18.2.11

Dirigindo nos Estados Unidos...

Atualizado em 03.09.2013.


Os Estados Unidos da América são o país dos carros. Com cerca de 250 milhões de veículos - quase um por habitante - o país inteiro moldou suas cidades de modo a acomodar toda a frota e permitir a boa circulação dos automóveis.

Se você é daqueles que adora passar horas e horas vendo a paisagem mudar lentamente através da janela de um carro, fazer uma "road trip" pelos EUA é definitivamente "A" opção de viagem. Mas se você, como eu, não curte muito esse tipo de programação, mas gosta das diversas opções de turismo que os americanos têm a oferecer, dirigir é um mal necessário.

De todo modo, o que se deve saber para poder dirigir bem nos Estados Unidos? Quais as principais regras de trânsito deles que são diferentes das nossas?

Seguem as dicas abaixo.


INTERSTATES


Os EUA são muito famosos por suas vastas estradas. As mais famosas são as "interstates", as interestaduais, representadas pela letra "i" adicionada de dois ou três dígitos numéricos.

Normalmente são rodovias de centenas ou milhares de quilômetros de extensão. Cortam estados inteiros, de norte a sul ou de leste a oeste, daí derivando sua nomenclatura I-xx West, I-xx East, I-xx North e assim por diante. A I-95, por exemplo, começa em Miami, Flórida, atravessa 13 estados até acabar em Houlton, Maine, na fronteira com o Canadá.

O mais legal das "interstates" é que são estradas largas de, no mínimo, duas faixas. Quanto mais movimentadas, mais amplas vão ficando, com 3, 4 faixas, até que, ao cruzarem as grandes cidades, chegam a ter entre 7 e 10 faixas em cada sentido. E justo para amenizar os engarrafamentos dentro das cidades, é comum a construção de estradas de "bypass" (ou desvio) que percorrem o entorno de uma região. Um bom exemplo disso é a I-285 que faz o perímetro de Atlanta e liga as interestaduais 75, 85, 20 e a rodovia estadual GA-400:

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Uma outra grande vantagem das interestaduais é a presença das "rest areas". São áreas de descanso que existem a cada 30, 40 ou 50 km (depende da movimentação da estrada) com estacionamento, banheiros e diversas máquinas de venda de salgadinhos, refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas. Uma prática muito comum é as pessoas pararem os carros para tirarem  um cochilo. Eu mesmo já fiz isso muitas vezes.

Já quanto ao limite de velocidade, aí as "interstates" são (ao menos na nossa humilde opinião) um tanto conservadoras. Nelas, o motorista somente poderá desenvolver até 65, 70 ou 75 milhas por hora (a depender da localização mais urbana ou mais rural da estrada), algo entre 105 e 120 km/h, com exceção do Havaí onde o valor cai para 60 mph. Às vezes, numa pista de 3 ou 4 faixas, com pouco movimento, praticamente em linha reta, essas velocidades podem causar uma certa monotonia. No entanto, se você se encontrar numa rodovia (de várias faixas) e perceber que todos os carros estão trafegando um pouco acima do limite, siga a manada e passe um pouco da velocidade também, caso contrário você poderá ser multado por obstrução de tráfego.

TOLL ROADS

É bastante comum nos Estados Unidos também a existência de estradas com pedágio. O interessante é que em alguns deles, não há cabine com funcionários. O pagamento se faz com moedas, cédulas ou cartão de crédito.

Em outras situações, é costumeiro se parar na cabine para se receber um ticket que só será pago quando você vier a sair da estrada. Isso é muito mais prático, pois evita a paradeira constante para efetuar pagamentos pequenos.

Se seu roteiro inclui alguma "toll road", eu recomendo manter um bolinho de moedas no painel do carro. Os pagamentos normalmente saem entre 25 "cents" e US$ 1,50, exceto no caso dos tickets, onde a conta pode ficar em volta dos dez dólares ou mais.

TRÂNSITO URBANO

Dentro das cidades ou regiões metropolitanas, assim como em português temos as estradas, ruas, avenidas, alamedas, travessas e outras tantas palavras, lá eles utilizam os termos freeways, parkways, streets, drives, roads, boulevards, avenues, lanes etc. Confesso que tirando as streets e lanes, que são vias de trânsito local, com uma ou duas faixas, eu não percebi diferença quanto às outras nomenclaturas. De qualquer modo, se você for atrás de um endereço, lembre-se de prestar atenção a essas palavrinhas com significado parecido, pois não é incomum uma cidade - como é o caso de Atlanta - ter uma Peachtree Road, uma Peachtree Street, uma Peachtree Boulevard e assim por diante.

