27.1.10

Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 01.

Praça do Rossio, Lisboa.

Já faz algum tempo que venho elogiando Lisboa e várias outras cidades de Portugal aqui no Viajante Amador. Isso veio em forma de fotos e de pequenos posts sobre comunicações, táxis, glicofilia, metrô, trens e ônibus etc.

A essa altura, resta a pergunta: o que fazer em Lisboa? A resposta é simples: muita coisa.

Pra facilitar a vida do turista, resolvi tentar escrever um roteiro que possa dar uma boa noção da cidade em três dias. É claro que, havendo tempo, sempre há mais o que ver e o que fazer. O segredo é escolher o que há de principal.

Serão 3 roteiros, um para cada dia: o centro da cidade (que pode ser feito com mais calma em dois dias), Belém e Parque das Nações.

Uma idéia interessante para o visitante é analisar a vantagem da compra do Lisboa Card. O preço varia pelo período de validade, de 24, 48 ou 72 horas (16, 27 e 33,50 euros, respectivamente), e que dá direito a: Circulação gratuita no Metro, autocarros, eléctricos, elevadores da CARRIS, trem Sintra-Sete Rios-Oriente, Cascais-Cais do Sodré, entrada gratuita em 26 museus, monumentos e outros locais de interesse, 10% a 50% de desconto em locais e serviços de interesse turístico e cultural e de 5% a 10% de desconto em algumas lojas de artigos genuinamente portugueses. Pra quem for ficar exatos 3 dias na cidade, acho uma ótima pedida, até porque muitas vezes evita o inconveniente das filas de compras de ingressos. Recomendo.

Vamos ao que interessa? :)



DIA 01 - Baixa / Alfama / Rossio / Bairro Alto

O ponto de partida do nosso passeio será a Praça do Comércio. Para chegar lá, pegue o Metro, linha azul, e desça na estação "Terreiro do Paço". A visão da Praça num lindo dia de sol é algo que vale muitas fotos. Eu, infelizmente, não tive essa sorte, pois além de ter pego apenas algumas horas de sol na cidade, encontrei a Praça cercada de tapumes. Está em obras e eu não sei dizer, por ora, até quando. Mas para que não haja decepção, segue aí uma uma bela foto que achei na net:

Praça do Comércio, Lisboa. Fonte: olhares.com

Essa estrutura central que se vê na foto é o Arco da Rua Augusta, de 1873. Ele, como o próprio nome indica, serve de portal de entrada para a Rua Augusta, uma das principais (senão a principal) rua de pedestres (pedonal, em lusitano) da região. Também na Praça do Comércio se localiza o Lisboa Welcome Center. A exemplo de outros centros espalhados pela Europa, o local é uma meca de informações turísticas, onde todo visitante deve começar seus trajetos. Passe lá, no "AskmeLisboa", pegue mapas, folhetos, pergunte pelo "Follow Me Lisboa" e outros materiais de propaganda turística. É sempre bom estar antenado com o que está rolando na cidade.

Da Praça do Comércio, siga no sentido leste pela Rua da Alfândega. No caminho, dê uma parada para tirar fotos do portal manuelino da Igreja da Conceição Velha:

(Fonte: e-cultura.pt)

Continue até chegar à Casa dos Bicos. O edifício, de 1523, foi construído por inspiração do renascentismo italiano, teve seus dois pisos superiores destruídos pelo terremoto de 1755 e reconstruídos em 1983.

Volte pela Rua dos Bacalhoeiros, pegue à direita na Rua da Padaria e novamente à direita na Rua de Santo Antônio em direção ao Largo da Sé. Lá se vê, de um lado, a Igreja de Santo Antônio e, do outro, a , datada de 1150. Quem quiser conferir um pouco sobre a vida do santo, pode dar um tempinho no Museu Antóniano, ao lado da igreja.

Siga à direita pela Rua Augusto Rosa, que vira Rua do Limoeiro, até o Miradouro de Santa Luzia. Vejam a foto abaixo e digam se vale a pena...

Miradouro de Santa Luzia. Fonte: Wikimedia.

Próximo à Igreja de Santa Luzia, fica o Museu de Artes Decorativas, uma boa pedida pra quem gosta de pinturas, móveis, porcelana e coleções de ouro e prata.

Saindo do Museu de Artes Decorativas ou da Igreja de Santa Luzia, siga em frente pelo Largo do Contador Mor e, mais à frente, seguindo as placas indicativas, você chegará ao Castelo de São Jorge, o ponto turístico mais visitado de Lisboa. O local, cuja vista da cidade é privilegiadíssima, iniciou seus tempos como centro da Lisboa murada do início do Séc. XI e posteriormente foi fortaleza, residência real, prisão e quartel, servindo agora como ponto de encontro de turistas do mundo inteiro. Se você pretender visitar apenas ele ou tiver problemas de locomoção, poderá pegar o ônibus 37 na Praça da Figueira. O itinerário inclui paradas na Sé e no Miradouro de Santa Luzia.

Até agora, fizemos o seguinte percurso:


Exibir mapa ampliado

Hora de descer.

Saia do Castelo, desça pela Rua Bartolomeu de Gusmão, pegue a direito na Rua Milagre de Santo Antônio e depois a esquerda na Travessa Chão do Loureiro e siga até a Rua da Madalena.

