22.11.09

Leitores pelo mundo: Itália

Publicado em 23.11.2009.
Republicado em 24.11.2009. Acrescentado com dica de Cesar Tavares.


O casal Leonardo e Mariana Accioly, em Veneza, durante viagem de 11 dias pela Itália.

Oi pessoal!
Hoje, tenho o prazer de iniciar a coluna "Leitores pelo mundo". Nela, teremos os relatos e fotos de leitores do Viajante Amador e suas experiências pessoais em suas viagens mundo afora.

O primeiro post vai retratar um pouco da viagem do casal Leo e Mariana Accioly pela Itália.

A idéia de ir à Europa e ficar apenas em um país surgiu da escassez de tempo do casal para as férias. Eles dispunham de apenas 11 dias e escolheram visitar a Itália em seus três destinos turísticos mais populares: Roma, Florença e Veneza. Em Roma, onde ficaram 5 dias, tiraram um para realizar passeios a destinos turísticos próximos: Nápoles, Pompéia e Capri. Já dos 3 dias de Florença, um foi destinado a conhecer Pisa e Siena.

Acredito que eles tenham feito uma excelente escolha quanto ao roteiro. Tudo bem que é perfeitamente possível passar MESES turistando pela Itália. Mas, com poucos dias disponíveis, a escolha das cidades foi extremamente feliz para se ter uma ótima noção dos principais destinos turístico do país.


ROMA

Monumento a Vitório Emanuele (1870) - Foto: Leonardo Accioly

Disse-me Leonardo que Roma é "Linda e ao mesmo tempo completamente caótica. Uma cidade que, como o Rio de janeiro, é 'beleza e caos'". Eu já estive em Roma e, confesso, concordo com o que ele disse. A cidade é um espetáculo de história e beleza e, muitas vezes, para mantê-los, perde-se um pouco da "praticidade" e "eficiência".

Atrações imperdíveis para fazer em 4 dias de Roma:

  • Coliseu;
  • Foro Romano;
  • Monte Palatino;
  • Museus Capitolinos;
  • Palácio Barberine Galleria Nazionale d'Arte Antica);
  • Praça Navona;
  • Pantheon;
  • Fontana di Trevi;
  • Castelo Sant'Angelo;
  • Vaticano: Basílica de São Pedro, Praça de São Pedro, Museus do Vaticano (separe um dia inteiro para isso);
  • Palácio Altemps;
  • Museu Nacional Romano;
  • Bairro de Travestere (para passeios e refeições);
  • Igreja de Trinità dei Monti, Scalinata di Spagna e Praça di Spagna; e
  • Museu e Galeria Borghese.

  • Basílica de São Pedro, Vaticano - Foto: Leonardo Accioly
    De Roma, o casal esticou para visitar Nápoles e Capri. Sobre essa última cidade, disseram ser "um balneário badaladíssimo com muitas opções de bons restaurantes e diversão. A cor da água é algo inacreditável. Pegue o funicular para a cidade de Capri (na ilha existem duas cidades Capri e Anacapri), e, de lá, um ônibus para o Pequeno Porto. Tem barezinhos e restaurantes ótimos onde se pode tomar vinho branco acompanhado de frutos do mar. Se der tempo, vale a pena pegar um barquinho, que sai do grande porto e visitar a Gruta Azul (11 euros)."
    Mariana em Capri. Foto: Leonardo Accioly.
    Ainda sobre Nápoles, segue uma dica de programa imperdível enviada por Cesar Tavares: "É quase um segredo a existência da Capela de Sansevero em Nápoles. Escondida nas vielas da parte alta da cidade, foi idealizada por Raimondo di Sangro, príncipe de Sansevero, ele próprio uma atração à parte. Sabe o tipo estereotipado de cientista “louco”, trabalhando nos subterrâneos do palácio? Basta dizer que uma de suas alcunhas era “a encarnação napolitana do Dr. Fausto”. A capela tem uma decoração riquíssima, com destaque para a escultura do Cristo velato e suas dobras impressionantes em mármore. Mas a coisa pega mesmo no subterrâneo, onde ficam as Macchine anatomiche. Aqui é bom respirar fundo e segurar o queixo. Após uma descida rápida, provavelmente na companhia de uma senhora ranzinza que não para de repetir que é proibido fotografar, chega-se à câmara que comporta os corpos de um homem e uma mulher, ambos basicamente reduzidos a esqueletos e alguns órgãos internos, impressionantemente envoltos pelo que seriam praticamente todas as veias e artérias do corpo, preservadas. Nada de pele, nada de músculos, só a rede de veias e artérias recobrindo tudo. Quem viu a exposição “Corpo Humano: Real e Fascinante” que visitou o Brasil em 2007 pode ter uma boa idéia. Detalhe: os corpos de Sansevero são da segunda metade do século 18. " O museu e a capela podem ser visualizados no site, disponível em italiano e inglês.
    Detalhe da Capela de Sansevero. Fonte: http://it.wikipedia.org/wiki/Cappella_dei_Sansevero
    Uma pena que eles não tiveram tempo de ir a Pompéia ou seguir pela Costa Amalfitana (Sorrento, Positano, Amalfi etc). Ao menos eles não terão dificuldade em ter motivos para voltar ao país, né?
    VENEZA Canal Grande, Veneza. Foto: Leonardo Accioly
    Segundo o casal, "Veneza é o lugar mais bonito que já conhecemos. O passeio da gôndola é legal porque é bem típico e romântico, mas custa os olhos da cara. Se não for acompanhado, prefira pegar os 'vaporetos'. Veneza é linda e cara. Não é o lugar ideal para compras. Além das ruas, canais, catedrais e a tão cantada e decantada Praça de São Marcos, é OBRIGATÓRIO conhecer-se o Palácio dos Doges (Palazzo Ducale) que abriga um acervo de arte impressionante. O palácio, por si só, já valeria a visita."
    Ponte di Rialto, no Canal Grande, Veneza. Foto: Leonardo Accioly
    Outros locais não mencionados, mas que certamente merecem uma visita, são:

