23.5.11

Projeto "Buenos Aires, Brasil"



Oi pessoal!

É com muito prazer que informo a vocês que o ViajanteAmador.com está apoiando um interessantíssimo projeto denominado "Buenos Aires, Brasil". Trata-se de um livro de fotografias do Fotógrafo Josivan Rodrigues em formato "cartão-postal" que retratará o cotidiano da cidade de Buenos Aires, Pernambuco!

Mas muito além de querer mostrar aos porteños as semelhanças - e principalmente as diferenças - entre a pitoresca e pacata cidade pernambucana e a megalópole cosmopolita argentina, o projeto é um dos pioneiros no formato de "financiamento coletivo". Isso significa que eu, você, um primo, um amigo, enfim, qualquer um, pode colaborar para a produção e execução do projeto. No site do fotógrafo, ao final do  release jornalístico do futuro livro, qualquer interessado pode fazer uma doação de R$ 50,00. Em contrapartida, o colaborador recebe uma cópia do livro, além de ter seu nome posto entre o rol dos que apoiaram a iniciativa.

O lançamento da obra está estimado para o dia 07 de julho na Buenos Aires argentina.

Participe você também dessa cadeia produtiva cultural!
Mais detalhes em josivanrodrigues.com/buenosairesbrasil/

Segue o texto jornalístico sobre a produção:


Projeto do fotógrafo Josivan Rodrigues vai levar a cidade pernambucana de Buenos Aires à capital argentina em livro e mostra fotográfica

Por Marcelo Negromonte

Captar a vida do cidadão comum do interior do estado de Pernambuco e ao mesmo tempo chamar a atenção para a ironia contida nos nomes de algumas cidades brasileiras. Em essência, esse é o foco do projeto intitulado Buenos Aires, Brasil, do fotógrafo e designer, Josivan Rodrigues, que vai produzir um livro-cartão postal e uma mostra fotográfica de imagens da cidade de Buenos Aires (Zona da Mata pernambucana) na capital Argentina. O lançamento da obra, que é realizada através de financiamento colaborativo, está previsto para o dia 7 de julho próximo, na Buenos Aires portenha.

De acordo com Rodrigues, a idéia surgiu pela oportunidade de divulgar mais da cultura pernambucana lá fora e também o de chamar a atenção para a irreverência na homenagem contida no batismo da Buenos Aires pernambucana. “Existe uma história local que fala da passagem de um padre argentino que, no início do século 20, encontrou similaridade entre o clima do povoado e o da capital portenha e por isso teria batizado o lugar”, explica. Registros oficiais informam que a então vila de Buenos Aires ganhou denominação legal de município em dezembro de 1963.

Outra curiosidade é um dos times locais chamado de “Boca Juniors”, que tem uniforme evocando as cores do grupo argentino. Lá também iremos encontrar uma torcida organizada da Seleção Argentina, que não se deixa abalar nem em período de Copa do Mundo. “Acredite! Lá você vai encontrar brasileiro que torce por Maradona e companhia mesmo que seja em um jogo contra o Brasil”, brinca Rodrigues.

Sobre a cidade, o fotógrafo relata que a maior dificuldade nessa fase é a escolha das fotos que irão compor o livro. “A cidade inteira é muito fotogênica. Temos um material vasto e muita coisa boa. O desafio será mesmo na seleção dos cliques que serão transformados em cartões postais”, diz.

Produzido em português e em espanhol, o projeto está atualmente em fase de captação de recursos financeiros e, para tanto, está utilizando um modelo novo em mobilização chamado financiamento colaborativo. O blog especializado em roteiros turísticos, Viajante Amador, que adquiriu quatro cotas institucionais, aposta no inusitado da idéia para aumentar a sua divulgação. “Para nós, a possibilidade de contribuir com o projeto é uma grande oportunidade, pois torna possível a divulgação da nossa marca com um investimento pequeno. Outro motivo pelo qual o projeto nos interessa é o crescente acesso do brasileiro à Buenos Aires portenha, que por sua vez acaba aumentando o número de visitas ao blog“, relata Breno Beltrão, editor do website.

Para Eduardo Farias, jornalista, que adquiriu uma cota individual do livro, a idéia de fazer financiamento colaborativo é algo bastante oportuno em tempos de mídia social e difusão de informação imediata. “Acredito que esse tipo de mobilização só tem a crescer, pois utiliza a nossa rede de amigos como grande difusor da informação. E como é uma ótima idéia, as possibilidades de financiamento total são enormes”, afirma. Neste modelo colaborativo, o custo do projeto é dividido em cotas de participação e os colaboradores recebem um exemplar do livro Buenos Aires, Brasil, além de terem seus nomes creditados como apoiadores da publicação. Os colaboradores institucionais terão suas marcas inseridas no livro e em todo material gráfico de divulgação, bem como exemplares da obra.

josivanrodrigues.com/buenosairesbrasil/


Gostou do post? Clica no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.