14.6.12

Fusão LAN e TAM: como será?

Futura identidade visual da companhia fundida?

Dentro de poucos dias, teremos o início da fusão entre a LAN e TAM. Até agora, tivemos uma série de protocolos de intenções e consulta aos órgãos reguladores brasileiros e chilenos. A data marcada para a troca de ações, 12 de junho de 2012, foi estendida por 10 dias. Mas para nós, viajantes amadores, o que deverá mudar?

Infelizmente, pouco se sabe ainda, de concreto, dos efeitos secundários da transação. Na verdade, a operação mais parece uma incorporação da TAM por parte da chilena LAN. Por enquanto, ambas as companhias - por meio da página da LATAM (em inglês) - informam que não há prazos finais para a concretização da fusão e, até que isso ocorra, não haverá mudanças significativas. Quem comprou bilhete TAM, continuará voando TAM, e o mesmo se diga para quem comprou bilhetes da LAN. Mas nós, consumidores ansiosos, não podemos deixar de especular sobre o assunto.

A nova companhia - que se mantiver o nome LATAM vai terminar sendo objeto de piadas aqui no Brasil - será administrada pela LAN, com escritórios no Brasil e no Chile.

A TAM deverá sair da Star Alliance e fará parte, junto com a LAN, da ONEWORLD, outra aliança mundial de companhias aéreas, atualmente formada por: American Airlines, Air Berlin, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, JAL, Qantas, Royal Jordanian e S7 Airlines, a maioria desconhecida pelos consumidores brasileiros.

É bem provável que os programas de fidelização das duas companhias seja unificado. Assim, clientes Fidelidade das categorias branca, azul, vermelha e black deverão ser transferidos, após a conclusão do processo, para o programa LANPASS, nas categorias Premium, Premium Silver e Comodoro, categorias essas equivalentes à divisão da Oneworld em Ruby, Safira e Esmeralda.

E quanto aos destinos internacionacionais a partir do Brasil? Além dos vários oferecidos com saídas nacionais pelas companhias restantes da Star Alliance (Air Canada, Air China, Lufthansa, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP Portugal, Turkish Airlines, United e US Airways) e Skyteam (Aeromexico, Air France, Alitalia, Delta Air Lines, KLM e Korean Air), ficaremos com as seguintes opções atualmente existentes de voos internacionais pelas companhias da Oneworld:

Belo Horizonte - Miami, via American Airlines
Brasília - Miami e Orlando, via American Airlines
Foz do Iguaçu - Lima, via codeshare LAN/TAM
Manaus - Miami, via American Airlines
Porto Alegre - Buenos Aires (AEP), via codeshare LAN/TAM
Recife - Miami, via American Airlines
Rio de Janeiro - Dallas (DFW), via American Airlines
Rio de Janeiro - Miami, via American Airlines
Rio de Janeiro - Nova Iorque (JFK), via American Airlines
Rio de Janeiro - Barcelona e Madri, via Iberia
Rio de Janeiro - Buenos Aires, via codeshare LAN/TAM
Rio de Janeiro - Londres (LHR), via British Airways
Rio de Janeiro - Santiago, via codeshare LAN/TAM
Salvador - Miami, via American Airlines
São Paulo - Dallas (DFW), via American Airlines
São Paulo - Nova Iorque (JFK), via American Airlines
São Paulo -  Miami, via American Airlines
São Paulo - Barcelona e Madri, via Iberia
São Paulo - Buenos Aires, via codeshare LAN/TAM
São Paulo - Lima, via codeshare LAN/TAM
São Paulo - São Francisco (via Lima), via codeshare LAN/TAM
São Paulo - Santiago, via codeshare LAN/TAM
São Paulo - Londres (LHR), via British Airways

Esse quadro deverá mudar um pouco, principalmente quanto às rotas executadas em "codeshare", que deverão ser absorvidas/renomeadas pelas atualmente servidas pela TAM e pela LAN.

É isso. Esperemos pra ver no que vai dar essa história toda.

Gostou do post? Clique nos botões abaixo e ajude-nos a divulgá-lo nas redes sociais.