31.1.12

Eurodisney: evite a quarta-feira!


Ir aos principais parques de diversões do mundo requer um cuidado especial na hora de seu planejamento de viagem. Afinal de contas, não é nada divertido esperar uma hora (ou mais) na fila para rodar nos brinquedos.

No caso da Eurodisney, isso não é diferente. Ao elaborar sua estratégia de visita, tenha como regra geral evitar a ida aos parques nos fins de semana e nas quartas-feiras. É que boa parte das escolas francesas institui, além dos sábados e domingos, o meio da semana como dia de descanso obrigatório.

Além disso, é importante pesquisar os dias de feriados e recessos escolares. Coloque no google os termos de pesquisa "feriados escolares França" ou (em inglês) "school holidays France". O resultado aparecerá em várias páginas com os respectivos períodos de atividade escolar.

Aproveite!


Posts da série "Eurodisney":
Versalles ou Eurodisney?
Destino: Eurodisney
Destino: Eurodisney - Estratégia de Visita
Destino: Eurodisney - Walt Disney Studios
Destino: Eurodisney - Disneyland Park - Primeira Parte
Destino: Eurodisney - Disneyland Park - Segunda Parte
Eurodisney: Evite a quarta-feira!

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27.1.12

Preparando a sua viagem: horários dos parques de Orlando


Vai aos parques de Orlando? Programe-se com antecedência, descobrindo o horários dos parques de diversões através dos links abaixo:

Parques da Disney:
Magic Kingdom
Epcot
Disney's Hollywood Studios
Animal Kingdom
Blizzard Beach
Typhoon Lagoon

Parques da Universal:
Universal Studios
Universal Islands of Adventures

Parques da Seaworld:
Seaworld
Aquatica
Discovery Cove
Busch Gardens - Tampa
Adventure Island - Tampa


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26.1.12

Cancelamento de viagem: Ingressos de espetáculos.

Como informei no post publicado em 3 de janeiro passado, uma viagem programada agora para o mês de janeiro pela minha família não pode acontecer devido ao fato de um dos meus irmãos ter sofrido um infarto durante o momento do check-in.

Desde então, temos tomado uma série de medidas para tentar o reembolso de alguns gastos efetuados até a véspera do embarque. O resultado disso tudo eu pretendo compartilhar, em capítulos, com vocês.

Dentro da programação da viagem, adquirimos ingressos para assistir ao musical "Wicked" e ao espetáculo "Iris" do Cirque du Soleil, ambos em Los Angeles.

Os ingressos para Wicked foram comprados pela internet, através do site americano do Ticketmaster. Junto com os emails de confirmação, havia um link de contato com o número 800-653-8000. Entrei em contato telefônico com eles, informei o ocorrido e eles ficaram de avaliar a possibilidade de reembolso. Menos de 24 horas depois, recebi, por email, a confirmação de que os valores dos ingressos - com exceção das taxas administrativas - seriam estornados para o cartão de crédito da compra em até 30 dias úteis. Em bem menos tempo que isso, verifiquei no extrato que, de fato, a promessa havia sido cumprida.

Os bilhetes de "Iris" foram adquiridos diretamente no site do Kodak Theater de Los Angeles. Os emails de confirmação traziam um número para assistência (877-943-4747). Tive que ligar algumas vezes até conseguir falar com uma funcionária da "Box Office" (bilheteria) do teatro. Expliquei o ocorrido, informei os números dos pedidos e ela, na mesma hora, informou que o estorno seria feito em até quatro semanas. O reembolso já consta do extrato do cartão de crédito e, ao que tudo indica, chegou bem antes do prazo por eles informado.

Fiquei extremamente satisfeito com atendimento que me foi dado pelas duas empresas. Ambas demonstraram solidariedade ao fato e cumpriram suas promessas de reembolso. É importante salientar, porém, que a devolução dos valores só foi possível por conta da ocorrência de fato imprevisível. Para os casos de mera desistência, a política geral é a de não-devolução e não-cancelamento, o que, no caso do Ticketmaster, pode ser coberto através da aceitação de um seguro oferecido no momento da aquisição dos bilhetes.

