11.9.10

Quem tem medo de companhias aéreas "Low Cost"?

Alexandre Gonzaga no Tennessee pela Allegiant Air: bons serviços a preços baixos.

Já há alguns anos que ouvimos falar das tais companhias aéreas de baixo custo, também chamadas de "Low Cost" ou "Low Fare".

A própria GOL, desde o seu início, se propôs a ser a primeira "Low Cost" brasileira. Aplicando-se a política de redução de custos, vimos os lanches e refeições trocados por barrinhas de cereais e os travesseiros se tornarem objetos mais raros, entre outras mudanças. Hoje em dia até já nos habituamos ou, melhor dizendo, nos "conformamos" com a coisa toda.

Mas as principais dúvidas que temos antes de conhecer uma nova "low cost" dizem respeito aos quesitos segurança, preço e eficiência nos serviços.

Nas minhas andanças por aí, tive a oportunidade de experimentar as européias Ryanair, Easyjet e Norwegian. Nelas todas, a regra é: você recebe aquilo que paga. Os bilhetes, de fato, são mais baratos, mas tudo se paga por fora: check-in, bagagem despachada, escolha de assento, comida e bebida e até mesmo uma taxa extra surge se você for pagar o bilhete com cartão de crédito. De um modo ou de outro, pra voos curtos, de até três horas, nada disso incomoda e termina valendo a pena.

Mas eu não vim aqui hoje pra contar minha história com as "low cost" não. A bola da vez está com meu amigo e colaborador Alexandre Gonzaga.

Alex, que viveu por oito anos na Flórida, me passou uma boa referência da "low cost" americana Allegiant Air. Segue o texto dele:

"A grande maioria das pessoas que viaja aos EUA geralmente visita as mais importantes e conhecidas cidades como Miami, New York, Los Angeles, Las Vegas etc. Mas se você tem espírito aventureiro e quer conhecer outras cidades não tão divulgadas nos roteiros oficiais e com boas opções de lazer e turismo, você também tem uma opção de uma companhia aérea com preços bastante convidativos.

Com base em Las Vegas, a Allegiant Air concentra suas atividades nos viajantes provenientes de pequenas cidades para vários destinos de lazer como Las Vegas, NV; Los Angeles, CA; Orlando, Fort Lauderdale, Tampa/St. Petersburg, na Flórida, entre outras.

Eu pessoalmente fiz uma viagem pela Alligiant Air de Orlando até Knoxville, no Tennessee, para visitar alguns amigos. O serviço da compainhia não deixou nada desejar e pode ser comparado a qualquer uma das "grandes".

Fiquei bastante surpreso com a beleza do lugar e com a quantidade de atrações turísticas. Além de ter as atrações comuns de um grande centro, como museus e restaurantes, a cidade fica a apenas 40 minutos do Parque Nacional das “Smoky Mountains”. É um lugar lindo com muitas cachoeiras, trilhas, cavernas, mirantes, reservas indígenas e é onde você também pode observar a vida dos animais locais bem de perto.

E só pra dar um exemplo dos bons preços, fiz uma rápida pesquisa:

Saindo de Orlando, FL para Knoxville, TN na Sexta-Feira 24/09/2010: US$19,99 + Taxa de embarque; retornando de Knoxville, TN para Orlando, FL na Segunda-Feira 27/09/2010: US$39.99 + Taxa de embarque."


Confesso a vocês que não conhecia a companhia até agora. Dei uma checada na internet e me espantei com a malha de destinos:



E seguindo a dica do também colaborador Cesar Tavares, dei uma olhada, ainda, no site The Aviation Herald, especializado em catalogar estatísticas de acidentes e ocorrências de companhias aéreas e percebi que a companhia não registra qualquer acidente grave, muito embora a catalogação seja de 2001 para cá.

Fica aí a dica da empresa então. O site deles é allegiantair.com.

E para terminar, deixo vocês com Alex Gonzaga e a belíssima paisagem das "Smoky Mountains" no Tennessee.

Abraço!




Gostou do post? Clica no botãozinho "+1" abaixo e ajude-nos a divulgá-lo.