27.4.10

Quando a paixão por viajar vem do berço...

Queridos amigos,
Queridos leitores,
Queridos visitantes,

Há poucos dias, uma ressonância magnética e uma biópsia confirmaram, em meu pai, a existência de um hepatocarcinoma (tumor maligno indicativo de câncer no fígado).

Felizmente, como o diagnóstico se deu de forma precoce, as perspectivas são bastante favoráveis e, se tudo der certo, na próxima terça-feira, aqui em Recife, através de uma cirurgia que removerá a porção do fígado onde se encontra o tumor (hepatectomia), o problema será resolvido.

E o que isso tem a ver com o Viajante Amador?

A princípio, nada, mas, ao mesmo tempo, tudo.

O Viajante Amador, cuja maior pretensão é ser um grande ponto de encontro de informações e dicas sobre viagens, é um blog, feito por mim, Breno. Ele surgiu exatamente a partir de uma paixão herdada/transmitida pelos meus pais, eternos viajantes amadores, desde a infância mais distante que eu consigo lembrar.

E por ser um blog pessoal, meu, porém sempre aberto às mais diversas contribuições de qualquer outro viajante, e por não ter finalidade comercial, eu me sinto extremamente à vontade, não apenas para escrever sobre turismo, mas também para passar qualquer informação que possa reverter em favor de todos.

O hepatocarcinoma que apareceu em meu pai, felizmente, não causará danos irreparáveis justo porque o endocrinologista dele, Dr. Fábio Moura, em um painel de exames de rotina, atento à presença de outros sintomas, requisitou a dosagem de algo chamado alfa-fetoproteína. E esse simples exame de sangue, cujo resultado saiu em poucos dias, feito no momento certo, vai permitir ao meu pai a realização de muitas e muitas viagens futuro adentro.

A lição que ficou desse episódio é a de que todos nós devemos, sempre, tomar conta exemplarmente de nossos corpos e da nossa saúde. Eu sei que, muitas vezes, ir a médicos é uma tarefa extremamente chata (não sei se em Portugal é como no Brasil), mas é algo fundamental. A prevenção sempre foi - e será - o melhor remédio.

Tudo vai dar certo na próxima terça, até porque, no final de junho, eu, meus pais e meus tios, temos um pequeno giro pela Europa para fazer e isso, é óbvio, reverterá em vários posts aqui no VA para todos nós. :)

Forte abraço a todos,

Breno.