Siga pela Rua da Madalena e dobre à esquerda na Rua dos Condes de Monsanto até encontrar, mais à frente, a Praça da Figueira. Lá chegando, olhe para trás e para o alto e você terá uma linda visão do Castelo de São Jorge, onde você esteve poucos momentos antes. Se for noite e, Natal, você verá o seguinte:

Castelo de São Jorge visto da Praça da Figueira, em Lisboa. Foto: Breno Beltrão.

A essa altura, entre na Pastelaria Suíça. Lá você encontrará todas essas guloseimas esperando por você:

Eles têm um montão de opções de chocolate. Confesso que se não estivesse tão concentrado pra conseguir as melhores fotos (sem flash, claro), teria sucumbido à tentação e me acabado nas trufas...

A Pastelaria Suíça tem duas umas entradas/saídas: uma na Praça da Figueira e outra na Praça do Rossio. Depois de ter enchido a pança, saia pela porta da Praça do Rossio.

Porção sul da Praça do Rossio, com o elevador de Santa Justa ao fundo. Foto: Breno Beltrão.

Caminhe pela praça, faça boas fotos. Do lado direito, já perto do fim da praça, você encontrará um dos locais para provar a famosa "Ginja", uma espécie de licor de cereja, bem tradicional de Lisboa. O local mais pitoresco para se fazer a prova, porém, é o micro-bar "Ginjinha-Rubi". Fica bem perto, no Lago de São Domingos, nº 8. Peça "com" e "sem" a cereja.

Volte para a Praça do Rossio.

Um belíssimo prédio que lá se encontra é o Teatro Nacional D. Maria II, aberto para visitas guiadas às segundas-feiras, às 11:30. Requer agendamento prévio. Para quem conseguir fazer a visita, peço encarecidamente que nos conte detalhes nos comentários ao fim dessa postagem. Tenho muita curiosidade em saber se os 5 euros do ingresso valem a pena. :)

Fachada do Teatro Nacional D. Maria II. Foto: Breno Beltrão.

À esquerda do Teatro Nacional fica a estação de trens do Rossio. Por dentro, nada demais. Mas a fachada externa é impressionantemente bela.

Estação do Rossio. Trens para Sintra. Foto: Breno Beltrão.

É um belo exemplo de arquitetura neomanuelina, que se destaca ainda mais à noite:

Uma maravilha, não?

Seguindo nosso roteiro, pouco mais a frente, na direção norte, chegaremos à Praça dos Restauradores. A praça é rodeada de prédios belíssimos, com destaque para o Palácio Foz. Procure saber sobre a possibilidade de visitar o interior do palácio.

Salão dos Espelhos, Palácio Foz, Lisboa. Fonte: Embaixada de Portugal no Brasil.

Ande mais um pouco até o Elevador da Glória. Construído em 1885, liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto. É imperdível.

Mapa do segundo trajeto do dia:


Exibir mapa ampliado


Descendo do Elevador da Glória, siga à direita na Rua São Pedro de Alcântara para o Miradouro de São Pedro de Alcântara. A vista é mais ou menos essa:

Miradouro de São Pedro de Alcântara. Fonte: e-cultura.pt.

Volte pela Rua São Pedro de Alcântara e mais à frente, à esquerda, se tiver tempo, visite as diversas capelas no interior da Igreja de São Roque.

Continue pela Rua São Pedro, ela muda de nome para Rua da Misericórdia, pegue a esquerda no Largo da Trindade, depois a direita na Rua Nova da Trindade e, finalmente, a esquerda na Rua da Trindade até chegar ao Largo do Carmo e Convento do Carmo. O local, quase inteiramente destruído no terremoto de 1775, tem suas colunas a céu aberto, o que certamente merece uma visita.

Saindo do Convento, logo ao lado, fica o Elevador de Santa Justa. É mais uma vista imperdível da cidade, especialmente à noite. Há um café no topo da estrutura. Saca só a visão:

Região da Baixa vista a partir do Elevador de Santa Justa, à noite. Incrível. Fonte: acercandoelmundo.com.

Ao descer o elevador, teremos concluído nosso longo primeiro dia de visita à cidade. Aos mais dispostos, recomenda-se um pit-stop no hotel para, pouco mais tarde, curtir a noite lisboeta no agitadíssimo Bairro Alto.

Mapa desse terceiro e último trecho do dia. Ufa!


Exibir mapa ampliado

Até o próximo post com o segundo dia de visitas (Belém)!

Portugal no Viajante Amador:

Destino: Portugal. Como chegar lá?
Destino: Portugal. Circulando em Portugal.
Destino: Portugal. Comunicando-se em Portugal.
A glicofilia lusitana
Churrasco brasileiro em Portugal? Tem, sim senhor!
Destino: Lisboa - Vou de táxi...
Destino: Lisboa (como perambular pela cidade)
Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 01.
Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 02: Belém.
Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 03 (Parque das Nações).
Que tal um passeio noturno por Lisboa?
Destino: Sintra, Portugal
Destino: Tomar, Portugal
Tomar: roteiro para 1 dia - primeira parte
Tomar: roteiro para 1 dia - segunda parte
Destino: Portalegre (Alentejo, Portugal)
Leitores pelo Mundo: A Portugal de Nilma Guerra: Ilha da Madeira


Gostou do post? Clica no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.