30.1.10

Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 03 (Parque das Nações)

Parque das Nações, Lisboa. Modernidade à prova d'água (literalmente). Foto: Breno Beltrão

Neste terceiro e último dia de roteiros por Lisboa, visitaremos a região da cidade conhecida como Parque das Nações.

Essa área da cidade, uma antiga zona industrial, foi totalmente preparada e construída com vistas à realização da Expo 98. E quem vai ao local percebe: eles fizeram tudo muito bem feito. Tudo é cuidado nos mínimos detalhes, sempre com a finalidade de variar e inovar, sempre com muito bom gosto. Lá, respira-se um ar de modernidade que só se encontra em poucos lugares do globo.

O Parque das Nações é uma programação imperdível. Todo turista tem que passar por lá, nem que seja durante uma manhã ou uma tarde, mas o ideal é curtir toda a região, a pé, ao longo do dia inteiro.

Para quem pretende desfrutar de todas as atrações do roteiro de hoje, uma boa dica é comprar o "Cartão do Parque". O sistema é parecido com o do Lisboa Card. Ele pode ser adquirido no Posto de Informação em frente ao Centro Comercial Vasco da Gama, ao lado do Pavilhão Atlântico (na Alameda dos Oceanos), das 10h00 às 19h00, de Segunda a Domingo. O preço de 17,50€ para adultos e 9,00€ para crianças (até os 12) e idosos (maiores de 65 anos), inclui: uma visita ao Oceanário, uma visita ao Pavilhão do Conhecimento, um passeio de ida e volta no Teleférico e a utilização do Mini-Comboio (mini-trem que circula pela região).

Eu acredito que a compra compensa, pois, isoladamente, o adulto pagaria (em euros): 12 pelo Oceanário, 7 pelo Pavilhão e 6 pelo Teleférico, num total de 25. A economia é de 30%.

Vamos lá?
COMO CHEGAR AO PARQUE DAS NAÇÕES
Muito simples: Metro, linha vermelha, estação "Oriente". Pode-se ir, ainda, de trem, a partir da estação Santa Apolónia, mas ainda acho que de Metro é melhor.

Estação do Oriente. Foto: Breno Beltrão.

A estação (Gare) do Oriente já é um bom aperitivo do que você vai encontrar pela frente. Nela, ônibus, táxis, Metro e Comboios convivem em perfeita harmonia, da mesma formas que as centenas de painéis de vidro que formam a estrutura do teto e passarelas.


Seu interior, paradoxalmente, tem um quê de sombrio. Não sei exatamente o que o arquiteto espanhol Santiago Calatrava queria com isso, mas, admito, o contraste é fantástico.


Ao chegar à estação, caminhem em direção ao Tejo. É só seguir as placas que indicam a direção do Centro Comercial Vasco da Gama.

Shopping Vasco da Gama, Parque das Nações. Foto: Breno Beltrão.

Caminhar pelo shopping vale muito a pena. Sua estrutura "clean", naturalmente bem iluminada (mesmo num dia onde o mundo desabava em água, como se vê nessas minhas fotos), passa ao visitante uma enorme sensação de conforto. E tem todo tipo de loja. Quem se interessar, vai fazer a farra. Só um conselho: deixe pra comprar na volta, após os passeios, senão você vai passar o dia inteiro carregando as incômodas sacolas de um lado pro outro. O Shopping fecha tarde (23h ou 24h, a depender do ano) diariamente. Enfim, deu pra ter uma visão, né?

Atravesse o shopping. Você vai se deparar com a seguinte visão:


Pois é. A partir daí começará uma série de "que coisa legal!" que você se pegará dizendo ao longo de todo o dia. Esse ponto exato no mapa é o seguinte:



Como se vê no mapa, a principal atração turística da região, o Oceanário, fica um pouco mais baixo (ao sul) de onde estamos.

