9.7.10

Isenção do visto para brasileiros na Rússia: atualização



Oi pessoal.

Estou de volta da minha viagem pelo norte da Europa. Além de Oslo, Estocolmo e Helsinque, cheguei a ir a Tallinn (Estônia) que, por sinal, é lindíssima, mas realmente não tive condições de ir até a Rússia pra testar, eu mesmo, a validade da isenção de visto para brasileiros entrarem na Rússia.

No entanto, o site da Embaixada da Rússia no Brasil já exibe uma notícia sobre a prática da isenção do visto, nos seguintes termos:

"Comunicamos que entrou em vigor, no dia 7 de junho de 2010, o Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Federação da Rússia para a Isenção de Vistos de Curta Duração para Nacionais da República Federativa do Brasil e da Federação da Rússia, celebrado no Rio de Janeiro em 26 de novembro de 2008. Os nacionais do Brasil e da Rússia portadores de passaportes nacionais válidos estarão isentos de visto para entrar, sair, transitar e permanecer no território da Rússia, se brasileiros, e do Brasil, se russos, por um período não superior a noventa (90) dias, a cada período de cento e oitenta (180) dias, a partir da primeira entrada. Os nacionais brasileiros e russos portadores de passaportes nacionais válidos deverão obter os vistos apropriados segundo a legislação da Rússia, se brasileiros, e do Brasil, se russos, se pretendem desempenhar qualquer atividade remunerada ou empregatícia, atividades missionárias, trabalho voluntário, estudos, estágios e pesquisa. Os nacionais brasileiros e russos podem entrar, transitar e sair do território da Rússia, se brasileiros, e do Brasil, se russos, através dos pontos de fronteiras abertos ao tráfego internacional de passageiros."

De qualquer modo, precavido que sou, se fosse para a Rússia, levaria uma cópia impressa do acordo em russo, conforme já falei no último post sobre o assunto.

Uma outra coisa: seria bem interessante se algum leitor, que já tenha feito a travessia de ferry de São Petersburgo para Helsinki (ou Helsinque) pela companhia St. Peter Line, desse um depoimento pra nós de como foi a experiência. Ficamos no aguardo.

E sobre a Escandinávia, confesso que ainda estou me recuperando de toda a jornada: 14 dias, mais de 4000 fotos, vários voos internos etc, mas voltei repleto de informações pra compartilhar com vocês. É só uma questão de tempo...

Abraços!


Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.