18.8.10

Destino: Sintra, Portugal

Palácio da Pena, em Sintra. Neogótico, neomanuelino, neo-islâmico e neo-renascentista de encher os olhos. Foto: Breno Beltrão.

Sempre que me perguntam sobre quanto tempo o viajante deve passar em Lisboa, eu sou categórico em responder: "No mínimo, cinco dias: três para a cidade, um para Évora ou Tomar (em bate-e-volta) e outro para Sintra. Se puder ficar os 6 dias, ótimo!". Pra mim, isso meio que já virou um mantra. É o mínimo que você deve fazer ao visitar Portugal.

E foram quase 8 meses para eu finalmente fazer um post sobre Sintra. É que, apesar de ter achado a cidade lindíssima, minha experiência por lá não foi tão boa quanto em outros destinos portugueses. Era dia 31de dezembro de 2009, peguei o trem em Lisboa já um tanto tarde e, no fim das contas, tive umas três horas pra percorrer os destinos turísticos do lugar. Pra piorar tudo, chovia torrencialmente 95% desse tempo. O resultado disso tudo é que tive que escolher apenas uma das atrações e deixar as outras pr'uma volta futura.

Mas deixei a bobagem de lado e resolvi fazer o post. Timidez a essa altura não dá, né?

Então, vamos para Sintra?


COMO CHEGAR A SINTRA


A forma mais cômoda de se chegar lá é tomar o trem urbano da Linha de Sintra. Ele sai da estação do Rossio e leva cerca de 45 minutos até a estação final na cidade. O trecho completo, ida e volta, custa por 3,50 Euros. Os portadores do Lisboa Card viajam de graça.

Chegando à estação, dirija-se ao Posto de Informações Turísticas. Arme-se dos mapas que você puder pegar gratuitamente.


LOCOMOVENDO-SE EM SINTRA

Uma forma bem prática de circular pela cidade é comprar o bilhete turístico do ônibus 434. Ele custa 4,60 Euros e faz a volta pelos pontos turísticos principais da região, com exceção da Quinta da Regaleira. Mas para chegar a esse último ponto, basta uma caminhada de 750 metros (segundo o google maps), o que você pode fazer a pé após a parada do Palácio Nacional e antes de reembarcar para ir ao Castelo dos Mouros.


O QUE VISITAR EM SINTRA?

O passeio de uma manhã e tarde devem incluir, no mínimo:

O visitante muito disposto pode tentar incluir, ainda, outras visitas:


ALGO MAIS QUE DEVO SABER SOBRE SINTRA?

Sim.

Basta pegar o trem na estação do Rossio por volta das 08:30. Antes disso, você acabará chegando a Sintra bem antes do horário de abertura dos museus e palácios, além do que o ônibus 434 só inicia seus serviços a partir das 09:15h. Será tempo desperdiçado.

Não tente fazer o percurso entre as atrações a pé. Além das distâncias serem grandes e com altas ladeiras, o clima lá é bem instável. Um temporal pode-se formar facilmente a qualquer momento. Não pegar o ônibus turístico ou um táxi pode ser o barato que no final sai caro.

Não visite a cidade numa quarta-feira. É o dia da semana em que o Palácio Nacional fecha. Se pretender visitar o Queluz, também evite a terça-feira. Para saber os horários e dias de funcionamento dos monumentos, museus e parques, verifique a informação no site da Câmara Municipal de Sintra.


O VIAJANTE AMADOR TEM ROTEIRO DETALHADO PARA SINTRA?

Não. Pelos motivos acima explicitados, não "tivemos" como percorrer as atrações todas. Quem sabe, um dia, com o patrocínio da TAP eu não volte lá pra cobrir tudo? Brincadeirinha. Assim que der ($), faço isso pra vocês.

Mas deixo a seguir a sequência de fotos que fotos que achei "passáveis" para dar um gostinho do que os espera naquela belíssima cidade. Cliquem nas fotos para vê-las ampliadas. Aproveitem!

Palácio Nacional da Pena, ao longe, entre tenebrosas nuvens.
Visão geral do Palácio da Pena.
Portão interior. 
O Palácio se situa no alto da serra de Sintra, alcançando aproximadamente 500 metro acima do nível do mar.
As fotos dentro do Palácio são terminantemente proibidas. A cada poucos metros se vê um funcionário fiscalizando e repreendendo os turistas fotógrafos mais "ousados". 

O local, que séculos antes abrigava um convento, após sucessivas reformas e ampliações entre 1838 e 1852, findou por ser local de residência de verão dos reis de Portugal.

Entre 1910 e 1912, após a proclamação da República Portuguesa, o local foi transformado em museu.

Pórtico do Tristão. Símbolo da criação do mundo.

Pra onde quer que se olhe, encontra-se um visão mais bela que a anterior.

De suas diversas varandas, vê-se o Castelos dos Mouros e, mais ao fundo, a vista chega a alcançar o oceano atlântico. É algo de tirar o fôlego.


Portugal no Viajante Amador:

Destino: Portugal. Como chegar lá?
Destino: Portugal. Circulando em Portugal.
Destino: Portugal. Comunicando-se em Portugal.
A glicofilia lusitana
Churrasco brasileiro em Portugal? Tem, sim senhor!
Destino: Lisboa - Vou de táxi...
Destino: Lisboa (como perambular pela cidade)
Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 01.
Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 02: Belém.
Destino: Lisboa - Roteiro para 3 dias. Dia 03 (Parque das Nações).
Que tal um passeio noturno por Lisboa?
Destino: Sintra, Portugal
Destino: Tomar, Portugal
Tomar: roteiro para 1 dia - primeira parte
Tomar: roteiro para 1 dia - segunda parte
Destino: Portalegre (Alentejo, Portugal)
Leitores pelo Mundo: A Portugal de Nilma Guerra: Ilha da Madeira


Gostou do post? Clica no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.