Já imaginou ter um parque como o Magic Kingdom ou Animal Kingdom inteiramente à sua disposição? Bom, a não ser que você tenha alguns milhões de dólares pra gastar, esse sonho não é possível. Se alguém disser o contrário, acredite, é mentira.
E pra você, mortal como eu, enfrentar filas nos parques de Orlando é uma realidade. Em algumas delas, passar até uma meia-hora pode ser algo interessante. No Animal Kingdom, por exemplo, passar 30 minutos a caminho do Kali River Rapids ou do Expedition Everest pode ser uma ótima pedida. Explico: todo o caminho é extensamente decorado com objetos originais da Índia e do Nepal que dão gosto de ver. É tanta coisa pra prestar atenção que o visitante nem chega a perceber que passou tanto tempo caminhando até o início da atração.
Mas isso é exceção. Notadamente nos parques da Universal e Seaworld (com exceção da fila para a Manta, um aquário gigante), normalmente as filas são simples sequências sucessivas de retas paralelas cheias de curvas e separadas por corrimões de ferro. E essas são uma chateação.
Em dias de muito movimento, é possível que o visitante se depare com uma espera de até duas horas. No entanto, colocar em prática alguns conselhos que descrevo pra vocês abaixo pode minimizar bastante esse tempo, fazendo com que você aproveite mais - e melhor - os seus parques preferidos.
1. Horário dos Parques
1.1. Os parques sempre são melhor aproveitados nas primeiras três e nas duas últimas horas de seu funcionamento. Disso resulta a primeira regra: CHEGUE CEDO. Se possível, chegue meia hora antes do horário de abertura do parque.
1.2. Reserve sempre as primeiras e últimas horas dos parques para as atrações mais populares. No período das 12:00 às 16:00, procure as atrações com muita capacidade, tais como shows, apresentações em palcos e miniteatros, evitando, assim, montanhas russas, carrosséis e outros brinquedos muito populares.
1.3. Evite parar para comer entre 11:00 e 13:30, pois são os horários de fila nas lanchonetes e restaurantes. Se puder, faça um lanche por volta das 11:00 e deixe pra almoçar às 14:00.
2. Dias de semana
2.1. Vá aos parques de domingo a quinta-feira. Ao contrário do que se pode pensar, os americanos - especialmente os residentes da Flórida - são o maior público dos parques. Na maioria das vezes, eles compram passes de acesso anual para utilização em finais de semana e feriadões.
2.2. Dedique as sextas-feiras e os sábados para fazer compras em malls (como o Mall at Millenia e o Florida Mall) e lojas de produtos eletrônicos, tais como Bestbuy, Compusa e Harmon Photo. Lembre-se, porém, de que os outlets Prime e Premium normalmente abrem até às 23:00 durante a semana, e não é incomum visitá-los nesses dias após a saída de parques que fecham até as 20:00 (como os aquáticos, o Animal Kingdom, A Universal e o Ilhas de Aventuras etc).
3. Utilize, ao máximo, os "fura-fila" institucionalizados, como FastPass, ExpressPlus e QuickQueue
3.1. FastPass é a solução encontrada pela Disney para melhor gerenciamento de filas em atrações muito populares dos seus parques. A coisa toda é muito simples: em brinquedos muito frequentados, ao invés de esperar pra desfrutar da atração naquele momento, você pode retirar na maquininha o "FastPass" e o papelzinho habilita você a, dentro do horário impresso no ticket, voltar à atração e entrar na fila de "FastPass return", fazendo com que o tempo de espera seja, na imensa maioria das vezes, muito menor que na fila comum ("Stand-by").
3.2. O FastPass só pode ser retirado para uma determinada atração dentro de um determinado intervalo de tempo. Assim, até o primeiro minuto desse intervalo, você não consegue imprimir outro FastPass. Veja a foto abaixo:
Nela se vê que o passe só vale para a atração "Mission Space" (Epcot Center), para ser usado entre 11:30 e 12:30. Isso quer dizer que, ainda que ele tenha sido impresso às 10:50, somente poderá ser usado para entrar na fila "FastPass Return" após as 11:30, e somente depois das 11:30 é que outro passe, para outra atração, pode ser emitido.
