3.3.11

Leitores pelo Mundo: Carnaval de Salvador - o que é que a baiana tem?

Corredor da Folia em Salvador: trios, foliões e camarotes. Foto: Paulo Farias.
Gente,

Eu nunca fui ao carnaval de Salvador. Pernambucano e Recifense, cresci acostumado à enorme festa que se faz por aqui, com os desfiles de blocos, as bandas e orquestras de frevo no vai-e-vém das ladeiras de Olinda e ruas planas do Recife Antigo, os maracatus, caboclinhos afoxés e tudo mais.

Mesmo assim, sempre fui curioso com o carnaval da Bahia e resolvi pedir a quem conheceu e gostou pra contar isso pra gente aqui no Viajante Amador.

Quem respondeu foi Paulo Farias, paulista, que no "Leitores pelo Mundo" de hoje nos narra a sensação de estar nas ruas de Salvador e a passagem dos trios, além de nos trazer várias dicas de como passar bem os dias de momo na festa baiana. Fiquem com ele. :)


Porque eu me apaixonei pelo Carnaval da Bahia

Em toda minha vida, eu sempre tive certo receio de conhecer o Carnaval de Salvador. Chegava até a criticar quem descrevia a festa como “O maior carnaval do mundo”, mas tudo mudou depois que pisei na avenida pela primeira vez. A mistura de pessoas, o trio elétrico tremendo o chão, a corda, a pipoca, os blocos, os camarotes e a vista pro belo mar da Bahia de todos os Santos foi amor à primeira vista. Senti aquele arrepio subindo pelo meu corpo, fui tomado por uma energia contagiante e quando dei por mim já estava contaminado pelo vírus “Carnavalesoteropolitano”, vírus esse que, após o contagio, te condena a não conseguir mais passar o Carnaval longe da Bahia!

Mas eu tenho lá minhas preferências em relação aos blocos e artistas, o que nem sempre bate com a preferência de outros freqüentadores. Mas o bom é isso, um carnaval cheio de opções que agrada a todo tipo de público que lá freqüenta. Para comprovar esta diversidade, hoje mesmo existe o bloco da Skol que traz atrações internacionais da cena da música eletrônica, um bloco cheio de pompa, muita gente bonita, gringos por todos os lados e muita música eletrônica do Farol da Barra até a Ondina.

Ivete Sangalo e os milhares de foliões que a seguem. Foto: Paulo Farias.

Pra quem gosta de Ivete Sangalo, a melhor opção é o “Coruja”, bloco tradicional do Carnaval de Salvador e que tem a participação integral da artista. Já o Chiclete com Banana, famoso e tradicional grupo de axé Baiano, está em cima de vários trios no carnaval (pra quem quer curtir a folia ao som “chicleteiro” pode optar pelo Nana Banana, Camaleão e Vôa-Vôa).

Nos sites www.centraldocarnaval.com.br e www.axemix.com.br, é possível consultar dias, horários e preços de todos os blocos do carnaval além de poder realizar as compras por lá mesmo, através de boletos bancários, cartões de crédito e débito em conta. Para maior segurança, eu aconselho a comprar abadás apenas nestes sites ou direto nas lojas da Central do Carnaval e Axé Mix em Salvador, pois elas são os únicos em que confio o credenciamento. Também não é legal correr o risco de perder uma boa grana além de estragar a tua festa com certos oportunistas soltos por ai.

E Já que estou falando em segurança, aproveito também para dar algumas dicas em relação ao carnaval:
• durante a festa leve apenas o necessário, evite transitar com celulares, altas quantias em dinheiro, cartões de banco, máquinas fotográficas, relógios, jóias. Por mais que a Polícia Militar da Bahia reforce seu contingente neste período, trata-se de uma festa popular onde sempre encontramos gente mal intencionada, a fim de se aproveitar da distração das pessoas;
• É legal também usar um “porta dólar”, muito vendido no carnaval, lá você pode guardar seu dinheiro de forma mais segura junto ao corpo e pular tranquilo sem medo de ser feliz!

Lembre-se, ainda, de que nesta época do ano faz muito calor em Salvador. Então, para o folião de primeira viagem, vale a pena sempre dizer que água (H2O mesmo!) é sempre bem vinda, pois além de nos manter hidratados ajuda a manter o corpo bem para aguentar a puxada na avenida. Filtro solar também é indispensável para não se sair de lá tostado do sol!

Atento a esses detalhes é só curtir a festa e que ela oferece de melhor, aproveitar para conhecer os dois famosos circuitos que é o Barra-Ondina e o Campo Grande também chamado de Avenida, e se possível ficar hospedado o mais perto possível destes circuitos, pois o trânsito em Salvador na época do Carnaval da um nó e com certeza ninguém ta a fim de curtir a folia dentro de um carro parado num congestionamento!

Para quem vai conhecer esta bela festa, eu espero que a experiência seja mágica como foi para mim e para quem nunca foi e ainda tem certo receio de ir, aconselho a mudar seus conceitos e correr para o site do carnaval de Salvador que ainda dá tempo. Uma festa cheia de Brasil como esta, impossível um brasileiro não gostar. Até os gringos gostam!!

Abraços a Todos e bom Carnaval para todos nós!!!
Paulo Farias Júnior