11.1.10

Os espanhóis adoram "porra"...

Bar/Pasteleria na Rua da Torre, A Coruña. Foto: Breno Beltrão.


O bom de viajar é que, quando a gente acha que já viu de tudo, vem a surpresa.

E qual não foi meu espanto ao ver, aqui em A Coruña, a caminho da Torre de Hércules, que os espanhóis se fartam com Porras?

Curioso que sou, resolvi entrar e a simpaticíssima garçonete me esclareceu o mistério. Porra é uma fritura doce, igualzinha ao Churro, só que num formato mais grosso e alongado. Não entendeu? Veja a foto:

Churros e Porras no prato. Prêt-a-manger. Foto: Breno Beltrão.

Como se vê, os mais fininhos, em formato de laço, são os churros; os outros, mais disformes e menos vistosos, as Porras.

Ainda segundo a garçonete (pena que eu não perguntei o nome dela. Gente boa mesmo.), a massa é a mesma para os dois, havendo distinção apenas quanto a tamanho, peso e, claro, preço.

Mas nem só de Porras e Churros vivem os espanhóis. Eles, assim como os portugueses, são chegados num açúcar. Uma olhada para dar água na boca:

Doceria espanhola em A Coruña. Foto: Breno Beltrão.

Essa loja também vendia a saborosa Torta de Santiago. Pena que o Blog não tem cheiro... :(

Por hoje é só. Daqui a pouco começo minha jornada da volta, que incluirá uma conexão com espera de oito horas em Lisboa. Vou me despedindo das minhas jornadas ibéricas, No total, foram 19 dias muito intensos e cansativos, mas plenos de coisas novas e interessantes que eu vou passar a contar com mais detalhes a vocês brevemente.

Um grande abraço e até as terras brasileiras!


Gostou do post? Clique no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.