Nesse caso, você pode emitir o passe, ir para outra atração (ou outras atrações), para retornar dentro do intervalo designado no ticket. Sendo o caso, você pode até se programar para, no primeiro minuto de liberação para novo passe, ir até o outro brinquedo desejado, obter um novo FastPass e voltar para gozar o primeiro, ainda dentro da hora reservada.
3.3. E sempre vale a pena pegar o FastPass?
Depende. Normalmente, os tempos de espera para as atrações são exibidos dentro dos parques, tanto em telões (como na foto aqui abaixo), quanto nas próprias atrações.
É importante sempre ver se o tempo para "Stand-by" é grande.
Se a espera for de até 20 minutos, eu não recomendo o deslocamento para obter o FastPass do brinquedo desejado, até porque o trajeto pode ser longo e demorado (os parques são enormes). Pode-se levar até mais do que esses 20 minutos para se ir e voltar ao mesmo local.
É mais vantajoso esperar esse tempinho, até porque, como falei acima, a permanência na fila pode reservar agradáveis surpresas.
Outra coisa que se deve ter em mente é que, se o período de retorno pra gozar o FastPass for muito longo, talvez o passe não seja uma boa opção, pois você ficará impedido de retirar outro passe até a hora reservada.
Logo, se, por exemplo, às 12:30, você observar que o retorno previsto é às 16:40 (como na foto à esquerda), não se recomenda tirar o passe, a não ser que você esteja certo de que até lá não precisará de nenhum outro FastPass. Isso ocorre muito comumente, por exemplo, no Toy Story Midway Mania! (Disney's Hollywood Studios), por ser uma atração muito popular. Já no fim da manhã, o FastPass tem retorno para o fim da tarde.
3.3. E como se obtém o FastPass? Paga-se algo?
Ele é gratuito. Basta você seguir a indicação "FastPass Distribution", que é lá onde se localizam as maquininhas para impressão do passe.
O procedimento é super fácil, pode ser feito por qualquer pessoa, de qualquer idade, e não se precisa saber uma palavra de inglês para isso.
O ideal é que o grupo eleja uma pessoa pra ir até a atração desejada para imprimir os passes de todos os componentes do conjunto.
Havendo FastPass disponível, uma única pessoa pode retirar quantos passes quiser, desde que tenha consigo as entradas do parque de todos do grupo.
3.4. Sim, mas... Como fazer?
Dirija-se até a máquina.
Pegue o seu ingresso de entrada no parque.
Coloque o ingresso no local com a indicação "Insert ticket park here".
Aguarde um momento.
Pegue o seu FastPass impresso no local indicado como "Receive your FastPass here".
Pronto. Agora é esperar o horário, retornar à atração e entrar na fila "FastPass return". Você provavelmente não passará mais que 10 ou 15 minutos aguardando para disfrutar da atração.
3.5. E o que vem a ser "Express Plus" e "QuickQueue"?
Esses são os "fura-fila" dos parques da Universal e Seaworld, respectivamente.
Eles são pagos e, a depender da época, podem ser muito caros.
A sistemática é bem mais simples: uma vez comprado, (antecipadamente pela internet, imprimindo-se o recibo na sua própria impressora), dirija-se ao local indicado por "ExpressPlus" ou "QuickQueue" e exiba o recibo da compra ou a pulseira identificadora (no caso do Seaworld). Pronto. Você será levado diretamente para o brinquedo, sem passar por qualquer tipo de fila.
Obs.: caso você tenha impresso o comprovante com impressora jato de tinta, é importante que você leve ao parque um "porta-crachá" para colocar nele o pedaço do papel com o código de barras, caso contrário, dada a quantidade de brinquedos que molham, há uma grande chance de seu comprovante ficar borrado e ilegível. Caso você esqueça de levar, você pode adquiri-lo no parque por "apenas" cinco dólares.
