". No entanto, esse "depende" termina virando um "quase nunca".

Verificando a tabela de pontos necessários para a emissão dos prêmios, vê-se que os trechos maiores, como Brasil-EUA e Brasil-Europa, exigem o gasto de 50 e 70 mil pontos, respectivamente.

É interessante observar que frequentemente, na baixa estação, as companhias aéreas fazem promoções através das quais se consegue voar trechos dentro da América do Sul com apenas 6 mil pontos (ou 12 mil para as duas pernas).

Pensando melhor, com as 70 mil milhas que eu usaria para ir para a Europa, eu posso fazer (mais de) 5 viagens dentro do continente sulamericano. Em outras palavras, com uma viagem que sai normalmente por 1400 dólares (em alta estação), o viajante "queimaria" milhas suficientes para cobrir os gastos de 5 outras viagens (ida e volta) que podem ser feitas por ele próprio, ou vendidas para outras pessoas (normalmente a R$ 0,04 por milha, como se costuma fazer no mercado), já que os bilhetes podem ser emitidos em nome de qualquer um.

Fazendo as contas, com a emissão de um bilhete de 1400 dólares, a pessoa deixaria de ganhar aproximadamente 2800 Reais (US$ 1626 no câmbio de hoje) com a venda ou utilização das passagens. Não me parece um bom negócio.

E quando valeria a pena, então?

Eu vejo apenas dois cenários em que a emissão desses bilhetes poderia compensar tamanha "queima"de milhas: 1) quando o prazo de validade delas estivesse próximo. Nesse caso, o titular do benefício nem teria tempo de utilizá-las, eles mesmo, como também não teria tempo de vender as passagens; e 2) quando a pessoa, seja por enormes gastos em cartão de crédito que revertem para o programa de milhagem, seja por pontos adquiridos em voos, possua um número absurdo de milhas/pontos em sua conta e queira utilizá-las numa viagem de férias.

Finalizando, apenas ressalto que todas as observações feitas neste "post" se aplicam tanto ao Smiles da Gol/Varig, quanto ao Fidelidade da TAM, já que as tabelas de emissão são praticamente idênticas.

Abraços a todos e um final de domingo.

P.S.: Agradecimento especial à amiga e leitora Carla Santina que me ligou para avisar sobre um erro de cálculo na primeira versão do "post".


Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.