REGRAS DE TRÂNSITO

As regras de trânsito nos Estados Unidos são bastante parecidas com as aplicadas no Brasil ou em Portugal.

Na maioria dos cruzamentos, o motorista pode virar tanto à direita como à esquerda. Geralmente há uma faixa da pista para quem vai dobrar à esquerda, outra central para se seguir em frente e uma terceira, da direita, para quem vai dobrar nesse sentido. Preste sempre atenção ao que vai fazer mais à frente para permanecer na faixa correta, ou então não reclame se buzinarem para você ou vier uma bela multa no seu cartão de crédito...


Na foto acima, tirada por Candida Beltrão na agradável cidadezinha de Waynesboro, Pensilvânia, vê-se bem, no sentido contrário, a existência da faixa para giro à esquerda, sinalizada com as marcas no chão indicando essa possibilidade.

Mas o que mais nos vai interessar na imagem é a placa que está no canto superior direito, ao lado da indicação "Potomac St": a regra do "no turn on red".


Nos Estados Unidos, mesmo quando o sinal (ou semáforo) estiver vermelho, pode-se dobrar à direita, se o trânsito assim permitir (em outras palavras, se você não for bater em outro carro ou atropelar algum pedestre ao fazer a manobra). A regra, repito, é a de que se PODE DOBRAR À DIREITA NO SINAL VERMELHO. Isso não gerará multa pra você. É a regra deles e é muitíssimo boa. A exceção para isso, ou seja, você não poderá dobrar à direita no sinal vermelho quando houver a placa "no turn on red" (não vire no vermelho), como no caso da foto acima.

A "No Turn On Red" pode vir de forma discreta, como na foto acima, ou em um formato mais espalhafatoso, como essa no centro de Orlando, Flórida:


A regra do "No Turn On Red", porém, nada tem a ver com uma outra placa muito comum nas esquinas americanas:


A plaquinha do "Stop Here on Red" (pare aqui no vermelho) indica apenas onde você deverá parar o carro e assim poder visualizar melhor se poderá dobrar à direita ou não.

Ainda sobre regras de giro à esquerda ou à direita, vale ressaltar ainda a existência dessa última mostrada na imagem abaixo:


É a regra do "Left Turn Yield on Green". Nesses casos, quando não houver a seta verde para a esquerda, mas apenas a "bola" verde, o giro à esquerda é permitido, desde que não haja trânsito vindo no sentido contrário ou pedestres atravessando a rua.

ÔNIBUS ESCOLARES

Tenha muito cuidado ao avistar ou cruzar com um daqueles ônibus escolares amarelinho. Caso ele pare para alguma criança descer, TODOS os carros ao redor dele também devem parar, até que a criança alcance a calçada com segurança.

CRUZAMENTOS

Nos cruzamentos americanos, vale a regra "quem chega primeiro tem a preferência". É isso mesmo. Não importa se um carro está à direita ou à esquerda. Quem tiver chegado primeiro ao cruzamento, poderá cruzar primeiro. E a regra funciona como um relógio.

OUTRAS OBSERVAÇÕES

É preciso lembrar que, nos EE. UU., utiliza-se o sistema inglês de medidas. Isso significa dizer que nas distâncias não são medidas em metros ou quilômetro, mas sim em pés "feet" ou milhas "miles".

Mas também não é muito difícil conviver com essas diferenças. Basta fazer uma tabelinha mental das placas mais comuns e tudo se resolve. Memorize (medidas aproximadas):
500 feet = 150 metros
1000 feet = 300 metros
1500 feet = 500 metros (de feet para metro, basta dividir por 3)
1 mile = 1,6 km
5 miles = 8 km
10 miles = 16 km (de mile para quilômetro basta multiplicar por 1,6)

Fazendo a memorização, você aprende que o aviso que diz "lane ends 5000 feet" significa que aquela faixa onde se está dirigindo acabará em 1500 metros; ou ainda, o aviso que diz "merge left 1500 feet" informa que a estrada onde se está se fundirá com outra à esquerda em 500 metros.

Basicamente, era isso que tinha pra passar a vocês. Seguindo essas dicas básicas, você não terá qualquer problema em aproveitar os maravilhosos tapetes de asfalto que são as estradas americanas.

E se você tiver mais alguma dica ou lembrança de regra de trânsito deles que seja diferente no Brasil ou em Portugal, deixe seu comentário abaixo.

Abraço!

P.S.: Não deixe de ler o meu post sobre a exigência, ou não, da Carteira de Motorista Internacional (ou Permissão Internacional para Dirigir - PID, como é chamada pelos nossos Detran's), clicando aqui.


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