24.8.10

Destino: Eurodisney - estratégia de visita

Disney Village: A Downtown Disney francesa. Bares, Restaurantes, cinemas e outras atrações além-parque. Foto: Breno Beltrão.
Diferentemente da Disney de Orlando, a versão francesa do reinado de Walt Disney é bem mais modesta. Com "apenas" dois parques (Disneyland e Walt Disney Studios), é perfeitamente possível visitar ambos em um só dia bastante puxado. O ingresso "2 parques - 1 dia" é vendido online e custa bem menos que o correspondente americano.

Mas o que é preciso saber para que sua visita dê certo? Quais as melhores dicas para curtir bem a Eurodisney?



COMO CHEGAR À EURODISNEY?

Talvez seja a maior vantagem do complexo francês ante o americano. Do centro de Paris, chega-se aos parques da Disney em 45 minutos de trem. Para tanto, é só pegar o RER linha A4 e descer na estação final "Marne-la-Vallée-Chessy", mesmo local que acolhe os famosos TGV e Eurostar (direto de Londres). Estando em Paris, o RER passa a cada 10 minutos pelas estações "Charles de Gaulle Étoile", "Auber", "Châtelet Les Halles", "Gare de Lyon" e "Nation". O bilhete só de ida fica na faixa de 6,50 Euros.

Se você vier aos parques a partir de algum dos aeroportos de Paris (Roissy - Charles de Gaulle ou Orly), é bem mais prático buscar o serviço de transporte "VEA Shuttle". Custa um pouco mais (na faixa de 18 Euros), demora um pouco mais (cerca de 1:20, e não os 45 minutos ditos no site), mas tem a vantagem de te deixar bem no coração do centro de diversões, sem ter que ficar baldeando entre trens e metrôs.


A QUE HORAS CHEGAR AOS PARQUES?

Assim como aconselho nos posts sobre os parques de Orlando, ratifico a indicação de que você DEVE chegar à entrada do parque com pelo menos 15 minutos de antecedência de abertura dos portões. Você pegará o melhor horário, com menos movimento e maior facilidade de visitar as atrações mais concorridas. Para saber o horário de funcionamento das atrações, clique aqui.


O "BABY SWITCH"

A Eurodisney dispõe do serviço chamado "baby switch". Nele, em atrações com restrições mínimas de idade e/ou altura, pais com crianças pequenas ou bebês podem brincar em separado (primeiro o pai ou a mãe) sem ter que entrar novamente na fila. Nesse caso, pode-se ir, por exemplo, o pai com a criança, volta-se para o sala reservada dentro da atração, depois indo a mãe sozinha (ou com a criança também - mas isso eu precisaria confirmar), enquanto o pai aguarda na sala reservada ou vice-versa.


OS PARQUES DA EURODISNEY POSSUEM "FASTPASS"?

Sim. Eles não estão presentes em tantas atrações como os de Orlando, mas quebram um super galho, poupando-nos de horas de filas. Se você não sabe o que é "FastPass", leia esse post aqui antes de continuar.


E PARA VISITAR OS DOIS PARQUES EM UM SÓ DIA, O QUE DEVO FAZER?

Antes de tudo, é preciso se ter em mente que a visita "2 em 1" é bastante cansativa, pois envolve o dia INTEIRO dentro dos parques. E quando falo em dia inteiro, isso quer dizer chegar pouco antes da abertura dos portões e encerrar a visita junto com o fechamento. A depender da época do ano, isso pode se dar entre 10:00 e 23:00. É uma verdadeira maratona pro corpo, mas um tiro certeiro contra o estresse mental. E não se preocupe com a volta, pois há RER até meia-noite saindo de volta para Paris.

Normalmente, nem todos os visitantes fazem as duas atrações num único dia. Tendem a preferir a Disneyland ao Walt Disney Studios. Daí porque a Disneyland tende sempre a encher-se de gente logo cedo.

Meu conselho é: comece pelo Walt Disney Studios. Se ele abrir às 10:00, você deverá já estar pegando o RER às 09:00. Nele, as atrações mais concorridas são: The Twilight Zone Tower of Terror (o elevador que despenca em queda livre), Rock'n'Roller Coaster Starring Aerosmith (a montanha russa no escuro do Aerosmith) e a Crush's Coaster (montanha russa infantil inspirada em Procurando Nemo). Comece pelas três e use o FastPass. Escolha as outras atrações do parque que interesse a você, rode-as, almoce (achei super interessante a idéia do "Restaurant des Stars", um buffet livre baseado no filme "Ratatouille") e saia para a Disneyland, no máximo, às 14:00.

Chegando à Disneyland, o parque já estará no seu pico de ocupação. É melhor deixar as atrações mais populares para o final, exceto se houver FastPass disponíveis para abreviar a espera. São elas: Big Thunder Mountain e Phantom Manor (Frontierland); Indiana Jones and the Temple of Peril e Pirates of the Caribbean (Adventureland); todas da Fantasyland; Buzz Lightyear Laserblast, Star Tours, Captain EO, Space Mountain: Mission 2 e Autopia (Discoveryland).

Lembre-se: quanto mais próximo da abertura e do encerramento dos parques (duas primeiras e duas últimas horas), menor é o fluxo de visitantes. Nisso, a Eurodisney não difere de Orlando.

Uma coisa que eu não verifiquei é o fato de se poder alternar entre os parques ilimitadamente dentro de um mesmo dia. Quando eu estive lá no começo de julho/2010, o site informava que isso não podia ser feito, o que contrastava com a informação constante do mapa dos parques. Atualmente, o site não menciona mais essa restrição. Caso alguém descubra algo, por favor, compartilhe conosco através dos comentários ao post.


E SE EU PRETENDER VISITAR UM SÓ PARQUE, COMO DEVO PROCEDER?

Nesse caso, acredito que a escolha mais acertada seja a de visitar a Disneyland.

Chego cedo. Faça primeiro as atrações mais populares, tentando usar o FastPass (se disponível) quando o tempo de espera ultrapassar 25 minutos.

Aproveite o parque ao máximo até o mais tarde que puder e encerre seu dia junto com as paradas e os fogos de artifício que normalmente fecham o parque.


COMO COMPRAR OS INGRESSOS PARA A EURODISNEY?

Através do site da Disneyland Paris, seção de "Tickets". Para comprar o ingresso combinado de "2 parques em 1 dia", clique em "Special Offers".

Ouvi falar de um suposto desconto oferecido para estudantes (com carteira internacional) com ingressos comprados na bilheteria. Pedi às minhas colaboras Isabela e sua filha Daniella que pesquisassem sobre o assunto (elas vão aos parques em alguma data nos próximos 10 dias) e me dessem um retorno. Ao voltar, Daniella me confirmou que comprou o ingresso com desconto, conforme relatado no post "Leitores pelo Mundo - Eurodisney"


Por enquanto, é só. Acredito que já seja um bom conjunto de informações. Nos posts seguintes, veremos os parques e seus principais passeios. Até lá!


Posts da série "Eurodisney":
Versalles ou Eurodisney?
Destino: Eurodisney
Destino: Eurodisney - Estratégia de Visita
Destino: Eurodisney - Walt Disney Studios
Destino: Eurodisney - Disneyland Park - Primeira Parte
Destino: Eurodisney - Disneyland Park - Segunda Parte
Eurodisney: Evite a quarta-feira!

Gostou do post? Clica no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.