10.1.10

Atualização (11.01.2010): Quase no fim...

A monumental fachada da Catedral de Santiago de Compostela. Foto: Breno Beltrão.



Santiago ficou para trás, mas não o frio. Aqui em A Coruña (é o nome oficial, em galego, da cidade) a temperatura variou de 2 a 5 graus hoje.

O cansaço é enorme. E ver todos aqueles peregrinos, exaustos, no maior esforço pra assistir à missa na Catedral, fez com que eu (e meu corpo completamente dolorido) entrasse numa "viagem", uma alopração mental, de que, nestes últimos 17 dias, eu também tinha feito a minha própria peregrinação. Claro que não tem todo o lado espiritual e a introspecção que a verdadeira jornada possui e nem se compara a ela (nem em sonho), mas a idéia ficou me rondando a cabeça. Pense numa doideira...

Mas o que importa é que estou firme e forte, pronto para meu último dia de passeio na cidade portuária de A Coruña, chova ou faça sol. É esse o espírito do viajante, concordam?

Abraços.