Republicado em 24.11.2009. Acrescentado com dica de Cesar Tavares.
Oi pessoal! Hoje, tenho o prazer de iniciar a coluna "Leitores pelo mundo". Nela, teremos os relatos e fotos de leitores do Viajante Amador e suas experiências pessoais em suas viagens mundo afora.
O primeiro post vai retratar um pouco da viagem do casal Leo e Mariana Accioly pela Itália.
A idéia de ir à Europa e ficar apenas em um país surgiu da escassez de tempo do casal para as férias. Eles dispunham de apenas 11 dias e escolheram visitar a Itália em seus três destinos turísticos mais populares: Roma, Florença e Veneza. Em Roma, onde ficaram 5 dias, tiraram um para realizar passeios a destinos turísticos próximos: Nápoles, Pompéia e Capri. Já dos 3 dias de Florença, um foi destinado a conhecer Pisa e Siena.
Acredito que eles tenham feito uma excelente escolha quanto ao roteiro. Tudo bem que é perfeitamente possível passar MESES turistando pela Itália. Mas, com poucos dias disponíveis, a escolha das cidades foi extremamente feliz para se ter uma ótima noção dos principais destinos turístico do país.
Acredito que eles tenham feito uma excelente escolha quanto ao roteiro. Tudo bem que é perfeitamente possível passar MESES turistando pela Itália. Mas, com poucos dias disponíveis, a escolha das cidades foi extremamente feliz para se ter uma ótima noção dos principais destinos turístico do país.
Disse-me Leonardo que Roma é "Linda e ao mesmo tempo completamente caótica. Uma cidade que, como o Rio de janeiro, é 'beleza e caos'". Eu já estive em Roma e, confesso, concordo com o que ele disse. A cidade é um espetáculo de história e beleza e, muitas vezes, para mantê-los, perde-se um pouco da "praticidade" e "eficiência".
Atrações imperdíveis para fazer em 4 dias de Roma:
- Coliseu;
- Foro Romano;
- Monte Palatino;
- Museus Capitolinos;
- Palácio Barberine Galleria Nazionale d'Arte Antica);
- Praça Navona;
- Pantheon;
- Fontana di Trevi;
- Castelo Sant'Angelo;
- Vaticano: Basílica de São Pedro, Praça de São Pedro, Museus do Vaticano (separe um dia inteiro para isso);
- Palácio Altemps;
- Museu Nacional Romano;
- Bairro de Travestere (para passeios e refeições);
- Igreja de Trinità dei Monti, Scalinata di Spagna e Praça di Spagna; e
- Museu e Galeria Borghese.
-
Basílica de São Marcos; -
Ponte dos Suspiros (conectava o Palazzo Ducale à prisão, local de muitos suspiros por partes dos prisioneiros a caminho do julgamento); -
Igreja de Santa Maria della Salute; e -
Murano (ilhota próxima a Veneza, local de fabricação dos famosos cristais).
Ainda sobre Nápoles, segue uma dica de programa imperdível enviada por Cesar Tavares: "É quase um segredo a existência da Capela de Sansevero em Nápoles. Escondida nas vielas da parte alta da cidade, foi idealizada por Raimondo di Sangro, príncipe de Sansevero, ele próprio uma atração à parte. Sabe o tipo estereotipado de cientista “louco”, trabalhando nos subterrâneos do palácio? Basta dizer que uma de suas alcunhas era “a encarnação napolitana do Dr. Fausto”. A capela tem uma decoração riquíssima, com destaque para a escultura do Cristo velato e suas dobras impressionantes em mármore. Mas a coisa pega mesmo no subterrâneo, onde ficam as Macchine anatomiche. Aqui é bom respirar fundo e segurar o queixo. Após uma descida rápida, provavelmente na companhia de uma senhora ranzinza que não para de repetir que é proibido fotografar, chega-se à câmara que comporta os corpos de um homem e uma mulher, ambos basicamente reduzidos a esqueletos e alguns órgãos internos, impressionantemente envoltos pelo que seriam praticamente todas as veias e artérias do corpo, preservadas. Nada de pele, nada de músculos, só a rede de veias e artérias recobrindo tudo. Quem viu a exposição “Corpo Humano: Real e Fascinante” que visitou o Brasil em 2007 pode ter uma boa idéia. Detalhe: os corpos de Sansevero são da segunda metade do século 18. " O museu e a capela podem ser visualizados no site, disponível em italiano e inglês. Uma pena que eles não tiveram tempo de ir a Pompéia ou seguir pela Costa Amalfitana (Sorrento, Positano, Amalfi etc). Ao menos eles não terão dificuldade em ter motivos para voltar ao país, né?
Ponte di Rialto, no Canal Grande, Veneza. Foto: Leonardo Accioly
Outros locais não mencionados, mas que certamente merecem uma visita, são:
FLORENÇA
-
o Duomo (cripta, domo, campanário e batistério, todos com entrada paga); -
o Museo di Storia della Scienza; e -
o Palazzo Vecchio. -
Piazza del Campo (e todos os edifícios em sua volta); -
Palazzo Pubblico; e -
Piazza del Duomo (com o próprio, Duomo e o Museo dell'Opera del Duomo).
Na cidade, eu ainda aconselharia, como programas imperdíveis:
De Florença, os viajantes alugariam um carro para visitar Pisa, Siena e San Gimignano. Houve um problema com a reserva, eles tiveram de cancelar o aluguel e terminaram indo de trem para as duas primeiras cidades. Sobre elas, relataram: "Pisa é legal, mas só tem mesmo o conjunto que engloba a Torre, a Catedral e o Batistério. Em, no máximo duas horas, dá para ver tudo. De lá, pegamos um trem e fomos para Siena, onde nos surpreendemos com um centro bem preservado. Também vale a pena conhecer."
Em Siena, recomenda-se o passeio pelos seguintes locais:
TURISMO AVANÇADO NA ITÁLIA:
Para quem dispuser de mais alguns dias, uma boa pedida é passear pela região denominada “Cinque Terre”, localizadas na costa noroeste da Itália. Essa destino é formado pelas cidades de Monterosso al Mare, Corniglia, Vernazza, Riomaggiore e Manarola, que distam menos de 10 km umas das outras e apresentam belas paisagens de vilarejo de pesca encravados em altos penhascos. As cidades grandes próximas são Firenze (Florença) e Genova.
------------------------------------------------------------------------- E este foi o primeiro "post" da coluna "Leitores pelo mundo". Se você estiver viajando ou viajou recentemente e quer compartilhar informações sobre ela conosco, escreva pra mim (brenobeltrao@yahoo.com.br). Não precisa mandar muitos detalhes sobre as cidades não (isso é tarefa pros guias de viagem. hehe). Basta resumir quanto tempo ficou, o que visitou, relatar as programações imperdíveis e, é claro, alertar sobre eventuais micos. Não esqueça de mandar umas fotos também, ok?
Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.