20.1.11

Leitores pelo Mundo: O Sul da França de Luciano

Texto e fotos: Luciano Vettoretti


Ao iniciar a seção "Leitores pelo Mundo" com a Itália de Léo e Mariana em 2009, no fundo, eu sempre torci pra receber colaborações de viajantes, amigos e viajantes amigos. A torcida deu certo e os textos têm chegado, cada um com a sua maneira única (e sempre especial) de compartilhar suas experiências por esse mundão afora.

Na edição de hoje, Luciano Vettoretti nos conta sobre uma inesquecível jornada pelo interior da França  dentro de um giro de quase um mês por várias cidades européias em outubro de 2010.

Fiquemos com o texto dele e a simplicidade bela do jeito francês de viver.

Viajando pelo Sul da França

Eu estava em Toulouse quando recebi o convite de uma amiga francesa do Facebook. Cristelle queria que eu fosse até sua Vinícola, que ficava a menos 150km de onde eu estava, numa cidade chamada Prayssac.

Ela me perguntou se eu estava com GPS no carro que havia alugado, me passou o endereço, e em meia hora eu estava dirigindo para o lugar. E realmente, para um estrangeiro, o GPS é essencial.

A primeira parte da rota era em estradas principais de seis faixas, bem arborizadas. Na segunda, passei por algumas cidades pequenas e calmas, com ruas de duas faixas. Estava um pouco frio, não se via pessoas na rua e o sol já estava se pondo.

No final da viagem em uma estrada de terra, o caminho incluía várias estradas menores de uma faixa. Mas, para minha surpresa, a vista foi a mais bonita de toda minha viagem de férias.

Pequenas propriedades bem cuidadas.
Longas vinícolas, casas que deviam ter mais de 200 anos de conservação, cercas de pedra, árvores e plantações de todos os tipos em forma simétrica e com cores combinadas. Tudo muito organizado, limpo e bonito.

Foi nessa hora que percebi o espírito francês: "a beleza acima de tudo". Isso é muito visível em Paris, mas até aquelas pequenas fazendas e casas têm esse charme. E isso me impressionou.

A rota já tinha feito valer a viagem. E ao chegar lá na Vinícola de Cristelle, fiz um tour que também foi um show à parte: ver portugueses, trabalhadores imigrantes, ali, poder falar em português e também ver como os franceses daquele lugar foram super receptivos com minha visita.

Château La Reyne - a vinícola da família de Cristelle.

Mais tarde fomos para a área urbana jantar no único restaurante da cidade, que era muito charmoso também (e caro). Valeu a pena pela experiência. No vilarejo, tive minha última surpresa neste dia: a cidade é medieval, cheia de ruas estreitas e arquitetura própria da época. Da mesma forma que Paris é toda arrumada, ela também se apresentava igualmente preservada e bonita.

Cidade Medieval - Prayssac
Na volta, a sensação de ter descoberto um lugar novo tomava conta de mim. Uma viagem de ultima hora, fora do roteiro e cheia de surpresas. É assim que toda viagem deve ser.

Luciano Vettoretti

Rota:


Gostou do post? Clique nos botões abaixo e ajude-nos a divulgá-lo nas redes sociais.