18.12.09

Novos trens rápidos no norte da Europa.

Thalys: trem-bala entre França, Bélgica, Holanda e Alemanha. Fonte: thalys.com.

Boas notícias pra quem gosta de viajar de trem pela Europa.

Os serviços de alta velocidade da Thalys foram expandidos, alcançando agora os quatro países cobertos pela malha ferroviária da empresa.



Tempos entre destinos:
  • Paris-Bruxelas - 1:22
  • Paris-Amsterdam - 3:18 (51 minutos a menos)
  • Paris-Colônia - 3:14 (36 minutos mais curto)
  • Amsterdam-Bruxelas - 1:53 (49 minutos mais rápido)

"E COM ESSAS DURAÇÕES MENORES, O QUE VALE MAIS A PENA: TREM OU AVIÃO?"

A resposta é "depende".

É preciso se ter em conta, sempre, que os aeroportos ficam longe dos centros das cidades e os voos requerem check-in com, no mínimo, uma hora de antecedência, o que é até arriscado por conta dos procedimentos alfandegários, imigratórios e de segurança. Termina que a pessoa sai do hotel para o aeroporto umas 3 horas antes do voo.

As estações de trem européias, por sua vez, são bastante centrais, normalmente interligadas com estações de metrô e, assim, de facílimo acesso. Os procedimentos de check-in, alfândega e imigração - quando existem (o que não é o caso dessas rotas) - são bastante enxutos. Isso tudo faz com que a opção pelo trem, em curtas distâncias, seja sempre bem mais simples e menos cansativa. Além disso, se o argumento for o econômico, comprando-se com antecedência (e isso normalmente independe de qualquer promoção ocasional), as tarifas são bastante atrativas: Paris-Bruxelas a 25 Euros, Paris-Amsterdam a 45 Euros etc.

Boa sexta-feira a todos.


Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.