21.9.11

Um dia especial em Paris...


Uma pergunta que me fazem com bastante freqüência é: "Breno, por que o Viajante Amador não tem roteiro de Paris?"

Em minhas várias respostas, eu explico que Paris é um destino turístico tão popular (provavelmente o mais popular do mundo) e que, por isso, há centenas de sites e blogs repletos de informação sobre a cidade. Assim, prefiro dedicar mais tempo a outras cidades, com mais informações verdadeiramente personalizadas e mais escassas. Além disso, acho que daria um trabalhão fazer um roteiro de, sei lá, 15 dias?!?!

No entanto, bem recentemente, me lembrei de que na minha última ida a Paris eu segui um dia de programação que me foi sugerida pela amiga e jornalista Iara Lima. O passeio incluía uma visita à Rue Mouffetard, à Mesquita de Paris, à Arena de Lutécia e ao Instituto do Mundo Árabe, tudinho a pé. Foi uma tarde maravilhosa. E como era uma quinta-feira, resolvi andar mais um pouco até a ilha de St. Louis e me deliciar com um sorvetão da Glacier Berthillon.

Achei que valia muito a pena compartilhar o passeio com vocês. E as fotos ficaram ótimas. Vamos lá então?
1. Rue Mouffetard


A Rue Mouffetard, uma das mais antigas de Paris, é uma ruazinha charmosíssima.


Local de passeio de famílias e turistas em Paris, há dezenas de restaurantes, bares, sorveterias, cafés, lojinhas, pequenos hotéis e albergues.


Você pode começar seu passeio almoçando em alguma das diversas opções gastronômicas dela. E os preços nem são tão caros assim. Vale muito a pena.

Para chegar lá, pegue a linha 7 (rosa) do Metrô e desça na estação Place Monge‎. Pegue a esquerda na Rue Lacépède até chegar a uma pracinha circular. Aí é só virar à esquerda na rua Mouffetard.

Minha sugestão é andar por ela, apreciar a paisagem, as vitrines, comer algo e então seguir até a esquina com  a rua Jean Calvin. De lá, a continuação do passeio será na Mesquita de Paris. Para chegar lá, siga pela rua Jean Calvin, pegue a esquerda na Rue Monge e logo depois a direita na Rue du Puits de L'Ermite até a Praça Robert Montagne, de onde já se terá a visão do minarete da Mesquita. No mapa:


2. Mesquita de Paris


A Mesquita, na verdade, ocupa uma grande extensão, e possui as áreas de oração e reflexão, além de um centro comercial com lojas, restaurante e "hammam".


Comece visitando o pátio, o minarete, os jardins e a sala de orações. A entrada fica juntinho do minarete.




Como todo local de culto e orações, rola todo um clima de paz, sossego e tranquilidade no ambiente, o que só é quebrado nos momentos de chamada para alguma das sessões de oração.


Passeie pelos jardins. Há banquinhas vendendo artigos árabes e lembrancinhas.



Saindo dessa primeira parte do passeio, vá até a esquina com a Rua Daubenton. Suba a Daubenton até o outro canto do complexo. Lá fica a entrada para o centro comercial, o restaurante e o Hammam (conhecido por nós como banho turco). Mas atenção: o hammam tem dias e horários de funcionamento separados para mulheres (segundas, quartas, quintas e sábados, das 10:00 às 21:00 e sextas, das 14:00 às 21:00) e homens (terças, das 14:00 às 21:00 e domingos, das 10h00 às 21:00). A entrada custa 15 Euros. As sessões de massagem são pagas de acordo com a duração.


No mapa:


Terminada nossa revigorante sessão de hammam, nossa próxima parada é a Arena de Lutécia. Para chegar lá, suba a Rue Geoffoy-Saint-Hilaire, ela mudará de nome para Rue Linné, onde mais à frente você entrará à esquerda na Rue des Arènes e seguirá até a entrada da Arena. No mapa:


3. Arena de Lutécia


Do francês "Les arènes de Lutèce", a arena é um anfiteatro franco-romano construído no Século I e foi utilizado ao longo da história como teatro e propriamente como arena, onde se realizavam todos os tipos de combate para uma platéia de até 17 mil espectadores.

Atravesse toda a extensão da Arena e saia pelo portão que dá para a Rue Monge. De lá, seguiremos até o Instituto do Mundo Árabe, fazendo o seguinte percurso: Rue Monge, direita na Rue du Cardinal Lemoine, depois uma direita curta na Rue Jussieu para logo pegar a esquerda na Rue des Fossés Saint-Bernard.

No mapa:


4. Instituto do Mundo Árabe


O "Institute du Monde Arabe", do arquiteto Jean Nouvel, é um centro de cultura árabe no centro de Paris. Engloba um museu, locais para exibições, biblioteca, centro de documentação, auditório, restaurante e espaço para oficinas infantis.

O prédio, por si só, já é uma obra de arte e merece uma enorme admiração.


Mas se você tiver tempo, entre para contemplar alguma das exibições. No final, suba para o restaurante e contemple uma das vistas mais belas de Paris. Uma amostra do que eu falo:





Em tese, nossa programação desse dia de Paris terminaria aqui.

No entanto, se você estiver aí até às 19:30 e tiver um pouco de espaço livre no estômago, vale muito a pena andar mais um pouco em direção à Sorveteria Berthillon. Para tanto, basta seguir pela Quai de la Tournelle, pegar a direita na Pont de la Tournelle para, em seguida, pegar a direita na Rue Saint-Louis en l'Île.

No mapa:


No caminho, antes de virar à direita na Ponte, dê uma olhadinha para lado esquerdo:


Lá você verá a entrada do "Tour D'Argent", o restaurante mais antigo de Paris (e provavelmente um dos mais antigos do mundo), fundado em 1582. A refeição dificilmente sairá por menos de 100 Euros (vide cardápio aqui), mas certamente é algo que deve valer a pena. :)

Siga sua rota.


Cruze a ponte.


Bem pertinho dali ficará nosso destino final do dia:


A sorveteria, aberta em 1954, esbanja qualidade e sabor em sorvetes e tortas geladas de comer rezando. O preço é um pouquinho acima do que você pagaria aqui no Brasil, mas vale totalmente a pena.

Paris é tudo de bom. Espero ter ajudado a mostrar um pouco mais do que ela tem de melhor.

Abraço!


Gostou do post? Clique nos botões abaixo e ajude-nos a divulgá-lo nas redes sociais.