24.11.09

Destino: Recife

Publicação original: 25.11.2009
Acrescido em 28.11.2009 e 09.12.2009.



Oi pessoal!

Resolvi fazer um post sobre Recife, sua região metropolitana e, porque não dizer, sobre Pernambuco.

A idéia do post tem raízes profundas. Ao longo dos anos, percebi que o crescimento exponencial do turismo na praia de Porto de Galinhas - o que é muito bom - terminou por inverter alguns papéis na jogada. Certa vez, me deparei com uma pessoa que animadamente me disse: "Ah, adorei Recife. Fui passar uma semana em Porto de Galinhas. Nossa, que lugar bacana!".

Porto de Galinhas (ou simplesmente "Porto", como dizemos aqui) é "massa" (também gíria local). Muito massa mesmo. Aquelas piscinas naturais, juntinho da praia, de água morna e transparente, cheias de peixinhos pra se dar de comer, tem coisa mais relaxante? E a simplicidade de Maracaípe, contrastando com os resorts espetaculares em Muro Alto? Tudo de bom.

Nada contra o turista visitar Porto. Tem mais é que ir, sim. Mas "Recife" não é apenas Porto de Galinhas. E era isso que eu queria dar uma pequena idéia pra vocês nesse post.


RECIFE


Praia de Boa Viagem, fim de tarde. Foto: Breno Beltrão

Geograficamente, Recife se divide em 4 partes: Centro, Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste. Normalmente, o turista que vem à cidade se hospeda na zona sul, onde fica a praia de Boa Viagem e a imensa maioria dos hotéis da localidade. A Região Metropolitana de Recife (RMR) agrega outros 13 municípios do Estado, destacando-se, em termos turísticos: Olinda, Igarassu, Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca (onde fica Porto de Galinhas).


RECIFE (Centro)

O carro-chefe do turismo no centro do Recife é o Bairro do Recife, ou, o "Recife Antigo".

A Praça do Marco Zero é o local de grandes eventos da cidade. O espaço amplo e incrivelmente ventilado é perfeito para as crianças correrem. À sua frente, vê-se o Parque de Esculturas de Francisco Brennand.

A Rua do Bom Jesus, além ser o endereço da Sinagoga Kahal Zur Israel (considerada a mais antiga das américas), apresenta ao visitante diversos exemplos de conceitos arquitetônicos urbanos ao longo dos séculos.


Sinagoga Kahal Zur Israel - Foto: Breno Beltrão

A Torre Malakoff, robusto edifício de 1855, além de observatório astronômico, é sede de exposições e eventos musicais.

Do outro lado do bairro, recomenda-se uma visita ao Paço Alfândega e um passeio pela Rua da Moeda (principalmente aos domingos, quando se pode ouvir ao ensaio de grupos de Maracatu).

Bem próximo ao Recife Antigo, cruze a ponte em direção à Praça da República. Lá se vê: O Teatro de Santa Isabel, O Palácio do Campo das Princesas (Governo de Pernambuco) e o Tribunal de Justiça. Ainda na mesma região (aí já no bairro de Santo Antônio), visite a Capela Dourada, O Gabinete Português de Leitura, e siga para sentir o calor e os aromas do Mercado de São José. Antes de voltar pro hotel, dê uma passada no Pátio de São Pedro. Se ainda estiver disposto, siga em direção ao Forte das 5 Pontas e vá fazer um passeio de Catamarã pelos rios da cidade.


RECIFE (Zona Sul)

Como dito antes, a zona sul (que compreende as áreas de Boa Viagem, Pina e Setúbal) normalmente acomoda os turistas da cidade. A praia de Boa Viagem e a Feirinha de Boa Viagem são as atrações turísticas principais da região. Se necessitar fazer umas comprinhas, o turista encontrará centenas de opções no Shopping Center Recife.


Uma boa pedida para a sobremesa de comida regional na Zona Sul do Recife está no restaurante Parraxaxá. É um dos meus favoritos nesse item. Foto: Breno Beltrão.


RECIFE (Zona Norte)

A zona norte da cidade é basicamente residencial. No entanto, se você veio à cidade para assistir a alguma partida de futebol, é nela onde se encontram os 3 estádios dos maiores times pernambucanos: o "Arruda" (do Santa Cruz), o dos "Aflitos" (do Náutico) e a "Ilha" (do Sport).


RECIFE (Zona Oeste)

A zona oeste, pouca conhecida pelos turistas, concentra o que, na minha modesta opinião, são as atrações turísticas mais interessantes do Recife: os "Brennand´s". Lá, Francisco Brennand e Ricardo Brennand (primos) construíram dois sítios que OBRIGATORIAMENTE devem constar do roteiro de qualquer pessoa que venha a Pernambuco.

O primeiro deles é a Oficina de Francisco Brennand (GPS: -8.040618,-34.963646). O local, além de sediar uma indústria de peças de cerâmica, acolhe uma imensa coleção de esculturas e pinturas do artista. O local chega a ser mágico. Só vendo pra crer.


