Team Lab Borderless. MORI building digital art museum, Odaiba, Tóquio, janeiro de 2019. Foto: Breno Beltrão. |
Recentemente recebi o email da empresa responsável pelo domínio ".com" do Viajante Amador informando sobre a expiração do endereço dentro de alguns dias agora no mês de fevereiro. Na mesma hora, pensei: "o blog já está parado há 4 anos mesmo, hora de desativá-lo". Com esse pensamento, fiz as pazes com a minha consciência.
Mas a vida é uma coisa muito escrota (com o perdão da palavra). Nessa mesma noite, vi uma postagem do Viaje na Viagem, do brilhantíssimo Ricardo Freire, com o "Desafio dos 10 anos" do VnV, mostrando o quanto o site cresceu astronomicamente nesse intervalo de tempo.
Nunca foi segredo aqui que o Viaje na Viagem sempre foi nosso muso inspirador, nossa referência de excelência em sites de viagens. A riqueza e qualidade das informações sempre foi de extrema importância pra quem procurava uma inspiração pra viajar, além de um roteiro pra seguir. E ver todo esse sucesso num mundo cada mais superficializado (vide a "rede" dos poucos caracteres ou a "rede" das selfies + frases clichê) realmente me deu ânimo pra tentar continuar.
"Por que parou?" foi o que mais ouvi nesses últimos anos. A resposta: "porque dá um trabalho descomunal." A antiga série de posts sobre Portugal me consumiu quase 300 horas. Mas dá pra voltar com outra proposta. Um blog mais enxuto, que não demande tanto tempo. "Instagramizar o blog?" Nem tanto, mas dá pra aproveitar um pouco do que se vê por lá.
Veremos. Mas, nesse momento, a ideia a renovar o domínio por pelo menos mais um ano. E que 2019, dez anos após o início do Viajante Amador, possa trazer novas ideias e mais informações.
Saudações a todos,
Breno.