26.6.12

Cancelamento de viagem: diárias pré-pagas de hotel


Eu já tive a oportunidade de começar a relatar, neste post e neste outro, as repercussões de uma viagem de família que foi cancelada por motivo de saúde (infarto do meu irmão no balcão de check-in do aeroporto).

Recentemente, mais um capítulo dessa novela foi encerrado e, felizmente, com um saldo positivo.

A viagem, que envolvia onze pessoas, começaria por Las Vegas. E para a época escolhida (31 de dezembro), as opções eram poucas e os custos (quase) proibitivos. A decisão do grupo foi optar por uma reserva pré-paga, não reembolsável, no Hampton Inn Tropicana, pertinho da Strip e com uma ótima relação de custo-benefício.

Depois de todo o alvoroço aeroporto-hospital-casa-hospital, eu somente consegui ligar para o Hampton Inn no fim da tarde do dia 31 de dezembro, horário de recife, final da manhã no horário de Las Vegas. A atendente, após ser informada que nós não mais iríamos viajar e, por conseqüência, utilizar os quartos pagos, me informou que passaria o assunto para a supervisora e pediu que eu retornasse a ligação uma hora mais tarde. Já que o valor da reserva paga era de quase 1.300 dólares (hoje mais de 2.600 Reais), achei que valeria - e muito - retornar quantas ligações fossem necessárias.

No segundo contato, me informaram que a supervisora havia encaminhado o assunto para o departamento de "advance purchase" dos hotéis Hilton e que tudo, a partir de então, seria resolvido por eles. Me deram um fone dessa central e passei a ligar para lá.

Os meus contatos com o "advance purchase" começaram ainda no dia 31 de dezembro de 2012. Me pediram pra enviar, por fax, documentação do hospital informando o período em que meu irmão permaneceu internado. Disseram que as declarações poderiam ser em português mesmo e, que, caso concedido, os valores das diárias seriam devolvidos apenas e tão-somente por conta do problema de saúde envolvido, o que seria uma das raríssimas exceções à política da tarifa "não-reembolsável".

Após esse primeiro contato, foram necessários outras dez ligações para diversos esclarecimentos sobre o(s) fax(es) enviados, tudo com muita paciência.

Mas tudo valeu a pena. Agora em junho apareceu no extrato parcial do cartão de crédito as informações de reembolso. Todas as diárias foram devolvidas, com exceção do valor do "tax" (imposto).

E o que eu aprendi com tudo isso? Vale a pena fazer uma reserva de hotel pré-paga?

As reservas de hotel pré-pagas podem ser uma opção vantajosa, desde que:
  1. Você esteja 100% convicto de que vai viajar para um certo destino numa certa data, e que não vai desistir da viagem; 
  2. A tarifa pré-paga seja muito mais barata que a tarifa flexível (reembolsável, com cancelamento grátis ou tantos outros nomes que apareçam por aí); e 
  3. Você escolha uma grande cadeia internacionais de hotéis, como a rede Hilton, que tenha uma política de exceções ao não-reembolso. Assim, se algo de muito ruim acontecer - como um problema de saúde - e a viagem tiver de ser cancelada, há como recuperar o prejuízo, ainda que com muito trabalho, insistência, paciência e uma boa dose de inglês pra poder negociar com o pessoal pelo telefone.
Bom, relendo o texto, me pareceu que são três requisitos bem difíceis de cumprir, né? Melhor fazer a reserva mais cara, mas com cancelamento grátis. ;)

Abraço.


Gostou do post? Clica no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.