A lição que fica é a de que, em ocorrendo algo, entre em contato - preferencialmente telefônico - com a empresa que vendeu o serviço a você. Se você não dominar o idioma, encontre alguém que possa fazer a ligação por você. O contato humanizado, em ambas as situações, com instituições sérias e confiáveis, me pareceu ser um fator importantíssimo para se evitar um prejuízo maior.

Aguardemos os próximos capítulos dessa novela: hotéis pré-pagos e passagens aéreas. Aqui é que o bicho deve pegar...

Abraço.


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24.1.12

Baraka: a melhor viagem de todos os tempos...


Recentemente, tive a fantástica e inesquecível oportunidade de assistir ao filme "Baraka".

Baraka tem 90 minutos de imagens. Há quem diga que nele não há uma única palavra. Particularmente, penso  que nele há todas as palavras do mundo.

Os produtores e executores do filme - basicamente 5 pessoas apenas - resolveram mergulhar num projeto que pretendia capturar e eternizar as belezas do mundo. Conseguiram. As imagens foram captadas em película de 65 milímetros (bem maior que a convencional de 35mm). Foram dois anos inteiros circulando por vinte e quatro países (inclusive o Brasil) com 1100 quilos de bagagem.

Mas todo esse trabalho hercúleo valeu a pena. Os 150 mil "frames" de beleza em estado bruto e forma pura. Não há como descrever em palavras. Só digo que é simplesmente uma obra prima do cinema mundial.

A produção, de 1992, passou por um minucioso processo de restauração. Todas as imagens foram digitalizadas em resolução 8K (oito mil pixels de largura - algo como quatro vezes o tamanho da sua TV full HD) e agora estão disponíveis em Bluray.

Eu recomendo demais o filme. Não apenas para quem gosta de viajar, mas pra gosta de apreciar o belo, o perfeito e aquilo que o ser humano consegue produzir em sua plenitude.

Corram até a locadora mais próxima e aluguem o bluray de Baraka. É uma experiência verdadeiramente imperdível. Fica abaixo apenas um gostinho do que tem no filme. Abraços!


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20.1.12

Gol: volta a R$ 49


A GOL promete começar o ano com uma promoção aparentemente bem interessante. A idéia é vender passagens de volta por R$ 49,00 nos voos realizados entre 01.02.2012 a 30.04.2012, com compras entre 20:00 de 20.01 até 08:00 de segunda-feira, 23.01.2012.


Regras da promoção:

*Promoção válida para todos os trechos domésticos e internacionais regulares operados pela GOL (exceto Caracas e região do Caribe).
*Período de vendas: das 20:00 do dia 20/01/2012 as 08:00 de 23/01/2012.
*Período de voos: entre 01/02/2012 e 30/04/2012
*Tipo de viagem: ida e volta obrigatória.
*Estadia mínima: duas noites no destino.
*Acúmulo de milhas Smiles 30%
*Cancelamento e alteração: R$ 80,00 ou 100% da tarifa, o que for menor. Além de eventuais diferenças tarifárias, se houver.
*No-show: 100,00.
*Reembolso: 30% sobre o valor da tarifa.
*Desconto para crianças de 02 a 11 anos: Não se aplica.
*A promoção está sujeita a limitação de assentos na família promocional. Quantidade mínima por trecho: 10.

3.1.12

Cancelamento de viagem: a gente sempre acha que só pode acontecer com os outros...

Queridos colegas viajantes,

O post de hoje é mais um desabafo do que qualquer outra coisa.

Ao longo do segundo semestre de 2011, eu e meus familiares passamos meses planejando uma baita viagem com a família toda reunida. Isso não acontecia há muitos anos.

Primeiro vieram as tratativas para se estabelecer a data da viagem, o que, levando em conta a agenda de sete adultos (além de quatro crianças), não era tarefa fácil. E o período disponível não foi dos melhores: final de dezembro e começo de janeiro. Altíssima estação, tudo muito caro e confuso, fez-se uma verdadeira ginástica pra se descobrir um destino, uma rota, as datas e conexões adequadas para não tornar os custos da viagem proibitivos.

