15.3.12

Videopost: Modernidades...

É lugar comum, ao se falar de Japão, mencionar as palavras "tradição" e "tecnologia". E uma boa série de posts sobre Tóquio não poderia deixar esses assuntos de fora, não é mesmo?

No caso da megalópole, tecnologia avançada é a receita do sucesso para se administrar, com perfeição, um aglomerado urbano de mais de 35 milhões de habitantes.

Mas a tecnologia de ponta também se manifesta em coisas mais simples, como podemos ver no vídeopost abaixo. Dá só uma olhadinha:



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6.3.12

Videopost: Entre estações...

Um passeio entre estações do metrô de Hong Kong...




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26.2.12

24.2.12

Afogar ou não afogar: eis a questão...


Definitivamente, o visitante que vem a Tóquio precisa aprender a comer usando o Hashi (palitinhos). Os talheres ocidentais nem sempre estão disponíveis (aliás, quase nunca, exceto em restaurantes caríssimos).

No Brasil, temos várias oportunidades de praticar essa arte em restaurantes e os palitos também se encontram à venda em supermercado. A coisa toda não é difícil, bastando apenas disciplina.

Mas mesmo com toda a técnica, sempre surge uma dúvida: afogar ou não afogar o Gohan?

Gohan é o arroz branco tipicamente japonês. Por ser cozido no vapor, ele fica todo compactado e vem em pequenos blocos ao se puxá-lo com os hashi. O problema é que, às vezes, ele não tem gosto de nada e bate a maior vontade de tacar molho shoyu encima...

Meu conselho: não faça isso. Ao afogar o Gohan, o arroz ficará todo soltinho (parecendo aqueles parboilizados escorridos) e pinçar um a um é uma tarefa muito ingrata. Recorra aos temperos secos (normalmente oferecidos nos restaurantes) ou então coloque apenas umas gotinhas de shoyu. Vá por mim...

Abraço!

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Uma visita ao inferno...

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Se "inferno" fosse escrito com oito letras, seriam elas: P-A-C-H-I-N-K-O.

"Pachinko" é o nome que se dá a umas maquininhas de fliperama cujo único objetivo é torcer para que bolinhas de metal caiam em determinados buracos no tabuleiro. E só.

É algo super comum no Japão, desde quando, pela década de 80, assistia a documentários sobre esse país aqui.

Mas o jogo, em si, nem é o pior. Um verdadeiro "preview" do inferno a gente tem ao entrar numa casa de Pachinko. São dezenas, às vezes centenas, dessas maquininhas que, além do barulho das bolas, insiste em cada uma ser acompanhada de sons eletrônicos incrivelmente alto. Tenho certeza que além da surdez, algumas horas nesses troços aqui dão "barato"...

Segue o vídeo da visita:



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22.2.12

Uma noite no hotel-cápsula...

Em agosto de 2011, achei bizarramente interessante a experiência narrada por Raul Kawamura nos hotéis-cápsula de Tóquio.

Curioso que sou, resolvi conferir se a coisa era tão ruim assim.

Estive num deles há poucos dias, o Green Plaza Shinjuku, pertinho das movimentadíssimas estações de trem da região de Shinjuku e ao lado do bairro da "Luz Vermelha", o Kabukicho. A escolha desse, dentre vários nessa mesma região, foi a presença de um "onsen" (spa tradicional japonês) em suas instalações, o que cairia muitíssimo bem depois de dois dias inteiros entre aeroportos e aviões, além de algumas horas de passeio pela cidade. Mas fica uma ressalva: tatuados não são aceitos.

De fato, logo na entrada se deixa o tênis/sapato num armário:


Em seguida, o hóspede vai até a recepção e faz o pagamento. No Green Plaza, eles cobravam 4300 Ienes pela cápsula "simples" e 4800 pela "atualizada", o correspondente a 43 e 48 Euros, respectivamente. A diferença de uma pra outra é a espessura do colchão e do travesseiro. Nada além disso.

Após o pagamento, recebe-se tolha, roupão e um bracelete contendo o número da cápsula e uma chave para o armário das roupas, bolsas e tudo mais que você tenha trazido consigo da rua:


Além do Spa, o hotel dispõe também de restaurante, serviços de lavanderia, massagem e venda de roupas de "emergência" para se ir ao trabalho no dia seguinte.


Banho tomado, roupas limpas e dentes escovados, agora é só ir para a cápsula. Isso eu gravei em vídeo pra vocês. Espero que gostem.


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13.2.12

Lost in Translation...


"Por favor, fique lentamente com cápsula limpa com TV". Afinal de contas, "Estamos abertos 24 horas gratuitamente. Brown-ensacamento é OK". "Atualizado com o suor derramado a fadiga do dia?", então é só descansar nos "Estiráveis ​​banhos membros disponíveis 24 horas por dia de curso".

Entendeu? Eu também não.

Dentro das incansáveis pesquisas para a minha ida a Tóquio, me deparei com algumas situações engraçadíssimas.

A maior parte dos sites possui o link "English", onde, com um cliquezinho, tudo o que você queria saber aparece de forma rápida e fácil em um inglês bastante conciso e objetivo.

Já em outras páginas, não há essa mordomia. Das duas, uma: ou você faz um curso relâmpago de japonês, ou então, ao navegar pelo Google Chrome, opta por clicar no botão da tradução automática.

