29.11.09

Destino: Portugal. Parte 1: como chegar lá.

A forma mais comum - e mais rápida - de se chegar a Portugal é de avião.

A única companhia aérea que oferece voos diretos Brasil-Lisboa é a TAP, com partidas das seguintes cidades: São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Natal. A empresa ainda disponibiliza voos diretos para a cidade do Porto a partir de Rio e São Paulo.

Se o viajante não tiver muitos problemas com conexões, também poderá fazer o trajeto por várias outras companhias. Isso, obviamente, além de aumentar muitíssimo o número de horas da viagem, também sujeita o passageiro a um risco maior de extravio/atraso de bagagem. Operam o trecho Brasil-Portugal: TAM, Iberia, Lufthansa, AirFrance, Alitalia.

Por último, para quem realmente adora passar muito tempo em aviões (sim, essas pessoas existem), há duas maratonas não muito recomendáveis para se chegar a Lisboa: 1) a partir de Fortaleza, via Praia ou Sal, em Cabo Verde, pela TACV; 2) a partir de Rio ou São Paulo, via Luanda, em Angola, pela TAAG.

Uma outra forma, bastante lenta (porém agradabilíssima), de se chegar a Portugal é pelos cruzeiros marítimos. A Costa Cruzeiros, a MSC e a Royal Caribbean International oferecem vários itinerários, o ano inteiro, de travessias do atlântico.

Eu não sei vocês, mas eu pretendo ir de TAP no Recife-Lisboa. Em agosto passado, resolvi experimentar uns voos mais longos, com muitas conexões etc, e terminei ficando um tanto passado quando fiz Londres-Recife, via Washington, com direito a ver, da janela do avião, a Islândia e a Groelândia. Foi demais da conta, gente...

Até o próximo post!

Portugal no Viajante Amador:

Destino: Portugal. Como chegar lá?
Destino: Portugal. Circulando em Portugal.
Destino: Portugal. Comunicando-se em Portugal.
A glicofilia lusitana
Churrasco brasileiro em Portugal? Tem, sim senhor!
Destino: Lisboa - Vou de táxi...
Destino: Lisboa (como perambular pela cidade)
Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 01.
Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 02: Belém.
Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 03 (Parque das Nações).
Que tal um passeio noturno por Lisboa?
Destino: Sintra, Portugal
Destino: Tomar, Portugal
Tomar: roteiro para 1 dia - primeira parte
Tomar: roteiro para 1 dia - segunda parte
Destino: Portalegre (Alentejo, Portugal)
Leitores pelo Mundo: A Portugal de Nilma Guerra: Ilha da Madeira


Gostou do post? Clica no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.