O destino viável terminou sendo Las Vegas e o sul da Califórnia (Los Angeles, Anaheim e San Diego). Carros foram alugados (reservados, na verdade), assim como hotéis e toda a programação para os parques da Disney e Universal da região. Eu aproveitei para programar uma esticada e comprei um bilhete Los Angeles - Tóquio - Hong Kong - Los Angeles e ia incluir também Macau, Taiwan e Shenzhen (na China, com possibilidade de se ir a Xian e Shanghai) nessa segunda parte da viagem.

A partir daí, foram MESES de planejamento, tanto para a parte americana, quanto para a parte asiática. Pobrezinho do blog, coitado, por ser quase impossível conciliar trabalho + família + vida social + planejamento de viagem, ficou praticamente sem ser alimentado esse tempo todo.

E os meses se passaram pra todos nós, até que, depois de dezenas de horas de ligações telefônicas, centenas de emails, estávamos todos nós no aeroporto, na madrugada do dia 30 para 31 de dezembro, com tudo pronto.

Eis que, no check-in, meu irmão passou muito mal e teve que ser levado ao hospital. Era um infarto. Talvez a ansiedade de voltar a viajar com esposa, filhos e família tenha contribuído para o ocorrido, mas o fato é que não pudemos embarcar. E FELIZMENTE não pudemos embarcar, pois se o infarto tivesse ocorrido durante o voo, certamente não teria havido socorro hospitalar em tempo hábil e ele teria morrido. Com isso, a gente reaprende que há males que vêm para o bem MESMO...

Passado o susto, tomadas todas as providências, tudo já está bem novamente. A viagem será adiada por alguns meses, mas acontecerá. Voltaremos a negociar com a TAM a Aeroméxico. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Da minha parte, vou tentar remarcar a "parte asiática" para o mais breve possível. A programação já tava toda feita. Agora, é arrumar passagem pra chegar lá e contar tudo aqui no blog.

Feliz ano novo a todos e que venham muitas viagens por aí!

23.12.11

Novas regras sobre a dispensa de preenchimento da Declaração de Bagagem: E agora, José?

Nesses últimos dias, os órgãos de imprensa fizeram questão de publicar notícia referente à  Instrução Normativa RFB nº 1.217, de 20 de dezembro de 2011 sobre a dispensa da Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA) para os viajantes que chegam do exterior. Tamanho foi o estardalhaço da divulgação que nós, reles viajantes, chegamos a pensar que algo realmente significativo teria mudado.

Nessa hora, falei: "Calma, José! Nada mudou.".

As regras sobre isenção e cobrança de Imposto de Importação continuam as mesmas. A Portaria 440 e a Instrução Normativa 1.059, nesse aspecto, permaneceram intactas. Todas aquelas explicações que já dei aqui no Viajante Amador também continuam se aplicando. Para lê-las, clique aqui.

Mas, então, o que mudou? Muito simples: se você não tiver bens a declarar, não terá que preencher aquele formulário branco da Receita Federal para entregar ao fiscal no desembarque. Só isso.

É. Ainda não foi dessa vez. De novo!

Abraços!

Posts da Série "Bagagem e Impostos":
Portaria 440/2010 do Ministério da Fazenda: a promessa que não se concretizou...
Portaria 440/2010 - Capítulo 2: A Instrução Normativa 1059/2010, ou "mais do mesmo"...
Portaria 440/2010 - Capítulo 3: Cara, cadê minha DST?!?!
Portaria 440/2010 - Capítulo 4: O segredo da Pitonisa
Novas regras sobre a dispensa de preenchimento da Declaração de Bagagem: E agora, José?