4. O que são as filas para "Single Riders"?
Em algumas atrações - notadamente as montanhas-russas - é muito comum grupos quererem estar juntos quando disfrutam do brinquedo. Acontece que esses grupos, muitas vezes em números ímpares, fazem com que um, dois, três assentos numa mesma fileira fiquem vagos. Nessas horas, o funcionário chamará, para preencher as vagas, pessoas que estejam na fila para "single riders".
Essa técnica eu usei em 2009 (quando estive sozinho no Animal Kingdom) e agora em 2010 com minha família, principalmente com meu sobrinho Filipe. Nós íamos à fila dos single riders juntos, eu andava no brinquedo primeiro e ficava esperando por ele na saída, para encontrá-lo logo que saísse do carrinho posterior ao meu. Isso deu muito certo e nos poupou umas boas horas de espera.
O sistema do "single riders" funciona com perfeição nos parques da Disney (o que não é nenhuma surpresa). Já na Universal Studios, por exemplo, a execução da coisa era uma catástrofe. Na montanha-russa Hollywood Rid Ride Rockit!, a coisa mais comum era saírem carros e carros com vários assentos vagos. Segue uma foto pra comprovar o que estou dizendo:
Nesse carro, das 6 vagas, apenas 4 foram aproveitadas. Eu mesmo, que estava na fila dos "singles riders", chamei a atenção da funcionária, mas ela fez cara de paisagem e a situação continuou assim.
No entanto, ainda que mal executado, o sistema compensa e, se você não se incomodar em "rodar" sozinho, isso vai te economizar horas de dores nos solados dos pés. :)
RESUMO DA ÓPERA
- Vá aos parques de domingo a quinta;
- Sempre chegue pouco antes do parque abrir;
- Utilize as atrações mais populares nas primeiras e últimas horas de funcionamento dos parques;
- Abuse do FastPass e procure incluir, no seu orçamento, verba para o ExpressPlus ou QuickQueue;
- Evite refeições em horário de pico;
- Podendo, dê preferência às filas de "single riders".
Seguindo essas dicas, pode ter certeza, você amará ainda mais seus dias de diversão!
Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.
E pra você, mortal como eu, enfrentar filas nos parques de Orlando é uma realidade. Em algumas delas, passar até uma meia-hora pode ser algo interessante. No Animal Kingdom, por exemplo, passar 30 minutos a caminho do Kali River Rapids ou do Expedition Everest pode ser uma ótima pedida. Explico: todo o caminho é extensamente decorado com objetos originais da Índia e do Nepal que dão gosto de ver. É tanta coisa pra prestar atenção que o visitante nem chega a perceber que passou tanto tempo caminhando até o início da atração.
Mas isso é exceção. Notadamente nos parques da Universal e Seaworld (com exceção da fila para a Manta, um aquário gigante), normalmente as filas são simples sequências sucessivas de retas paralelas cheias de curvas e separadas por corrimões de ferro. E essas são uma chateação.
Em dias de muito movimento, é possível que o visitante se depare com uma espera de até duas horas. No entanto, colocar em prática alguns conselhos que descrevo pra vocês abaixo pode minimizar bastante esse tempo, fazendo com que você aproveite mais - e melhor - os seus parques preferidos.
1. Horário dos Parques
1.1. Os parques sempre são melhor aproveitados nas primeiras três e nas duas últimas horas de seu funcionamento. Disso resulta a primeira regra: CHEGUE CEDO. Se possível, chegue meia hora antes do horário de abertura do parque.
1.2. Reserve sempre as primeiras e últimas horas dos parques para as atrações mais populares. No período das 12:00 às 16:00, procure as atrações com muita capacidade, tais como shows, apresentações em palcos e miniteatros, evitando, assim, montanhas russas, carrosséis e outros brinquedos muito populares.
1.3. Evite parar para comer entre 11:00 e 13:30, pois são os horários de fila nas lanchonetes e restaurantes. Se puder, faça um lanche por volta das 11:00 e deixe pra almoçar às 14:00.