Antes de ir ao Oceanário, talvez seja interessante, principalmente para quem está viajando com crianças, dar uma conferida no Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva:


O Pavilhão (7 euros para o maiores de 18; 4 euros, de 7 a 17; 20% de desconto com o Lisboa Card e grátis com o Cartão do Parque - fechado às segundas) é um museu interativo de ciência e tecnologia. Eu, particularmente, me interesso muito por essas coisas. :)

Saindo do Pavilhão, corra para o Oceanário:

O oceanário é essa estrutura modernosa à direita. Eu até tenho uma foto dele inteiro, mas prefiro nem colocar por estar fora de foco...

O Oceanário (12 euros o adulto; 6, criança de 4 aos 12; grátis com o Cartão do Parque; 15% de desconto com o Lisboa Card - aberto diariamente. www.oceanario.pt) é muito legal. É verdadeiramente "A" programação imperdível no Parque das Nações.

Entrada do Oceanário de Lisboa. Foto: Breno Beltrão.

Além de um aquário central de 5.000 metros cúbicos (o "Oceano Global"), há, ainda, a recomposição de vários outros habitats (atlântico norte, pacífico, antárctico, índico etc) nas pontas do quadrado (que é o formato geral do complexo), em dois pisos distintos.

Segue uma série de fotos que fiz por lá:



Calma. Não é um pássaro anfíbio. Os habitats são áreas "externas" dentro do complexo do Oceanário. Foto: Breno Beltrão.

Peixe-lua. Quem disse que tamanho não é documento?

As lontras marinhas durante a sesta...

Pense em duas coisas fofas... :)

Peixe-lua de perto. Lembre-se de que a lente da câmera é de 18mm.

Vai encarar?

Que tal um mergulho nessa "piscina"?

Corais vivos...



O que nos separa deles é apenas um vidro. Uma parede de vidro, na verdade...

Carangueijo-aranha. Imeeeenso...





Saindo do Oceanário, tome o Teleférico. Durante o curto trajeto, apenas 1000 metros, bata muuuuuitas fotos. A visão é fantástica e passou a ser a única visão panorâmica da região desde do fechamento do miradouro da Torre Vasco da Gama. Aberto diariamente. Site: portaldasnacoes.pt.

Ao desembarcar, aprecie a linda Torre Vasco da Gama e, como eu, lamente profundamente o fato de não se poder subir mais ao miradouro a 145 metros de altura.

Caminhe um pouco mais à frente, até o Cais do Olival e, se estiver disposto, passeie um pouco pelo Parque do Tejo.

Tome o teleférico de volta. Ao descer, atravesse a pequena passarela e siga para o sul pelo caminho de arrecifes por dentro do Tejo. Vire à direita no Passeio dos Navegadores, siga pelo Passeio do Adamastor até a Porta do Mar, onde você deverá virar a direita para a Alameda dos Oceanos.

Percorra todo o caminho de volta até o Shopping Vasco da Gama. Faça suas compras (aquelas que você queria fazer no começo do passeio, mas que eu disse pra deixar pra depois).

Volte à estação do oriente. Tome seu Metro de volta ao hotel.

E assim terminanos nosso terceiro, e último, dia de passeios por Lisboa. Ao completar todos eles, por favor, peço que você me mande uma foto sua para que eu a coloque na Galeria dos Viajantes Amadores, com direito a menção honrosa e tudo!

Abraços e até os próximos passeios!

Portugal no Viajante Amador:

Destino: Portugal. Como chegar lá?
Destino: Portugal. Circulando em Portugal.
Destino: Portugal. Comunicando-se em Portugal.
A glicofilia lusitana
Churrasco brasileiro em Portugal? Tem, sim senhor!
Destino: Lisboa - Vou de táxi...
Destino: Lisboa (como perambular pela cidade)
Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 01.
Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 02: Belém.
Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 03 (Parque das Nações).
Que tal um passeio noturno por Lisboa?
Destino: Sintra, Portugal
Destino: Tomar, Portugal
Tomar: roteiro para 1 dia - primeira parte
Tomar: roteiro para 1 dia - segunda parte
Destino: Portalegre (Alentejo, Portugal)
Leitores pelo Mundo: A Portugal de Nilma Guerra: Ilha da Madeira


Gostou do post? Clica no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.