13.12.11

Up-to-date: Recife-Maceió - condições da estrada (dezembro de 2011)


E mais uma vez o Viajante Amador realizou a simpática viagem de carro entre Recife e Maceió nos dias 10 e 11 de dezembro de 2011, final de semana passado. Aqui vão as atualizações sobre as condições da estrada:

Pela BR-101:
- a duplicação da BR-101 no trecho alagoano continua um sonho impossível. Nenhuma parte compreendendo a divisa com Pernambuco até Maceió está duplicada. A pista está em condições razoáveis, apresentando buracos e crateras perigosos com uma certa regularidade;
- o trecho entre Palmares (PE) e Novo Lino (AL), com mais ou menos 32 km, continua com 24 km de caminhos em péssimo estado. A ponte provisória que existia foi substituída por estrada. Houve uma discreta melhora em alguns pontos, o que faz com que esse trecho seja percorrido em quarenta minutos, ou um pouco menos.
- O trecho entre Palmares (PE) e Recife continua duplicado e OK. Em alguns locais, placas de concreto estão sendo refeitas, o que exige uma certa atenção do motorista para alguns estreitamentos de pista. Ainda assim, São 125 quilômetros (dos 259 totais) tranquilos.
- A distância entre as duas capitais, pela BR-101, continua um tédio só. Há poucos locais pra se parar para um descanso, um café, exceto postos de gasolina bem modestos. A estrada não tem qualquer atrativo. Continua sendo uma má escolha, mesmo pra quem estiver com pressa de chegar lá.

Pelo Litoral:
- Continuam sendo 262 km. 3 a mais que pela BR;
- O trecho entre o Cabo de Santo Agostinho (PE) e até depois da entrada para Porto de Galinhas está em reforma e ampliação (a contagotas), com alguns gargalos de trânsito e asfalto precário;
- Um outro pequeno trecho entre Porto Calvo e Japaratinga (ambas em Alagoas), a estrada exige mais atenção do motorista pela presença de alguns buracos bem grandes;
- O tráfego de caminhões é muito menor, o que exige menos ultrapassagens;
- Há vários locais para se parar, descansar e comer bem em Peroba, Maragogi e Japaratinga, além de alguns momentos em que se segue ao longo da costa, junto ao mar, o que torna a viagem infinitamente menos entediante que pela BR. Não deixe de ler o post específico sobre o assunto.

É isso. Continuaremos fazendo nossas viagens pelo litoral. Ainda não acredito que compense ir pela BR 101.

Abraço!


Gostou do post? Clique no botão "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.