2. Dias de semana
2.1. Vá aos parques de domingo a quinta-feira. Ao contrário do que se pode pensar, os americanos - especialmente os residentes da Flórida - são o maior público dos parques. Na maioria das vezes, eles compram passes de acesso anual para utilização em finais de semana e feriadões.
2.2. Dedique as sextas-feiras e os sábados para fazer compras em malls (como o Mall at Millenia e o Florida Mall) e lojas de produtos eletrônicos, tais como Bestbuy, Compusa e Harmon Photo. Lembre-se, porém, de que os outlets Prime e Premium normalmente abrem até às 23:00 durante a semana, e não é incomum visitá-los nesses dias após a saída de parques que fecham até as 20:00 (como os aquáticos, o Animal Kingdom, A Universal e o Ilhas de Aventuras etc).
3. Utilize, ao máximo, os "fura-fila" institucionalizados, como FastPass, ExpressPlus e QuickQueue
3.1. FastPass é a solução encontrada pela Disney para melhor gerenciamento de filas em atrações muito populares dos seus parques. A coisa toda é muito simples: em brinquedos muito frequentados, ao invés de esperar pra desfrutar da atração naquele momento, você pode retirar na maquininha o "FastPass" e o papelzinho habilita você a, dentro do horário impresso no ticket, voltar à atração e entrar na fila de "FastPass return", fazendo com que o tempo de espera seja, na imensa maioria das vezes, muito menor que na fila comum ("Stand-by").
3.2. O FastPass só pode ser retirado para uma determinada atração dentro de um determinado intervalo de tempo. Assim, até o primeiro minuto desse intervalo, você não consegue imprimir outro FastPass. Veja a foto abaixo:
Nela se vê que o passe só vale para a atração "Mission Space" (Epcot Center), para ser usado entre 11:30 e 12:30. Isso quer dizer que, ainda que ele tenha sido impresso às 10:50, somente poderá ser usado para entrar na fila "FastPass Return" após as 11:30, e somente depois das 11:30 é que outro passe, para outra atração, pode ser emitido.
Nesse caso, você pode emitir o passe, ir para outra atração (ou outras atrações), para retornar dentro do intervalo designado no ticket. Sendo o caso, você pode até se programar para, no primeiro minuto de liberação para novo passe, ir até o outro brinquedo desejado, obter um novo FastPass e voltar para gozar o primeiro, ainda dentro da hora reservada.
3.3. E sempre vale a pena pegar o FastPass?
Depende. Normalmente, os tempos de espera para as atrações são exibidos dentro dos parques, tanto em telões (como na foto aqui abaixo), quanto nas próprias atrações.
É importante sempre ver se o tempo para "Stand-by" é grande.
Se a espera for de até 20 minutos, eu não recomendo o deslocamento para obter o FastPass do brinquedo desejado, até porque o trajeto pode ser longo e demorado (os parques são enormes). Pode-se levar até mais do que esses 20 minutos para se ir e voltar ao mesmo local.
É mais vantajoso esperar esse tempinho, até porque, como falei acima, a permanência na fila pode reservar agradáveis surpresas.
Outra coisa que se deve ter em mente é que, se o período de retorno pra gozar o FastPass for muito longo, talvez o passe não seja uma boa opção, pois você ficará impedido de retirar outro passe até a hora reservada.
Logo, se, por exemplo, às 12:30, você observar que o retorno previsto é às 16:40 (como na foto à esquerda), não se recomenda tirar o passe, a não ser que você esteja certo de que até lá não precisará de nenhum outro FastPass. Isso ocorre muito comumente, por exemplo, no Toy Story Midway Mania! (Disney's Hollywood Studios), por ser uma atração muito popular. Já no fim da manhã, o FastPass tem retorno para o fim da tarde.
3.3. E como se obtém o FastPass? Paga-se algo?
Ele é gratuito. Basta você seguir a indicação "FastPass Distribution", que é lá onde se localizam as maquininhas para impressão do passe.
