26.1.12

Cancelamento de viagem: Ingressos de espetáculos.

Como informei no post publicado em 3 de janeiro passado, uma viagem programada agora para o mês de janeiro pela minha família não pode acontecer devido ao fato de um dos meus irmãos ter sofrido um infarto durante o momento do check-in.

Desde então, temos tomado uma série de medidas para tentar o reembolso de alguns gastos efetuados até a véspera do embarque. O resultado disso tudo eu pretendo compartilhar, em capítulos, com vocês.

Dentro da programação da viagem, adquirimos ingressos para assistir ao musical "Wicked" e ao espetáculo "Iris" do Cirque du Soleil, ambos em Los Angeles.

Os ingressos para Wicked foram comprados pela internet, através do site americano do Ticketmaster. Junto com os emails de confirmação, havia um link de contato com o número 800-653-8000. Entrei em contato telefônico com eles, informei o ocorrido e eles ficaram de avaliar a possibilidade de reembolso. Menos de 24 horas depois, recebi, por email, a confirmação de que os valores dos ingressos - com exceção das taxas administrativas - seriam estornados para o cartão de crédito da compra em até 30 dias úteis. Em bem menos tempo que isso, verifiquei no extrato que, de fato, a promessa havia sido cumprida.

Os bilhetes de "Iris" foram adquiridos diretamente no site do Kodak Theater de Los Angeles. Os emails de confirmação traziam um número para assistência (877-943-4747). Tive que ligar algumas vezes até conseguir falar com uma funcionária da "Box Office" (bilheteria) do teatro. Expliquei o ocorrido, informei os números dos pedidos e ela, na mesma hora, informou que o estorno seria feito em até quatro semanas. O reembolso já consta do extrato do cartão de crédito e, ao que tudo indica, chegou bem antes do prazo por eles informado.

Fiquei extremamente satisfeito com atendimento que me foi dado pelas duas empresas. Ambas demonstraram solidariedade ao fato e cumpriram suas promessas de reembolso. É importante salientar, porém, que a devolução dos valores só foi possível por conta da ocorrência de fato imprevisível. Para os casos de mera desistência, a política geral é a de não-devolução e não-cancelamento, o que, no caso do Ticketmaster, pode ser coberto através da aceitação de um seguro oferecido no momento da aquisição dos bilhetes.

A lição que fica é a de que, em ocorrendo algo, entre em contato - preferencialmente telefônico - com a empresa que vendeu o serviço a você. Se você não dominar o idioma, encontre alguém que possa fazer a ligação por você. O contato humanizado, em ambas as situações, com instituições sérias e confiáveis, me pareceu ser um fator importantíssimo para se evitar um prejuízo maior.

Aguardemos os próximos capítulos dessa novela: hotéis pré-pagos e passagens aéreas. Aqui é que o bicho deve pegar...

Abraço.


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