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13.12.11

Up-to-date: Recife-Maceió - condições da estrada (dezembro de 2011)


E mais uma vez o Viajante Amador realizou a simpática viagem de carro entre Recife e Maceió nos dias 10 e 11 de dezembro de 2011, final de semana passado. Aqui vão as atualizações sobre as condições da estrada:

Pela BR-101:
- a duplicação da BR-101 no trecho alagoano continua um sonho impossível. Nenhuma parte compreendendo a divisa com Pernambuco até Maceió está duplicada. A pista está em condições razoáveis, apresentando buracos e crateras perigosos com uma certa regularidade;
- o trecho entre Palmares (PE) e Novo Lino (AL), com mais ou menos 32 km, continua com 24 km de caminhos em péssimo estado. A ponte provisória que existia foi substituída por estrada. Houve uma discreta melhora em alguns pontos, o que faz com que esse trecho seja percorrido em quarenta minutos, ou um pouco menos.
- O trecho entre Palmares (PE) e Recife continua duplicado e OK. Em alguns locais, placas de concreto estão sendo refeitas, o que exige uma certa atenção do motorista para alguns estreitamentos de pista. Ainda assim, São 125 quilômetros (dos 259 totais) tranquilos.
- A distância entre as duas capitais, pela BR-101, continua um tédio só. Há poucos locais pra se parar para um descanso, um café, exceto postos de gasolina bem modestos. A estrada não tem qualquer atrativo. Continua sendo uma má escolha, mesmo pra quem estiver com pressa de chegar lá.

Pelo Litoral:
- Continuam sendo 262 km. 3 a mais que pela BR;
- O trecho entre o Cabo de Santo Agostinho (PE) e até depois da entrada para Porto de Galinhas está em reforma e ampliação (a contagotas), com alguns gargalos de trânsito e asfalto precário;
- Um outro pequeno trecho entre Porto Calvo e Japaratinga (ambas em Alagoas), a estrada exige mais atenção do motorista pela presença de alguns buracos bem grandes;
- O tráfego de caminhões é muito menor, o que exige menos ultrapassagens;
- Há vários locais para se parar, descansar e comer bem em Peroba, Maragogi e Japaratinga, além de alguns momentos em que se segue ao longo da costa, junto ao mar, o que torna a viagem infinitamente menos entediante que pela BR. Não deixe de ler o post específico sobre o assunto.

É isso. Continuaremos fazendo nossas viagens pelo litoral. Ainda não acredito que compense ir pela BR 101.

Abraço!


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29.11.11

Milhares de viagens e prêmios infinitos: sim, você pode!!!!

Dinheiro e carro: mais novo email fraudulento enviado aos clientes Fidelidade TAM...
Queridos leitores,

Às vezes eu fico besta com certas coisas aqui na internet. Houve um período, agora entre 2010 e 2011, em que todo santo dia eu recebia um email me informando ter ganho algum prêmio de loteria em algum país do mundo. Eram tantos prêmios que, juntando os valores, eu já poderia ter comprado Apple, Microsoft, Google, Facebook, Samsung e outras várias companhias mundiais diversas vezes. Talvez por já ter ganho todas elas, nunca mais chegou nenhuma mensagem me informando novos prêmios.

E pra compensar o sofrimento dessa "perda", contabilizei, nas últimas semanas, dez emails me dando prêmios em suposto nome do programa Fidelidade TAM. A origem de tudo isso, confesso a vocês, não sei. Talvez alguém tenha hackeado a base de dados do Fidelidade e conseguido os emails do pessoal todo e isso tenha caído em alguma lista de "spams" por aí. Pouco importa. O que interessa é que, mais uma vez, tem gente esperta querendo tirar vantagem dos desatentos por aí.

Vocês, como bons viajantes amadores, fiquem atentos. Seguem algumas capturas de tela desses emails:






O esquema é sempre o mesmo: vem uma mensagem dizendo:
a) que você é especial, bonito(a), chique, na moda, ou uma outra justificativa esdrúxula qualquer;
b) que por ser especial, ganhou um prêmio em dinheiro, pontos, carros, viagens (ou alguma outra promessa);
c) e que, pra receber a vantagem maravilhosa, basta clicar num link designado na mensagem.

