6.2.11

Preparando a sua viagem: o sumiço do cartão de crédito



Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar algum site, blog, revista ou guia de viagem que não recomende ao viajante o uso do cartão de crédito. A razão é muito simples: comodidade.

Por mais que você se planeje pra levar todo o dinheiro em espécie, sempre haverá aquele gasto de última hora, aquele presentinho que é a cara de alguém, uma atração turística nova, uma balada super comentada ou qualquer outro motivo pra estourar seu orçamento. E justo para não deixar de fazer frente a essas surpresinhas entra o nosso querido e amado cartão de crédito.

Mas o que fazer quando o cartão de crédito desaparece? Furto? Perda? Pra onde ele foi? Será o fim dos tempos?

Se você tiver sido vítima de roubo, não tem outra: ligue imediatamente para a administradora para providenciar o bloqueio do cartão.

A dúvida surge, porém, quando você não consegue encontrar o cartão, mas acha que está em alguma mala, sacola, bolsa,  necessaire, ou então naquele restaurante fabuloso onde você jantou na noite anterior. Se você ligar e comunicar a perda, o cartão será bloqueado e muito dificilmente você receberá outro até o fim da viagem.

Talvez (e aqui penso que o TALVEZ deva vir em maiúsculas) seja melhor você ligar para a administradora, relatar o ocorrido e perguntar se eles têm como fazer uma restrição temporária de limite. Assim, você solicita que o seu limite de compras seja baixado para, digamos, R$ 1,00 (um real) e o cartão não terá compras aprovadas. Enquanto isso, você ganha tempo para procurar melhor o cartão ou até tenta se lembrar onde o esqueceu. Se encontrar, ótimo: liga e pede pra restaurar o limite. Se passar um dia ou dois e nada do bichinho de plástico, aí você solicita o cancelamento definitivo.

De todo modo, uma precaução que você sempre deve tomar antes de viajar é ligar para a sua administradora, informar para quais países viajará e perguntar pra que números de telefones, nesses países, você deverá ligar em caso de perda ou roubo do cartão. Deixe as informações anotadas no seu caderno de viagem, smartphone e notebook/netbook. Com tudo isso em mãos, aí é só partir pro abraço...


Gostou do post? Clique nos botões abaixo e ajude-nos a divulgá-lo nas redes sociais.