15.12.09

Preparando sua viagem: com que roupa que eu vou?


Nas aulas de geografia da escola, a gente aprende a diferença entre Clima e Tempo. Numa viagem, essa noção tem muita utilidade prática.

Eu me lembro muito bem de uma vez em que, num mês de março, saí de uma Paris quase primaveril (14 graus) com destino a Brugges, na Bélgica. Cheguei à noite, me instalei e fui dormir. No outro dia de manhã, saí do albergue vestido tal como na véspera, um pouco apressado, para não perder um determinado passeio de barco. Se arrependimento matasse...

Assim que "relaxei" e me acomodei no barco, comecei a sentir aquele sopro gelado entrando pela gola e mangas da camisa. Parecia que tinha um freezer aberto do meu lado. Que frio da "muléstia-dos-cachorro-doido". Ao descer daquela sucursal do inferno congelado, corri pra me abrigar num cantinho entre dois prédios e, no caminho, vi um termômetro que dizia tudo: 8 graus... NEGATIVOS...

A moral da história é que levei ainda mais um tempão pra voltar pro albergue e colocar os casacos apropriados. Perdi metade do dia. Mico total.

Hoje em dia, isso não teria acontecido. O segredo é o planejamento.


VIAGEM NO VERÃO

Se você vai pra alguma praia maravilhosa aqui do Nordeste, pra Fernando de Noronha, ou pro Caribe, é óbvio que não precisa pensar se deve colocar casacos, luvas e cachecóis na mala. Para isso, a climatologia explica que, nesses locais, exceto se eixo da terra mudar de posição em vários quilômetros (o que provavelmente mataria a nós todos), jamais fará frio, mesmo à noite.

Os mais friorentos, porém, apenas por precaução, devem levar um moletom ou suéter para usar no avião ou em alguma eventual necessidade, até porque não pesam muito.


VIAGEM EM OUTRAS ESTAÇÕES DO ANO


Aqui é onde o bicho pega. "Como saber se, pra onde vou, vai fazer frio?"

Internet. Atualmente, alguns sites dão a previsão de tempo para até 10 dias. Consultá-los é uma excelente dica do que levar ou não na bagagem.

Um site que acho muito interessante de ver, antes de qualquer viagem, é o do Canal do Tempo. Lá existe a opção de se fazer a busca pelas cidades do meu itinerário e ver o que me espera nos próximos dez dias. Algo mais interessante ainda - e que me ajuda a complementar a pesquisa - é poder clicar na "previsão de hora em hora" e assim ficar sabendo: 1) quais os horários mais frios do dia; e 2) se a previsão para o período está em sintonia com os registros diários. É uma mão na roda.

Previsão "de hora em hora" do site do canal do tempo (em vermelho)

Olhando, agora, pra esse prognóstico, a princípio eu não precisar levar roupas de frio pesadas. No entanto, no meu roteiro está Santiago de Compostela. Vejam a previsão para lá:

Muito frio. Sempre. Temperaturas entre 1 e 10 graus, com eventual queda para negativos. Já sei que meu "guarda-roupa" de inverno vai mesmo me acompanhar dessa vez. :(

Entenderam o esquema? Vão pagar mico por aí? Tenho certeza que não. Quem acompanha o Viajante Amador não erra em viagens.

Abraços!


Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.