22.9.09

Primeiro tópico: Cruzeiros Marítimos

Carnival Valor, companhia Carnival Cruise Lines - agosto/2009. Foto: Breno Beltrão.

A essa altura, a primeira pergunta: por que começar o blog logo pelos cruzeiros?

1) Porque foi algo que constou das minhas últimas férias e eu adorei;
2) Porque não são uma opção de turismo muito conhecida entre as pessoas;
3) Porque existe o mito de que 'os cruzeiros são muito caros';
4) Porque também existe o mito de que 'os navios balançam muito e causam enjoo".



Carnival Valor - toboágua, piscinas, hidromassagem, spa, restaurantes, lojas, boate, bares, cassino, teatro: um verdadeiro cinco estrelas em movimento. Foto: Breno Beltrão.


Tirando a explicação número "1", acho que as outras três se interligam. A que mais se destaca, porém, é a número "3". E eu digo: Os cruzeiros podem até refletir cifras altas, mas pelo que preço que se paga e o serviço que se recebe, com toda a certeza se vê que o custo-benefício é fantástico.

Tiro como exemplo o cruzeiro que fui agora em agosto: 7 dias pelo caribe, com todas as refeições incluídas (e olhe que você pode passar 24 horas comendo, se quiser/puder), show diários, transporte para várias cidades/países, serviço de quarto de duas a três vezes ao dia, boate, cassino, piano bar, lojas, fliperama, piscinas, toboáguas, e mais coisas, tudo isso por apenas 700 dólares. Acho que apenas o que eu comia por dia já dava metade disso.


Freedom of the Seas, Companhia Royal Caribbean International - agosto/2009. Foto: Breno Beltrão.


O segundo item da lista diz respeito ao item "enjoo". Em momento algum, eu ou qualquer membro da minha família teve qualquer sensação de náusea. O navio em que fomos, considerado grande (mais de 110.000 toneladas) fazia pequenos movimentos, bastante suaves, que inclusive ajudavam muito na hora de dormir. Enjoo zero.

Pois bem. De tudo ficou uma ótima lembrança. Adorei ter feito meu primeiro cruzeiro e já começo a planejar o do ano que vem pelo norte da Europa.

Teatro do navio - show diários de música, dança e comédia. Foto: Breno Beltrão.

DICAS:


- existem centenas de opções de cruzeiros. A primeira forma de "filtrar" é saber qual o estilo que se quer: de verão (caribe, costa brasileira etc), de inverno (Ushuaia, Falklands/Malvinas e Antártida), histórico, de luxo etc. No meu caso, fui a um de verão, pelo Caribe, e confesso que um com bem menos calor me apeteceria mais.

- existem dezenas de companhias de cruzeiros. Pelo que eu ouço falar, nas descrições que ouço de diversas pessoas, eles meio que prestam os mesmos serviços. A diferença, de fato, é o tamanho do navio e o que tem nele. Empresas já bem conhecidas e de boa reputação são a Costa, a Carnival, a Royal Caribbean International, a MSC e até a CVC (se bem que dela não tenho referências. Preciso fazer um com eles pra tirar minhas próprias conclusões) .

- reserve - e pague - seu cruzeiro com antecedência. As cabines com melhores preços, principalmente as internas (que são perfeitamente OK), esgotam alguns meses antes da partida.

Abraços a todos.


Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.