Antes não se pedisse a tradução. Dá cada coisa bizarra... A foto de cima ilustra bem isso, com as induvidosas informações sobre um dos hotéis-cápsula que estou pesquisando para passar uma noite (é isso mesmo, você leu bem: vou passar uma noite num hotel-cápsula...).

E se você ainda tem dúvidas da eficiência da tradução, segue outra captura de tela:


Que bom que eles têm ar condicionado 24 horas, né? E que tranquilidade não precisar de garantia de depósitos desnecessários para pessoas e bebidas alcoólicas, não?

É como dizem: pra bom entendedor, meia palavra basta.

Abraço!


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31.1.12

Eurodisney: evite a quarta-feira!


Ir aos principais parques de diversões do mundo requer um cuidado especial na hora de seu planejamento de viagem. Afinal de contas, não é nada divertido esperar uma hora (ou mais) na fila para rodar nos brinquedos.

No caso da Eurodisney, isso não é diferente. Ao elaborar sua estratégia de visita, tenha como regra geral evitar a ida aos parques nos fins de semana e nas quartas-feiras. É que boa parte das escolas francesas institui, além dos sábados e domingos, o meio da semana como dia de descanso obrigatório.

Além disso, é importante pesquisar os dias de feriados e recessos escolares. Coloque no google os termos de pesquisa "feriados escolares França" ou (em inglês) "school holidays France". O resultado aparecerá em várias páginas com os respectivos períodos de atividade escolar.

Aproveite!


Posts da série "Eurodisney":
Versalles ou Eurodisney?
Destino: Eurodisney
Destino: Eurodisney - Estratégia de Visita
Destino: Eurodisney - Walt Disney Studios
Destino: Eurodisney - Disneyland Park - Primeira Parte
Destino: Eurodisney - Disneyland Park - Segunda Parte
Eurodisney: Evite a quarta-feira!

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27.1.12

Preparando a sua viagem: horários dos parques de Orlando


Vai aos parques de Orlando? Programe-se com antecedência, descobrindo o horários dos parques de diversões através dos links abaixo:

Parques da Disney:
Magic Kingdom
Epcot
Disney's Hollywood Studios
Animal Kingdom
Blizzard Beach
Typhoon Lagoon

Parques da Universal:
Universal Studios
Universal Islands of Adventures

Parques da Seaworld:
Seaworld
Aquatica
Discovery Cove
Busch Gardens - Tampa
Adventure Island - Tampa


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26.1.12

Cancelamento de viagem: Ingressos de espetáculos.

Como informei no post publicado em 3 de janeiro passado, uma viagem programada agora para o mês de janeiro pela minha família não pode acontecer devido ao fato de um dos meus irmãos ter sofrido um infarto durante o momento do check-in.

Desde então, temos tomado uma série de medidas para tentar o reembolso de alguns gastos efetuados até a véspera do embarque. O resultado disso tudo eu pretendo compartilhar, em capítulos, com vocês.

Dentro da programação da viagem, adquirimos ingressos para assistir ao musical "Wicked" e ao espetáculo "Iris" do Cirque du Soleil, ambos em Los Angeles.

Os ingressos para Wicked foram comprados pela internet, através do site americano do Ticketmaster. Junto com os emails de confirmação, havia um link de contato com o número 800-653-8000. Entrei em contato telefônico com eles, informei o ocorrido e eles ficaram de avaliar a possibilidade de reembolso. Menos de 24 horas depois, recebi, por email, a confirmação de que os valores dos ingressos - com exceção das taxas administrativas - seriam estornados para o cartão de crédito da compra em até 30 dias úteis. Em bem menos tempo que isso, verifiquei no extrato que, de fato, a promessa havia sido cumprida.

Os bilhetes de "Iris" foram adquiridos diretamente no site do Kodak Theater de Los Angeles. Os emails de confirmação traziam um número para assistência (877-943-4747). Tive que ligar algumas vezes até conseguir falar com uma funcionária da "Box Office" (bilheteria) do teatro. Expliquei o ocorrido, informei os números dos pedidos e ela, na mesma hora, informou que o estorno seria feito em até quatro semanas. O reembolso já consta do extrato do cartão de crédito e, ao que tudo indica, chegou bem antes do prazo por eles informado.

Fiquei extremamente satisfeito com atendimento que me foi dado pelas duas empresas. Ambas demonstraram solidariedade ao fato e cumpriram suas promessas de reembolso. É importante salientar, porém, que a devolução dos valores só foi possível por conta da ocorrência de fato imprevisível. Para os casos de mera desistência, a política geral é a de não-devolução e não-cancelamento, o que, no caso do Ticketmaster, pode ser coberto através da aceitação de um seguro oferecido no momento da aquisição dos bilhetes.

A lição que fica é a de que, em ocorrendo algo, entre em contato - preferencialmente telefônico - com a empresa que vendeu o serviço a você. Se você não dominar o idioma, encontre alguém que possa fazer a ligação por você. O contato humanizado, em ambas as situações, com instituições sérias e confiáveis, me pareceu ser um fator importantíssimo para se evitar um prejuízo maior.

Aguardemos os próximos capítulos dessa novela: hotéis pré-pagos e passagens aéreas. Aqui é que o bicho deve pegar...

Abraço.


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