16.12.09

Incidente com franceses em avião da TAM é matéria do Le Figaro

Pois é.

Pouco tempo atrás, informei aqui a ocorrência de um tumulto em um voo Miami-Salvador-Recife da American Airlines, fato extensamente divulgado pela mídia local.

Semana passada, um atraso de três horas na decolagem de um voo São Paulo-Paris da TAM gerou uma confusão dentro da aeronave.

O caso foi objeto de matéria do Le Figaro. A notícia, baseada em relatos de um leitor do jornal que estava presente na confusão, retrata que o caos se instaurou porque o avião permaneceu parado por mais de quatro horas na pista e que, após receberem a notícia de falha do computador de bordo, alguns passageiros iniciaram um protesto e quiseram descer para pegar outro voo. No entanto, sem saber se e como seriam realocados, o grupo, que terminou desistindo do desembarque, foi forçado por três ou quatro membros da "segurança aeroportuária" (supostamente a Polícia Federal) a descer, o que acirrou as discussões a bordo, culminando com a retirada de um passageiro idoso, arrastado pelo chão por vários metros, e a detenção de 3 passageiros. A cena toda teria sido filmada pelo passageiro que forneceu as informações ao periódico.

A TAM, segundo informou o site Último Segundo, "confirmou o incidente e disse que a aeronave não pôde decolar porque uma passageira decidiu desembarcar, 'obrigando à abertura do compartimento de carga e localização de sua bagagem'. 'Um grupo de passageiros a bordo iniciou um tumulto. A Polícia Federal foi acionada e convocou passageiros envolvidos e tripulantes para prestar depoimento no posto policial do aeroporto'.

Lendo as matérias, fico imaginando como deveria estar péssimo o clima dentro daquele avião. Ao mesmo tempo, penso: "numa situação dessas, desembarcaria?"

O que vocês acham? Fiquem à vontade nos comentários.

Abraços e até o próximo post.