O procedimento é super fácil, pode ser feito por qualquer pessoa, de qualquer idade, e não se precisa saber uma palavra de inglês para isso.
O ideal é que o grupo eleja uma pessoa pra ir até a atração desejada para imprimir os passes de todos os componentes do conjunto.
Havendo FastPass disponível, uma única pessoa pode retirar quantos passes quiser, desde que tenha consigo as entradas do parque de todos do grupo.
3.4. Sim, mas... Como fazer?
Dirija-se até a máquina.
Pegue o seu ingresso de entrada no parque.
Coloque o ingresso no local com a indicação "Insert ticket park here".
Aguarde um momento.
Pegue o seu FastPass impresso no local indicado como "Receive your FastPass here".
Pronto. Agora é esperar o horário, retornar à atração e entrar na fila "FastPass return". Você provavelmente não passará mais que 10 ou 15 minutos aguardando para disfrutar da atração.
3.5. E o que vem a ser "Express Plus" e "QuickQueue"?
Esses são os "fura-fila" dos parques da Universal e Seaworld, respectivamente.
Eles são pagos e, a depender da época, podem ser muito caros.
A sistemática é bem mais simples: uma vez comprado, (antecipadamente pela internet, imprimindo-se o recibo na sua própria impressora), dirija-se ao local indicado por "ExpressPlus" ou "QuickQueue" e exiba o recibo da compra ou a pulseira identificadora (no caso do Seaworld). Pronto. Você será levado diretamente para o brinquedo, sem passar por qualquer tipo de fila.
Obs.: caso você tenha impresso o comprovante com impressora jato de tinta, é importante que você leve ao parque um "porta-crachá" para colocar nele o pedaço do papel com o código de barras, caso contrário, dada a quantidade de brinquedos que molham, há uma grande chance de seu comprovante ficar borrado e ilegível. Caso você esqueça de levar, você pode adquiri-lo no parque por "apenas" cinco dólares.
4. O que são as filas para "Single Riders"?
Em algumas atrações - notadamente as montanhas-russas - é muito comum grupos quererem estar juntos quando disfrutam do brinquedo. Acontece que esses grupos, muitas vezes em números ímpares, fazem com que um, dois, três assentos numa mesma fileira fiquem vagos. Nessas horas, o funcionário chamará, para preencher as vagas, pessoas que estejam na fila para "single riders".
Essa técnica eu usei em 2009 (quando estive sozinho no Animal Kingdom) e agora em 2010 com minha família, principalmente com meu sobrinho Filipe. Nós íamos à fila dos single riders juntos, eu andava no brinquedo primeiro e ficava esperando por ele na saída, para encontrá-lo logo que saísse do carrinho posterior ao meu. Isso deu muito certo e nos poupou umas boas horas de espera.
O sistema do "single riders" funciona com perfeição nos parques da Disney (o que não é nenhuma surpresa). Já na Universal Studios, por exemplo, a execução da coisa era uma catástrofe. Na montanha-russa Hollywood Rid Ride Rockit!, a coisa mais comum era saírem carros e carros com vários assentos vagos. Segue uma foto pra comprovar o que estou dizendo:
Nesse carro, das 6 vagas, apenas 4 foram aproveitadas. Eu mesmo, que estava na fila dos "singles riders", chamei a atenção da funcionária, mas ela fez cara de paisagem e a situação continuou assim.
No entanto, ainda que mal executado, o sistema compensa e, se você não se incomodar em "rodar" sozinho, isso vai te economizar horas de dores nos solados dos pés. :)
RESUMO DA ÓPERA
- Vá aos parques de domingo a quinta;
- Sempre chegue pouco antes do parque abrir;
- Utilize as atrações mais populares nas primeiras e últimas horas de funcionamento dos parques;
- Abuse do FastPass e procure incluir, no seu orçamento, verba para o ExpressPlus ou QuickQueue;
- Evite refeições em horário de pico;
- Podendo, dê preferência às filas de "single riders".
Seguindo essas dicas, pode ter certeza, você amará ainda mais seus dias de diversão!
Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.