Ano passado anunciei o surgimento de um "brazilian air pass" com a promoção "Passaporte Azul". Naquela época, viajava-se de 15 de outubro a 16 de novembro por R$ 499,00.
Agora, vem a Azul novamente com a promoção, com validade entre 01 e 31 de março. Mas sabe por quanto? "Apenas" R$ 899,00. Gente, o que explica o aumento de aproximadamente 80% do valor do passaporte em menos de 6 meses? Aumento da malha? Inflação no preço dos combustíveis e taxas aeroportuárias?
No ano passado, em Porto de Galinhas, conheci gente que estava usando a promoção. Uma forte reclamação era o inconveniente de, para ir de Recife para Natal, ter de fazer conexão em Campinas, ou entre Maceió e Salvador. Pela malha atual, o incômodo persiste:
Malha aérea da Azul em fevereiro de 2010. Fonte: site da empresa.
No final das contas, vale a pena? Mesmo tendo em vista que não há anúncio de grandes promoções para março e que as passagens estão mais caras de uma forma geral (em 2009 era tudo mais barato), acredito que não vale, a não ser que você queira realmente fazer um "tour" pesado pelo país durante um mês, pulando de cidade em cidade, nas cinco regiões. De resto, tente pegar algum "corujão" ou alguma barbada num feirão de passagens que a Gol e a Tam sempre fazem.
Enquanto isso, fica a pergunta: cadê as próximas MegaPromos?