15.2.10

E o Galo reinou soberano...

 
O Galo da Madrugada sobre a Ponte Duarte Coelho com a Av. Guararapes ao fundo. Foto: Breno Beltrão.

 O Galo, mais uma vez, triunfou soberano em 2010.

Considerado o maior bloco de carnaval do mundo (pelo Guinness Book of Records), o Galo da Madrugada é o símbolo da abertura oficial do carnaval de Pernambuco. Estima-se que entre um  e meio e dois milhões de foliões comparecem ao bloco anualmente, agitando uma enorme área do centro de Recife.


Em 2009, tentei chegar perto desse local acima, que fica bem no pé da ponte e do início da Av. Guararapes. Não consegui chegar junto, principalmente por conta do posicionamento totalmente equivocado das estruturas de apoio e camarotes. Nesse ano, tudo foi diferente e eu consegui me deslocar sem obstáculos pela área e, muito feliz, conseguir fazer umas boas fotos da coisa toda.

  

 A despeito de toda a polêmica criada em torno da imagem de um galo franzino, quase raquítico, e excessivamente "fashion", a festa foi linda e, pelo que vi, bem organizada e policiada. Valeu muito!

Quer ver mais fotos? Clique logo aqui embaixo.

 O Galo esse ano tava meio magrinho, com pouco peito. Será que botaram o coitado um mês antes num spa? Foto: Breno Beltrão.


 

A princípio, pra quem olha as fotos ou imagens de vídeo, imagina que é tudo uma massa compacta de pessoas espremidas. O interessante é que essa impressão é falsa.  Dá pra circular bem, sim. É só não ter pressa.

  
Ponte Duarte Coelho e Av. Conde da Boa Vista. Foto: Breno Beltrão.

O "Desfile" começa cedinho no sábado, na sede do bloco, localizada na Av. Sul, e percorre vários quilômetros pelo centro velho da cidade.

  

 Não imagino o carnaval de Pernambuco e, principalmente, de Recife, sem o Galo.

A imagem vai ficando ainda mais bonita de longe...

 
 

  

E muito perto do epicentro da folia, paradoxalmente, o centro continua a manter uma atmosfera calma e tranquila, quase bucólica...

 
Prédio do Palácio da Justiça (Tribunal de Justiça de Pernambuco), na Praça da República. Sossego e tranquilidade há menos de cem metros do epicentro da folia. Foto: Breno Beltrão.


 


Se você vier a Recife fora do período de carnaval, poderá vivenciar um pouquinho da experiência do Galo na sede do bloco, em almoços especiais às quintas e sextas-feiras, além das "quintas do Galo". Eu já fiz um "post" sobre o assunto. Para mais informações, clique aqui.

Até o Galo 2011!


Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.