Oficina Francisco Brennand - Foto: Breno Beltrão

Logo no terreno ao lado (porém sem qualquer ligação com o primeiro e com acesso apenas por carro), fica o Instituto Ricardo Brennand (GPS: interseção da Rua Mario Campelo com Rua Isaac Buril. -8.055761,-34.959247). É algo inacreditável. Compõe-se de um museu com vasto acervo de obras de arte e, pasmem, um Castelo, cujo interior serve de repouso para uma das maiores (senão a maior) coleções de armas brancas do mundo.


Museu do Instituto Ricando Brennand - Foto: Breno Beltrão

"E QUANTO TEMPO EU PRECISO PARA PERCORRER ESSES PONTOS DA CIDADE?" Acredito eu que 2 ou 3 dias são suficientes.



OLINDA


Olinda é um charme só. Apesar de, com os séculos, ter sido econômica e politicamente superada (em muito) pelo vizinho Recife, esbanja história, arte e atitude. A "Cidade Alta", região considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, é um sobe-e-desce de ruas de paralelepípedos e sobrados belíssimos. A mesma área ostenta vários restaurantes de excelente qualidade. O meu preferido é a Oficina do Sabor e suas morangas recheadas com camarão, com carne de sol, com tudo o que vc imaginar. Delíiicia...


IGARASSU


Igreja dos Santos Cosme e Damião, Igarassu - Foto: Breno Beltrão

Igarassu é a cidade mais antiga de Pernambuco. Seu agradável sítio histórico conta com, nada mais, nada menos, a igreja mais antiga do país: a singela Igreja dos Santos Cosme e Damião, de 1535. Além dela, recomenda-se uma visita ao Convento de Santo Antônio. Lá se guarda uma incrível coleção de arte sacra.


ITAMARACÁ

Apesar de pouco conhecido (e divulgado), o município de Ilha de Itamaracá é algo que não pode escapar ao turista que visita Pernambuco. Fica a apenas 50 km do Recife, com linhas de ônibus regulares ligando as duas cidade (muito embora eu aconselhe veementemente o aluguel de um carro) e várias atrações muito interessantes.

A primeira delas é Vila Velha. É um micro povoado, datado de 1534, daqueles que tem TV e banquinhos em praça pública, com a antiquíssima Igreja de N. Sª da Conceição e uma linda vista para Itamaracá e Igarassu.

De volta à PE-035, siga em direção ao Forte de Itamaracá. Antes de alcançá-lo, porém, pare para curtir os simpaticíssimos bichos do Projeto Peixe-Boi. O local, sob a administração do IBAMA, tem aquário, museu, cineminha e loja, tudo sobre o mamífero. Esperar pra ver o animal vir à superfície respirar é algo que vai deixar você super contente.


Projeto Peixe-Boi, Ilha de Itamaracá - Foto: Breno Beltrão

Seguindo a programação, vá para o Forte Orange. A fortificação foi construída em 1631 durante a ocupação holandesa em Pernambuco (1630-1654).


Canhão secular no Forte Orange. Vento, chuva e sal como inimigos. Foto: Breno Beltrão.

Após visitar o Forte, siga para a praia ao lado e atravesse (de jangada) para a Coroa do Avião, uma ilhotinha (se é que essa palavra existe) de cerca de 500 metros de comprimento, onde o banho de mar de águas mornas é imperdível. Não lembro agora exatamente, mas a travessia sai por sete reais (R$ 7) e você ainda pode tomar uma cervejinha gelada acompanhada de petiscos em alguma das várias barracas instaladas na Coroa.


Prainha na Coroa do Avião. Água morna, sem multidão. Foto: Breno Beltrão.

IMPERDÍVEL: Passa de caju. Você a encontra em barraquinhas na beira da estrada em Itamaracá. Depois de prová-las, você ficará seriamente tentado a pagar excesso de bagagem pra levar iguaria de volta para casa.


Passa de caju caseira à venda na estrada. De comer rezando. Foto: Breno Beltrão.



RESUMO DA ÓPERA


- Separe uns 15 dias para ficar em Pernambuco.
- Alugue um carro durante o período.
- Passe os primeiro 6 dias em algum fabuloso resort em Muro Alto. Explore a região (Cupe, Serrambi, Toquinho, A-Ver-O-Mar, Guadalupe, Enseada dos Corais, Calhetas, Gaibu).
- Passe outros 3 dias na Praia dos Carneiros ou Tamandaré. Aproveite para dar um pulo em Maragogi (Alagoas).
- Volte para Recife. Fique 6 dias.
- Visite a cidade com calma. Jante em bons restaurantes.
- Tire um dias para ir a Olinda.
- Tire outro dia para visitar Igarassu e Itamaracá.
- Se sobrar 1 dia, dê um pulo em João Pessoa (120 km de Recife), visite a Ponta do Seixas e coma no Mangai.
- Volte para casa feliz da vida e diga para seus familiares e amigos: "Ah, adorei Pernambuco. Fui passar 15 dias lá. Nossa, que lugar bacana!"


Por-do-sol no Forte Castelo do Mar em Calhetas - Foto: Breno Beltrão.

Abraços a todos.


Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.