20.7.10

Destino: Oslo, Noruega

Esplanada central do Vigelandsparken. Foto: Breno Beltrão.


Oslo é uma cidade impressionante.

Fundada por volta do ano 1000 d.C., a capital da Noruega, com seus 580 mil habitantes apenas, abriga quase 50 museus dos mais diversos temas. Somente o Parque Vigeland (foto acima), além exibir mais de 200 obras do escultor Gustav Vigeland, conta com o Museu Vigeland e o Museu da Cidade, onde o visitante aprende mais sobre os mil anos de vida da localidade.

A qualidade de vida dos seus moradores é altíssima. Não se vêem congestionamentos nas ruas, avenidas, estradas e túneis (fruto de fortes investimentos em transporte público por ônibus, bondes, metrôs e barcos). As pessoas caminham a pé pela cidade, a qualquer hora do dia ou da noite, sozinhas ou em grupos, sem qualquer receio de serem vitimadas pela violência urbana inexistente.

E toda essa maravilhosa estrutura tem um preço. E que preço. De todas as cidades que eu já tive ocasião de visitar mundo afora, Oslo se apresenta como, de longe, a mais cara de todas elas. Refeições em restaurantes (nada sofisticados) saem facilmente por volta dos 40 euros. Uma garrafa de água mineral (que nem precisa ser comprada, na verdade, pois toda água encanada é potável e de excelente qualidade) beira os 5 euros.

Mas mesmo com toda a carestia, Oslo é encantadora, pequena, charmosa e cosmopolita. E justo por seu tamanho reduzido, três noites de hotel cobrem o tempo necessário para que o visitante conheça - e bem - o que a cidade tem de melhor a oferecer: os museus de Bygdøy, o parque Vigeland, o palácio real, a região de Akkerbrygge, a estonteante Prefeitura (sede da entrega anual do prêmio Nobel da paz), a fortaleza Akershus e seu castelo medieval, a Ópera Nacional, o Museu Munch, a Galeria Nacional, além de várias outras atrações dessa fantástica cidade.

Preparem os bolsos, pois nos próximos dias embarcaremos juntos pelos caminhos que eu fiz em Oslo e que faço questão de compartilhar com todos vocês.

Posts da série "Oslo":

Destino: Oslo, Noruega
Oslo - Informações Gerais
Oslo - Roteiro para 2 dias - Dia 1
Oslo - Roteiro para 2 dias - Dia 2
Oslo - Informações suplementares


Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.