    • Basílica de São Marcos;

    • Ponte dos Suspiros (conectava o Palazzo Ducale à prisão, local de muitos suspiros por partes dos prisioneiros a caminho do julgamento);

    • Igreja de Santa Maria della Salute; e

    • Murano (ilhota próxima a Veneza, local de fabricação dos famosos cristais).
    FLORENÇA

Duomo de Santa Maria del Fiore, Florença. Foto: Leonardo Accioly

    Sobre a cidade, Léo e Mariana escreveram: "Também é maravilhosa, mas, a exemplo de Roma, caótica. O legal é que o centro é pequeno e dá para fazer quase tudo a pé. Por isso é importante um hotel bem localizado. Ficamos em um perto da Ponte Vecchio. Perfeito!! A cidade tem ótimos Museus. OBRIGATÓRIO: o Uffizi (Galleria degli Uffizi), o maior da cidade, e a galeria da Academia (Galleria dell’Academia) onde fica a escultura de Davi de Michelangelo. Vale a pena conhecer, ainda, o "Jardim de Bóboli", atrás do palácio Pitti, de onde se pode ter uma vista aérea completa da cidade."
    Na cidade, eu ainda aconselharia, como programas imperdíveis:

    • o Duomo (cripta, domo, campanário e batistério, todos com entrada paga);

    • o Museo di Storia della Scienza; e

    • o Palazzo Vecchio.
    De Florença, os viajantes alugariam um carro para visitar Pisa, Siena e San Gimignano. Houve um problema com a reserva, eles tiveram de cancelar o aluguel e terminaram indo de trem para as duas primeiras cidades. Sobre elas, relataram: "Pisa é legal, mas só tem mesmo o conjunto que engloba a Torre, a Catedral e o Batistério. Em, no máximo duas horas, dá para ver tudo. De lá, pegamos um trem e fomos para Siena, onde nos surpreendemos com um centro bem preservado. Também vale a pena conhecer."
    Em Siena, recomenda-se o passeio pelos seguintes locais:

    • Piazza del Campo (e todos os edifícios em sua volta);

    • Palazzo Pubblico; e

    • Piazza del Duomo (com o próprio, Duomo e o Museo dell'Opera del Duomo).
    TURISMO AVANÇADO NA ITÁLIA:
    Para quem dispuser de mais alguns dias, uma boa pedida é passear pela região denominada “Cinque Terre”, localizadas na costa noroeste da Itália. Essa destino é formado pelas cidades de Monterosso al Mare, Corniglia, Vernazza, Riomaggiore e Manarola, que distam menos de 10 km umas das outras e apresentam belas paisagens de vilarejo de pesca encravados em altos penhascos. As cidades grandes próximas são Firenze (Florença) e Genova.
    ------------------------------------------------------------------------- E este foi o primeiro "post" da coluna "Leitores pelo mundo". Se você estiver viajando ou viajou recentemente e quer compartilhar informações sobre ela conosco, escreva pra mim (brenobeltrao@yahoo.com.br). Não precisa mandar muitos detalhes sobre as cidades não (isso é tarefa pros guias de viagem. hehe). Basta resumir quanto tempo ficou, o que visitou, relatar as programações imperdíveis e, é claro, alertar sobre eventuais micos. Não esqueça de mandar umas fotos também, ok?



Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.