Ao se clicar no link, que normalmente aponta para endereços (urls) super estranhos, vem algo assim:


Uma telinha cheia de imagens captadas do site da companhia aérea, com campos para você preencher com número do fidelidade, assinatura eletrônica e senha de resgate, ou seja, tudo o que um salafrário precisa pra emitir bilhetes com os seus pontos arduamente conquistados.

Confesso que não consigo conceber como alguém ainda cai nesse tipo de armadilha. Mas, só por precaução, aqui vão algumas considerações que valem tanto para esses casos do fidelidade, quanto para qualquer outra mensagem semelhante que você receba pela internet:

1. Não existe almoço grátis. Quando uma empresa oferece uma vantagem, ela normalmente vem agarrada a alguma promoção que exige algo de você: uma redação, uma frase, um pedido de divulgação de página do facebook e outras redes sociais, gastos maiores no seu cartão de crédito, e assim por diante. Por mais que você se ache merecedor de prêmio - e você pode até ser -, ele não virá de graça. E não vale acreditar, por exemplo, que o simples fato de encaminhar mensagens vai te deixar rico.

2. Sempre cheque a procedência das informações. É o que se chama de navegação segura. Se você recebeu um email com promoção do Fidelidade TAM, vá ao site oficial da empresa e verifique se a informação aparece lá. Se não souber como procurar no site, ligue para a central de atendimento ao cliente (toda empresa tem uma) e peça pra confirmar a disponibilidade da oferta. Em último caso, faça uma busca no Google (www.google.com.br) sobre aquela promoção e veja se algum órgão de imprensa, site ou blog já falou sobre ela.

3. Sempre cheque a procedência dos produtos e serviços. Se alguém oferecer a você uma passagem aérea por um preço muito baixo, procure saber como o preço foi conseguido. Esse "precinho camarada" pode, por exemplo, ter vindo de uma compra com cartões de crédito clonados ou de invasão e captura de dados de perfis de programa de fidelização (Smiles, Fidelidade etc) quadrilhas organizadas. Lembre-se de que a responsabilidade de fiscalizar e prevenir a atividade dos estelionatários TAMBÉM é sua.

4. Proteja seus dados pessoais e os dos outros. Não digite número de CPF, Identidade e endereço, informações bancárias e números de cartão de crédito sem que haja uma justificativa real para isso. Não divulgue seu email à toa pela internet, nem exponha o endereço virtual dos seus amigos, conhecidos e parentes, aprendendo a usar o campo "BCC" ou "CCO" no seu site ou programa de email. Se for encaminhar uma mensagem, apague qualquer endereço de email que esteja escrito dentro do texto.

Agindo de forma consciente, certamente você minimizará a chance de ser vítima desse montão de golpistas por aí.

Abraço!


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22.11.11

Velouté, concassé, tartar com manjar? (A.K.A. "Micro Dicionário de Gastronomia")


Comer é tudo de bom. E poder comer à vontade, sem culpa e sem medo de se arrepender nos meses seguintes, deve ser melhor ainda. Eu, infelizmente, não faço parte desse último grupo, mas quando como, tento aproveitar cada minuto.

Em algumas ocasiões, porém, comer pode ser uma tarefa difícil, principalmente pra quem não vive enfiado no mundo da gastronomia. São nomes e termos estranhos, oriundos principalmente da culinária francesa e que deixam qualquer não-expert na maior dúvida: afinal de contas, como saber se uma "cama de peixe com velouté e pannequet" é boa pedida? E o que danado é "confit" de "canard"?

A revista Época São Paulo resolveu dar uma mãozinha e publicou um matéria para ajudar a pessoas que, como eu e você, se perdem facilmente na estranheza desses cardápios. É claro que a matéria aponta os locais e os preços de onde você encontra essas delícias. Faz mal não. O que importa é aprender um pouquinho mais desse fantástico mundo saboroso...

Segue o link: http://epocasaopaulo.globo.com/comida-e-bebida/custa-traduzir/

Abraço!


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