21.9.10

Aeroporto de Toulouse: uma escala mais que interessante

Aeroporto de Toulouse-Blagnac -TLS - maternidade das aeronaves da Airbus. Foto: Breno Beltrão.
Ao voltar da Europa agora em julho passado, meu voo iniciava em Toulouse, na França, com destino a Lisboa e, no outro dia pela manhã, partia para Recife.

Eis que, aguardando o embarque, me dei conta de algo: o aeroporto de Toulouse-Blagnac é o portão de saída dos aviões da Airbus, empresa sediada naquela mesma cidade. Saquei minha lente de 70-300mm (o equivalente a um zoom ótico de 18x) e comecei a fotografar.

Estacionamento de aviões na sede da Airbus: aeronaves dos cinco continentes.

A movimentação de aviões, além de ser bastante intensa, apresenta uma característica única: é somente lá que você visualiza juntos, numa mesma pista, aviões que já servem ou que servirão a companhias aéreas dos cinco continentes.

Outro fato que agrega ainda mais interesse ao aeroporto, principalmente para os amantes da aviação, é a vitrine, em tempo real, de aviões de diversos modelos e tamanhos do fabricante europeu, além da possibilidade de se visualizar o mais que festejado A380:


Mas apesar de todo aquele vai-e-vém, o que eu achei mais legal de ver foi o modelo "Beluga":


O avião, que realmente lembra uma baleia beluga, tem sua estrutura aumentada para transportar enormes cargas e peças produzidas nos mais diversos locais que precisam chegar à linha de montagem em Toulouse. Estranhamente belo.

"PODE-SE VISITAR A FÁBRICA DA AIRBUS?"

A linha de produção propriamente dita, na sua inteireza, não. Mas a fábrica oferece opções de visitas guiadas para o A380 (com direito a passeio em um "mock-up" - uma fatia do avião - em tamanho real e tudo) e para o saudoso Concorde, de aproximadamente 90 minutos, por menos de 20 Euros. A reserva antecipada é obrigatória e pode ser feita através do site taxiway.fr.


Gostou do post? Clica no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.