13.8.10

Viajando para a Argentina: levar Dólar, Peso ou Real? O que é melhor?


O "post" especialíssimo de hoje trata sobre uma dúvida muito comum que assalta a todo e qualquer viajante que vai para a Argentina: o que é mais vantajoso levar: Peso, Dólar ou Real?

Para esclarecer essa dúvida, pedi ao meu competentíssimo amigo Eduardo Farias (do Contemplando o Abismo) para realizar um experimento. O resultado você confere abaixo.

"O turismo brasileiro na Argentina vem aumentado a olhos vistos, estimulado em boa medida pelo fortalecimento do Real e a consequente vantagem cambial diante do Peso Argentino. E para o viajante em terras argentinas conferir essa nova realidade basta um rápido passeio pela famosa calle Florida, meca do consumo da viagem portenha. Nessa rua, o português é língua co-oficial, o Real é moeda corrente e a quantidade de brasileiros no passeio público faz supor que o consumo verde-amarelo já é o grande responsável pela saúde financeira daquele pedaço do comércio local.

E é justamente para melhor desfrutar dessas oportunidades de compras que uma das primeiras dúvidas que o viajante brasileiro para a Argentina se depara é: como devo proceder com o câmbio? É mais vantagem levar dólares ou real? É melhor trocar em casas de câmbio? E o uso do cartão de crédito, é recomendável?

Com essas perguntas em mente e sem achar respostas satisfatórias na minha busca pela Internet resolvi colocar a minha viagem de férias para Buenos Aires a serviço do Viajante Amador e fazer alguns experimentações cambiais. A base dessa experiência foi a pergunta: quanto rendem cem reais nas mais diversas possibilidades de câmbio? Com essa dúvida em mente, fui para o aeroporto. E nem se preocupe em anotar as cotações enquanto lê o texto, já que, para facilitar ainda mais a sua vida, criei uma tabela com todas as informações essenciais no final.

Aterrissando em Ezeiza meu primeiro desafio foi resistir à tentação de trocar dinheiro nas casas de câmbio que mantêm caixas dentro da área de desembarque. Já bem alertado pelo Viajante Amador e por diversos amigos, eu já sabia que, ao sair do desembarque, virando à direita, era possível encontrar uma Agência do Banco de la Nación Argentina. E lá, nessa minha primeira experiência cambial, meus cem reais renderam exatamente duzentos e onze pesos argentinos.

E se ao invés de real eu tivesse trocado dólares? Diante do caixa do Banco De La Nación eu tive essa resposta. Com uma cotação a dois reais por dólar, meus cem reais seriam convertidos para 50 dólares, que por sua vez, naquele guichê de atendimento virariam cento e noventa e cinco pesos argentinos e cinqüenta centavos.

Meu próximo passo era saber quanto renderia fazer o câmbio durante uma sessão de compras, em plena calle Florida. Numa das inúmeras agências da Metropolis Compañia Financiera, casa de câmbio conhecidíssima dos brasileiros por lá, descobri que os cem infelizes reais renderiam tão somente cento e oitenta pesos argentinos. Nas outras casas de câmbio a cotação não é muito diferente.

Por isso, antes de correr para uma casa de câmbio quando seus pesos argentinos acabarem, pense antes em outras opções. O cartão de crédito converte toda sua despesa em pesos argentinos para dólares e novamente para real no dia do pagamento de sua fatura. Apesar de tantos câmbios, no dia do pagamento do cartão, aqueles cem reais no crédito corresponderam a duzentos e vinte e um pesos argentinos. No entanto, é preciso acrescentar a essa equação aproximadamente 2% de IOF sobre o valor total da fatura.

Outra opção é o câmbio direto. Nas lojas de artesanato do Caminito, por exemplo, é possível pagar direto em moeda brasileira. Lá, cada cem reais são convertidos para duzentos pesos argentinos, na hora, sem burocracia. Entretanto, convém perguntar sobre essa possibilidade em cada loja, antes de sacar reais do bolso.

Finalmente, dependendo do seu banco e do seu tipo de conta, é possível sacar em pesos argentinos em espécie de caixas eletrônicos. O dinheiro sai direto de sua conta corrente e normalmente o banco cobra uma tarifa, por isso, caso opte por essa modalidade, faça isso para uma quantia que valha a pena. Valores menores prejudicam a relação de câmbio. No meu caso, cem reais sacados adquiriram a forma de duzentos e sete pesos argentinos mais R$ 13,50 de taxa do saque.

Qualquer que seja a modalidade de câmbio, entretanto, vale a pena pesquisar pela internet antes de viajar. O Banco De La Nación Argentina publica no seu site (http://www.bna.com.ar/) o câmbio do dia, num quadrinho intitulado Cotización Billetes. Ligar para o seu banco e para o seu cartão de crédito para saber as condições de uso também é fundamental, assim como verificar a cotação do dólar e a tendência de alta/queda da moeda em relação ao real, para não ter surpresas na data de pagamento de sua fatura.

Finda a experiência científica, apresento agora a tabela de conversão que, espero, ajudará você a escolher a melhor forma de fazer valer o seu suado dinheirinho na sua viagem a Buenos Aires.

CLIQUE NA IMAGEM PARA VÊ-LA AMPLIADA

E o que fazer em Buenos Aires?

O Viajante Amador tem um roteiro prontinho para 4 dias muito legais dentro da cidade, além de informações sobre gastronomia e tango. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

Se eu fosse você, não deixaria de ler também os seguintes posts abaixo:

E para saber sobre o Viajante Amador no Chile, clique aqui.

Posts da série "Buenos Aires, Argentina":

Destino: Buenos Aires - Roteiro para 4 dias
Viajando para a Argentina: levar Dólar, Peso ou Real? O que é melhor?
Up-to-date: Buenos Aires - Quanto levar para gastar?
Up-to-date: Buenos Aires - andando de ônibus e economizando pesos...
Up-to-date: Feira de Mataderos - um programa muito legal em Buenos Aires!
Mi Buenos Aires Querido (pero no mucho)...
Leitores pelo Mundo: os leões e tigres de Fernando no Zoo de Luján
Up-to-date: Buenos Aires Bus - O ônibus turístico de Buenos Aires
Up-to-date: Buenos Aires, julho de 2011: O Melhor Tango
Up-to-date: Buenos Aires, julho de 2011: Internet Pré-paga no seu Smartphone!
Up-to-date: Buenos Aires - Dúvida cruel: Freddo, Persicco ou Munchi's?
Up-to-date: Chan Chan: um peruano delícia em Buenos Aires
Las Violetas: café com charme e distinção em Buenos Aires.


Gostou do post? Clica no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.