10.2.11

A verdadeira pizza italiana



Dizem alguns que a Pizza foi inventada pelos fenícios, muitos séculos antes de Cristo. Há rumores de que os povos da Babilônia, os egípcios e até os hebreus também já se deliciavam com a iguaria.

É provável que nunca se chegue à conclusão de quais são os verdadeiros inventores da Pizza. Também, não é pra menos: a receita de uma base de trigo, milho, arroz ou mandioca, de formato redondo e coberta com alimentos diversos, temperos e/ou especiarias é uma idéia tão genial e, ao mesmo tempo, tão simples, que provavelmente todos os povos do mundo devem ter sua própria versão.

Discussões acerca do mérito de sua descoberta à parte, é inegável que coube aos italianos a tarefa de espalhar a deliciosa receita moderna de pizza para os quatro cantos do globo terrestre. E qualquer marinheiro de primeira viagem que visita a Itália tem sempre uma curiosidade: como será a legítima pizza italiana?


É bastante comum em qualquer cidadezinha italiana lojinhas em que as pizzas ficam na vitrine expostas para venda. Nelas, é bastante comum se vender a pizza em retalhos quadrados para consumo no local ou para se levar pra casa.


Mas o que elas têm de diferente?

A primeira característica é a massa. Os guias italianos sempre explicam que os pizzaiolos são muito bem pagos. Logo, nem toda pizzaria necessariamente dispõe de um profissional qualificado elaborando a massa diariamente. Uma prática comum - e que barateia por demais a venda - é a compra de massa "congelada". Para reconhecer se a massa é fresca ou congelada, eles ensinam que a fresca forma bolhas na massa de tamanhos diversos e distribuição aleatória. Um bom exemplo de massa fresca vocês podem ver nessa foto  abaixo:


O gosto da massa é bastante parecido ao de pão bem fermentado, até porque, segundo a tradição, só deve levar farinha de trigo, azeite extravirgem, fermento biológico e sal.

A segunda principal da pizza italiana é a restrição de ingredientes na cobertura. Máximo de três ou quatro, incluindo o queijo.


A pizza italiana mais tradicional é de Nápoles. Confesso que a que eu comi lá numa lanchonete em outubro passado não me causou nenhuma boa impressão. Acho que o meu paladar brasileiro esperava algo com gosto mais forte...

Já em Roma, tive a oportunidade de experimentar algumas boas opções na Via de Tor Milina (nas proximidades da Piazza Navona). A alternância delas com sorvete da Tre Scalini foi uma ótima idéia. :)

E você, já teve a grata oportunidade de comer na Itália? Gostou? Recomenda algum lugar em especial? Compartilhe conosco!

Abraço!


Gostou do post? Clique nos botões abaixo e ajude-nos a divulgá-lo nas redes sociais.