14.4.11

Destino: Tallinn, Estônia

Raekoja Plats, centro da Tallinn medieval. 

Tallinn é a pequena capital da também pequena Estônia. A cidade, que congrega 400 mil dos 1,3 milhões de habitantes de todo o país, fica ali encima, no nordeste da Europa, no Mar Báltico, pertinho da Rússia e da Finlândia.

Pra nós, brasileiros, a Estônia, seu idioma (Estoniano) e seu povo, ainda representam algo bastante desconhecido, talvez até um tanto exótico. Ao longo da história, o país foi dominado por dinamarqueses, suecos, alemães e russos, tendo estes últimos ficado por lá 1994, já bem depois da queda da União Soviética em 1991. E talvez mesmo por essa mescla de influências e pelo grande fluxo de turistas curiosos em conhecer o fantasticamente bem preservado centro medieval da capital, a região apresenta um enorme e crescente vocação cosmopolita, o que tende a se ampliar ainda mais com a adoção do Euro agora em 2011.

Eu tive a oportunidade de passar menos de um dia na cidade e, confesso, me dei por satisfeito para uma primeira visita "turistesca". Mas confesso que a beleza do centro, a simpatia do povo e o clima amistoso do local certamente me convidaram para mais alguma vinda futura. Quem sabe?

Nesse primeiro post da série sobre Tallinn, aprenda como chegar lá e qual a estratégia de visitação mais adequada à sua visita, tudo isso recheado com belas fotos. É só clicar no link abaixo...


COMO CHEGAR?

Navios de cruzeiro e Ferry Boats no Porto de Tallinn ligam a cidade a Helsinque, Estocolmo e São Petersburgo.
A capital da Estônia possui um movimentado aeroporto internacional, servido por grandes companhias como    Finnair, Lufthansa, Czech Airlines, Lot, além de várias companhias "low cost" bastante conhecidas na Europa: Ryanair, Easyjet, Norwegian, Blue1, entre outras.

No entanto, uma forma extremamente prática e conveniente de se chegar por lá é de navio. A cidade é rota de cruzeiros da MSC, NCL, Royal Caribbean, Costa, Princess, Celebrity e outras companhias. Além dessas, empresas como Tallink, Eckerö Line, Viking Line e St. Peter Line (via Helsinque) fazem a ligação da cidade com Helsinque, Estocolmo e São Petesburgo com balsas e até mesmo com minicruzeiros.

Por terra, várias opções de ônibus e trens conectam Tallinn a destinos na Rússia e demais países da Europa.


ESTRATÉGIA DE VISITA

Navio M/S Star da Tallink no terminal de Helsinque - Tallinn em apenas duas horas.
Na minha modesta opinião, ouso afirmar que um dia é mais que suficiente para se conhecer os principais pontos turísticos da cidade e o centro medieval lindo de morrer que tem por lá.

Navio Baltic Princess da Tallink Silja. Minicruzeiros entre Helsinki e Tallinn com toda a mordomia.

Na época em que lá estive (julho de 2010), comprei um "Day Cruise" da Tallink por 61,50 Euros (32 pela travessia de ida e volta, 9,50 pelo buffet de café da manhã no navio e 20 pelo City Tour Oficial), saí de Helsinque cedinho (07:30) com retorno às 21:00 (com o sol ainda a todo vapor) e tive tempo suficiente para o city tour (de três horas), passeio a pé por todo o centro, almoço e jantar na cidade. Fiquei bastante satisfeito.

Centro Medieval de Tallinn visto do navio vindo de Helsinque. Visão pra lá de fantástica.
Chegar à cidade de navio é uma mão na roda. Seja por estar em um cruzeiro ou por fazer a travessia em alguma das balsas, fica-se bem no centro da cidade. Pra ser mais exato, o porto fica a mais ou menos um quilômetro de onde as paisagens medievais se põem cara a cara com o visitante.

Porto de Tallinn e centro medieval - 20 minutos a pé pra quem estiver disposto.
Ao chegar ao porto, o visitante tem 2 alternativas: 1) Fazer o city tour (o trajeto de ônibus passa por vários pontos da cidade e retorna até a extremidade sul da região medieval, de onde segue até a Praça Raekoja; ou 2) Caminhar a pé até a extremidade norte (Torre da Gorda Margarida - Paks Margareeta) e fazer o roteiro dentro da cidade até a extremidade sul na Praça da Liberdade (Vadabuse Väljak).

"VALE A PENA FAZER O CITY-TOUR?"

Se você pretende passar um dia inteiro da cidade, eu diria que sim. O detalhe é que normalmente os tours são em inglês, finlandês, alemão, sueco e russo. Falando alguma dessas línguas, beleza. Vá em frente. Há passeios que saem do estacionamento dos terminais A e D do porto, desde que você ache a minúscula placa indicativa do local de reunião para o serviço.

A ridícula plaquinha minúscula indicando o local de partida do City Tour Oficial de Tallinn no estacionamento do porto.

Durante o City-tour, você aprende diversos dados sobre Tallinn e a Estônia e compreende melhor um pouco da história do país, do povo e sua vocação ao cosmopolitismo.

Contraste entre moderno e clássico, típico de Tallinn.
Após passar pelo Parque Kadriorg, onde se localizam os museus de arte Kadriorg e Kumu, o passeio faz uma parada no "Tallinna Lauluväljak" - o palco do Festival da Canção da Estônia.

Palco do Festival da Canção da Estônia. Palco também para um bom banho de sol (canto inferior direito).
O festival, que iniciou em 1869, é celebrado a cada cinco anos no gigantesco palco, que chega a abrigar um coro de mais de 30 mil vozes. Veja como o local fica durante o festival:

Festival da Canção da Estônia. Fonte: Egon Tintse / Wikipedia.

No outro extremo do palco, acompanhando todos os concertos, vê-se o monumento a Gustav Ernesaks, compositor e maestro, um dos principais responsáveis pela Revolução Cantada, movimento político de protestos pacíficos através da música, na Estônia, entre 1988 e 1993 e que culminou com a expulsão dos soviéticos.


Do palco do Festival da Canção, o tour segue seu rumo até a Praia de Pirita.


O caminho é bastante ornamentado por praças, estátuas e monumentos.


Após fazer a volta em frente às ruínas do convento de Santa Brígida (Pirita, em estoniano), o tour volta em direção à cidade medieval para lá se caminhar a pé por cerca de uma hora. Depois desse tempo, em que se percorre a parte alta de Toompea, o grupo se dirige até a Praça Raekoja onde a guia se despede. Você, então, tem o resto do dia livre para passear e fazer as refeições na bela cidadezinha.

Já bem mais tarde, de volta ao navio, ao deixar a cidade pelo mar, pare para apreciar a vista dos locais por onde passou:


O palco do Festival da Canção da Estônia;


O belo caminho até a praia de Pirita;


E, por fim, aproveite para fixar bem na memória o inesquecível visual das torres medievais da cidade e as cúpulas da Catedral Aleksander Nevski.

Mas o principal, mesmo, em Tallinn, é caminhar pelo seu centro medieval...



Até mais!


Gostou do post? Clica nos botões abaixo e ajude-nos a divulgá-lo nas redes sociais.
(Este post levou 12,5 horas para ficar pronto)