2.6.10

Visto para a Rússia: isento ou não?




Prezado leitor,

Sobre a dispensa do visto de turismo para brasileiros viajante à Rússia, peço que você leia o último post da série, devidamente atualizado, clicando aqui.

Atenciosamente,

Breno.



Há pouco, na Folha de São Paulo online vi notícia datada de 20 de maio passado informando a queda da exigência do visto de turismo para brasileiros que visitam a Rússia. A matéria diz que, segundo a Embaixada Russa no Brasil e o Itamaraty, a isenção do visto valerá a partir de 07 de junho desse ano.

Pesquisando o site da Embaixada Russa, tanto na página inicial, na área de assuntos consulares e vistos, não encontrei qualquer referência sobre o tal 7 de junho. O mesmo resultado obtive quando pesquisei o site do Consulado da Rússia no Rio de Janeiro (http://www.consrio.mid.ru e http://www.consrio.mid.ru/viz_inf.html) e em São Paulo (http://www.sao-paulo.mid.ru/pt/index.html e http://www.sao-paulo.mid.ru/pt/vistos.html). Tentei contato telefônico com todas essas repartições diplomáticas, mas, em todas as ocasiões, os funcionários, por não falarem português (nem inglês, espanhol, francês ou alemão), nada me informaram, pedindo que eu ligasse em outro dia e em outro horário.

Já no lado brasileiro, tenho feito contato com a Divisão de Atos Internacionais, do Ministério das Relações Exteriores, e hoje falei também com o pessoal da Divisão de Imigração. Ambos os setores são unânimes em afirmar que a "vigência internacional" do acordo de isenção tem data marcada para 07 de junho. No entanto - e aí a certeza só vale para o Brasil -, para que o acordo seja incorporado à legislação brasileira, falta, ainda, a promulgação de um decreto presidencial, o que DEVE ocorrer até o dia 07. Eles não souberam informar se a legislação russa também possui regra semelhante.

A essa altura, o leitor pergunta: "E AGORA, VIAJO PARA A RÚSSIA SEM TIRAR O VISTO?"

Infelizmente, talvez por não falar russo, eu ainda não consigo chegar a alguma conclusão concreta sobre o assunto. Em tendo viagem marcada para a semana que vem, eu NÃO iria até a Rússia, sob pena de me ver repatriado ou algo do tipo. EU, Breno, alteraria o meu roteiro de viagem, ou então arcaria com os custos do visto (que não são poucos).

Prometo continuar tentando o contato com a embaixada e os consulados russos no Brasil. Faço um apelo a algum eventual leitor que seja fluente na língua deles, que tente obter pra gente essa informação através dos seguintes fones: (11) 3814-4100 ou 3814-1246; (21) 2274-0097; e (61) 3223-3094 ou 3223-4094.

Говорите ли вы русский язык? и бразильский португальский? Нам нужна ваша помощь...



Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.