3.9.12

Vestido para matar em Tóquio!


A pessoa está caminhando calmamente por uma avenida em Tóquio e fica imaginando se ainda falta muito para chegar ao templo cuja visitação se pretende fazer quando, do nada, se depara com a seguinte imagem:


Na dúvida, sem entender direito do que se trata, ou mesmo sem acreditar naquilo que imagina ser, a pessoa atravessa a rua e olha pruma vitrine:


E era exatamente isso: a pessoa estava em frente a uma loja de armaduras tradicionais para samurais. Aquilo que até então só se tinha visto em filmes (mais recentemente em "O Último Samurai", com Tom Cruise), estava logo ali, ao alcance das mãos.

Obviamente, não havia horário de fechamento de templo que me impedisse, naquele momento, de entrar pra ver a loja.


Cada passo fazia a visita valer ainda mais a pena.


As armaduras são impressionantemente lindas.


A riqueza de detalhes de cada trabalho desses me fazia tentar adivinhar quantas horas e quantos artistas tinham sido necessários para completar cada figurino.



Obviamente, o passo seguinte foi imaginar o valor de cada uma delas. O atendente solitário da loja, que praticamente não falava nada de inglês, me apontou um catálogo. Ao abrir, fiquei sabendo que algumas daquelas peças chegava a custar dez mil Euros (o equivalente, hoje, a 25 mil Reais), o preço de um carrinho popular aqui no Brasil.


Mas muito antes de nutrir qualquer delírio de pensar em comprar uma armadura "mais em conta", percebi que elas vêm em tamanho "nipônico", certamente para adultos com vinte centímetros a menos de altura e metade do meu peso. Não era mesmo pro meu papo. ;)

De todo modo, passear naquela lojinha foi um dos vários momentos fantásticos que vivenciei na capital japonesa. E se realmente, algum dia, eu quiser comprar uma armadura dessas pra usar (no carnaval de Olinda, por exemplo), descobri que tem lojas online que produzem peças semelhantes por encomenda por aproximadamente mil dólares, com direito customização de medidas e tudo. Por que não?

Se você quiser visitar essa das fotos, ela fica pertinho da estação de trem de Akihabara (o famoso bairro dos eletrônicos), no seguinte ponto do mapa:




Posts da série "Tóquio":
Vestido para matar em Tóquio!
Casamento tradicional no Japão: A cerimônia
Casamento tradicional no Japão: A foto.
All Nippon Airways (ANA): uma maravilha!!!
Videopost: Modernidades...
Videopost: Perambulando pelo National Arts Center, Tóquio
Afogar ou não afogar: eis a questão...
Uma visita ao inferno...
Uma noite no hotel-cápsula...
Lost in Translation...
Leitores pelo Mundo: Raul e o mico do Hotel-cápsula em Tóquio


Gostou do post? Clique nos botões abaixo e ajude-nos a divulgá-lo nas redes sociais.